» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Jogos Sul-Americanos darão vaga para Toronto 2015

04/02/2014 12h55
CBPM


Modalidade fará estreia no torneio, que será realizado de 7 a 18 de março, em Santiago, no Chile; Brasil será representado por seis pentatletas

A delegação brasileira do Pentatlo Moderno segue para os Jogos Sul-Americanos de olho não apenas nas medalhas de ouro, prata e bronze que estarão em jogo. O torneio, que será realizado de 7 a 18 de março, em Santiago, no Chile, também vai definir as primeiras vagas da modalidade para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que vão acontecer em Toronto, no Canadá. Cada país presente nas disputas da modalidade na capital chilena vai garantir duas vagas, uma em cada gênero, para Toronto 2015.

No Chile, o Pentatlo Moderno fará sua estreia nos Jogos Sul-Americanos e o Brasil estará representado por seis pentatletas: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e Luis Magno, no masculino.

"Vamos encarar uma grande disputa com os principais nomes do Pentatlo Moderno no continente e que ainda vai nos garantir nos próximos Jogos Pan-Americanos. Por isso mesmo, os atletas de nossa delegação ocupam atualmente os primeiros lugares do ranking nacional e estão em perfeitas condições para contribuir com um grande evento", diz Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Enquanto os países da América do Sul vão poder garantir suas primeiras vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos de Toronto em Santiago 2014, as nações das Américas do Norte e Central terão os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, de 14 a 30 de novembro, em Veracruz, no México. Lá, os países que participarem do torneio também vão garantir duas vagas para Toronto 2015, cada. 

Os eventos do Pentatlo Moderno no Pan do Canadá vão contar com 22 pentatletas no feminino e 28 no masculino.

TOP 6 nacional

As disputas do Pentatlo Moderno em Santiago 2014 serão realizadas de 7 a 9 de março e terão três eventos: individuais feminino e masculino e o revezamento misto. As provas vão acontecer na Escola Militar da cidade. Os três nomes da delegação brasileira na prova feminina são de Pernambuco e são conhecidos como a "trinca de ouro do Pentatlo Moderno brasileiro".

Principal nome do país na história da modalidade, Yane Marques chegará ao Chile como a líder do ranking nacional e a 4ª do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). No próximo dia 10, a pernambucana vai para o Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Colorado Springs, assim como Luis Magno, Larissa Lellys e Priscila Oliveira. O trio feminino vai competir nos Jogos Sul-Americanos poucos dias depois de encarar a primeira etapa da Copa do Mundo, que acontecerá de 26 de fevereiro a 3 de março, em Acapulco. Elas seguem para a cidade mexicana direto dos Estados Unidos.

Entre os homens, o destaque brasileiro nos Jogos Sul-Americanos é o número um do ranking nacional, Danilo Fagundes. O carioca é o atual campeão Brasileiro e na temporada passada se destacou ao participar de sete competições internacionais. O pentatleta também vai participar da Copa do Mundo mexicana, assim como o pernambucano Felipe Nascimento.

"Do trio masculino, o Felipe é o único que ainda não é um atleta Sênior oficialmente, já que só tem 20 anos. Na categoria Júnior, para atletas de 19 a 21 anos, ele já é um dos grandes nomes do Pentatlo Moderno brasileiro e compete de igual com competidores mais experientes", conta Celso.

Dos seis pentatletas brasileiros que estarão nos Jogos Sul-Americanos, cinco recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, está inscrita na modalidade Bolsa Pódio. A pernambucana também faz parte do Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, assim como Luis, Larissa e Priscila, integra o programa de alto rendimento do Exército Brasileiro, através da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

Delegação brasileira em Santiago 2014

FEMININO:
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO:
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Luis Magno

VEJA TAMBÉM

UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo
Triatlo Moderno já é realidade no esporte mundial
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014
Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro