CRACÓVIA – POLÔNIA
Jogos Europeus definiram mais 16 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. Laura Asadauskaite vai para a sua 5ª Olimpíada.
REVEZAMENTO MISTO
A dupla formada por Karolina Krenkova e Martin Vlach, conquistaram a medalha de ouro na prova de duplas mista disputada nesta quinta-feira (29/06) na Cracóvia. A dupla tcheca somou 1406 pontos e chegou 5s a frente da dupla húngara formada por Kamilla Réti e Mihaly Koleszar, medalhista de prata e com uma vantagem de 11s sobra a dupla britânica de Jessica Varley e Samuel Curry, que ficaram com a medalha de bronze. A dupla campeã iniciou na 3ª posição na esgrima com 14 vitória e 12 derrotas, na prova de hipismo realizaram “pista limpa” e asseguraram os 300 pontos da modalidade. No revezamento 2x100m na natação, fizeram o 5º melhor resultado com 1’59.10 o que lhe credenciaram a largar em 1º junto com a equipe húngara e 2s a frente dos suecos, para a última prova de um combinado (tiro/corrida). A tcheca Krenkova não conseguiu segurar o forte combinado imposto pelas atletas e entregou a prova na 6ª posição, atrás da Turquia, Hungria, Grã-Bretanha, Suécia e Espanha e coube a Martin Vlach, “atropelar” os adversários e assumir a ponta um pouco antes da última série de tiro e conquistar a vitória. Participaram desta prova, 14 duplas com ausência da França por terem classificado seus 4 atletas na final masculina.
Destaques:
Melhor esgrima – Kamilla Réti / Mihaly Koleszar (HUN) – 16v/26
Melhor Hipismo – Grã-Bretanha / Suíça / República Tcheca – 300 pontos
Melhor natação – Marlena Jawaid / Daniel Steinbock (SUE) – 1’57.56
Melhor laser-run – Natalia Dominiak / Daniel Lawrynowicz (POL) – 12’05
Melhor tiro – Sem estatística
Foto: EG Polônia 2023
INDIVIDUAL FEMININO
Na final feminina, a italiana Alice Sotero dominou toda a competição e ficou com o ouro europeu. A italiana largou com uma vantagem de 20” sobre a segunda colocada, a húngara Luca Barta, fez um combinado sem ser ameaçada em nenhum momento. Sotero, foi a melhor na esgrima com 23 vitórias em 35 confrontos no ranking round e + 4 pontos no bônus. No hipismo fez o 10º melhor resultado com apenas 1 derrube e 7 pontos de penalização e na natação voltou a ser a melhor da final com o tempo de 2’09.02. No laser-run fez 11’26 (11ª), para conquistar o ouro e a vaga olímpica. Sobre “forte” ataque da britânica Olivia Green, a espanhola Laura Heredia, além de conquistar a prata dos Jogos Europeus, torna-se a primeira espanhola a participar de uma edição de Jogos Olímpicos. Largando com um handicap de 39”, a espanhola teve que resistir na última volta, ao forte ritmo de corrida da britânica que ficou a 1s da espanhola, terminando com a medalha de bronze. A campeã olímpica 2012, Laura Asadauskaite conquista a vaga para a sua 5ª edição de Jogos Olímpicos.
Destaques Individuais: (Mulheres)
Melhor esgrima – Alice Sotero (ITA) – 23v/35 (244 pontos)
Melhor hipismo – Laura Heredia (ESP) / Luca Barta (HUN) / Rebecca Castaldi (FRA) – 300 pontos
Melhor natação – Alice Sotero (ITA) – 2’09.02
Melhor laser-run – Laura Asadauskaite (LTU) – 10’50
Melhor tiro – Sem estatística
16 atletas realizaram o evento combinado Sub12’, sendo 3 atletas no Sub11’. * Piso de corrida (tartan e grama).
Foto: UIPM
INDIVIDUAL MASCULINO
Na prova masculina, o italiano Giorgio Malan assume a dianteira no final da 2ª volta de corrida deixando para trás Prades e Dogue, conquista o ouro na Polônia e também carimba a sua participação nos JO’s Paris 2024. Malan, começou na 12ª posição na esgrima com 19 vitórias, perdeu apenas 2 pontos por exceder o limite de tempo no hipismo (3º) e nadou os 200m para 1’58.03 (3º). Largando em 5º na última prova mais com pouca diferença para os líderes, Malan imprimiu um bom começo de prova para logo assumir a ponta e não dar chances aos adversários realizando o 3º melhor combinado com 9’58. O britânico atual campeão olímpico – Joseph Choong, utilizou a estratégia de acompanhar o compatriota Myles Pillage e veio controlando a prova entre os primeiros até a última série de tiro. Na última volta ligou o modo “turbo” e ultrapassou primeiro o compatriota e na reta final o húngaro Csaba Bohm, para conquistar a prata e garantir mais 1 participação olímpica. O húngaro Csaba que largou atrás ficou com o bronze na Cracóvia e também colocou o seu nome na lista de Paris 2024. No masculino, 9 países “brigavam” por 8 vagas e “sobrou” para o tcheco Grycz, ficar de fora da lista.
Destaques Individuais:
Melhor esgrima –Valentin Prades (FRA) – 25v/35 (254 pontos)
Melhor hipismo – Lukas Gutkowski (POL) / Marvin Dogue (ALE) – 300 pontos
Melhor natação – Myles Pillage (GBR) – 1’56.18
Melhor laser-run – Valentin Belaud (FRA) – 09’54
Melhor tiro – Sem estatística
4 atletas realizaram o evento combinado no Sub10’. * Piso de corrida (tartan e grama).
Classificados para Paris 2024
Mulheres – Alice Sotero (ITA), Laura Heredia (ESP), Olivia Green (GBR), Laura Asadauskaite (LTU), Marie Oteiza (FRA), Michelle Gulyas (HUN), Annika Zillekens (ALE) e Lucie Hlavackova (TCH).
Homens – Giorgio Malan (ITA), Joseph Choong (GBR), Csaba Bohm (HUN), Valentin Prades (FRA), Marvin Dogue (ALE), Lukasz Gutkowski (POL), Oleksandr Tovkai (UCR) e Alexandre Dallenbach (SUI).
Fonte e Foto (Capa): Site oficial dos Jogos Europeus – Cracóvia (POL)
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados