» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Jovens atletas abrem Campeonato Sul-Americano

02/06/2011 19h45
CBPM

Categoria de base do esporte domina primeiro dia da competição que vai até domingo, 5, no Rio de Janeiro

Os atletas da categoria de base do Pentatlo Moderno deram a largada no Campeonato Sul-Americano da modalidade olímpica nesta quinta-feira, 2 de junho. Até domingo, 5, grandes nomes do esporte no continente vão passar pelo Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para o Brasil, o primeiro dia de competições foi excelente. Das 12 medalhas em disputa, os brasileiros conquistaram 10 delas.

O Sul-Americano é formado por três categorias: Jovem, Júnior e Sênior. Todas elas com provas no masculino e no feminino. Além do Brasil, com 45 atletas, cinco outras delegações enviaram representantes para a capital fluminense: Argentina (46), Chile (7), Equador (9), Venezuela (2) e Panamá (1).

A categoria de abertura do torneio, a Jovem, é formada por seis grupos, de A a E. No Sul-Americano, somente A e B fazem parte dos resultados oficiais. No entanto, os atletas da C em diante foram vistos nas arenas de Deodoro, nesta quinta-feira.

“Nós iríamos fazer uma disputa interna de aprimoramento para os jovens dessas categorias. Como outros países vizinhos viriam para o Sul-Americano, resolvemos convidá-los. A Argentina e o Chile gostaram da ideia e enviaram representantes”, revela Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Diferentemente das disputas no Sênior e Júnior, que incluem provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida, a categoria Jovem A não tem a prova de hipismo. Já entre os mais novos da B e C, além do salto de obstáculos com cavalo, o duelo com espada fica de fora. Na D e E, mais uma competição é retirada, o tiro esportivo.

“O atleta começa no esporte apenas competindo na natação e na corrida. Conforme vai evoluindo suas formas física e técnica, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno, englobando as cinco provas”, explica Celso.

Brasil em todas

Na competição oficial do primeiro dia do Sul-Americano no Rio, o Brasil soube aproveitar a vantagem de competir em casa. O país esteve presente em todos os pódios, levando 10 das 12 medalhas em disputa. O verde e amarelo da bandeira nacional foi o uniforme do campeão em três baterias.

Uma delas consagrou William Muinhos com a medalha de ouro na Jovem A. O carioca de 17 anos é uma das revelações do PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos atletas. Ele fez as quatro provas da sua categoria (esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida) somando 4560 pontos. A medalha de prata ficou com Felipe Nascimento (4328), integrante do centro de treinamento da CBPM na capital pernambucana, o Salesiano/Powerade-PE. Logo atrás, em terceiro lugar, Lucas Santos (PentaJovem-RJ) ficou com o bronze ao somar 4000 pontos.

No Jovem A feminino, a chilena Javiera Antonia Rosas Ceron se saiu melhor. Subiu no lugar mais alto do pódio com 3436 pontos. A prata e o bronze da categoria ficaram com o Brasil, sendo conquistadas por Amanda Turute (3300) e Andressa Lima (2684), respectivamente. Outras duas descobertas do PentaJovem-RJ.

Uma categoria depois, a Jovem B, as mulheres brasileiras dominaram as primeiras posições. A pernambucana Brenna Lima (Salesiano/Powerade-PE) ficou com o primeiro lugar, ao somar 2884 pontos. Stephany Saraiva (PentaJovem-RJ) veio logo depois com a prata (2708) e Bianca Cavalcanti (Salesiano/Powerade-PE) encerrou o pódio canarinho com o bronze(2516).

Dentre os homens da Jovem B, houve um chileno no meio do caminho. Nem tanto assim, pois ele ficou com o bronze. Gabriel Sasaqui e Caio Silva, ambos do PentaJovem-RJ, levaram a melhor ao conquistar a medalha de ouro e de prata, respectivamente com 3404 e 3112 pontos.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro