» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Isabela Abreu melhora desempenho na semi da Copa do Mundo da Bulgária

Brasileira se classificou para a semifinal em 36º e terminou a disputa na 22ª colocação; ela ficou a apenas 13 pontos da final

13/05/2022 13h17
Odenir Fonseca

Isabela Abreu brilhou muito na terceira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo realizada em Albena, na Bulgária. Ao se classificar para a semifinal do torneio, na quarta-feira, 11, a brasileira conseguiu um feito inédito para a sua carreira ao avançar pela primeira vez da qualificação da competição mundial. Na nova disputa, ela foi além, melhorando seu resultado anterior. A paranaense chegou à semi em 36º, e terminou o evento em 22º.

As semifinais da Copa do Mundo da Bulgária aconteceram nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12. O evento reuniu 36 pentatletas de 18 países. O 22º lugar de Isabela veio após ela conquistar 1.038 pontos, ficando a apenas 13 pontos da final, que reúne 18 competidoras e teve a última classificada, a sul-coreana Sehee Kim, com 1.051 pontos.

“Com certeza foi uma das maiores conquistas da minha carreira. É o primeiro ano que tenho a oportunidade de competir em todas as etapas da Copa do Mundo. Estar lado a lado das melhores atletas do mundo está me fazendo muito bem”, destaca Isabela.

Na atual temporada, Isabela competiu em todas as três etapas da Copa do Mundo realizadas até então. Na primeira delas, em março, no Cairo, Egito, a brasileira terminou em 43º. Na etapa seguinte, há duas semanas, em Budapeste, na Hungria, ela ficou em 42º.

Isabela permaneceu na Europa entre a etapa húngara e a de agora, na Bulgária, para aperfeiçoar o seu treinamento.

“O ritmo competitivo de alto nível faz diferença, traz bagagem e minimiza a importância de cada competição. A evolução vem, é inevitável”, comemora.

A prova

Na Bulgária, Isabela e as demais 35 semifinalistas passaram pela esgrima ranqueamento, natação, esgrima bônus, hipismo e o laser-run (tiro a laser e corrida) no Albena Hall, na Albena swimming pool (natação) e no Albena Pentathlon Arena. Das cinco modalidades do esporte olímpico, apenas o hipismo não foi disputado, já que ele está presente apenas nas finais das disputas do Pentatlo Moderno.

No grupo A da semifinal, que reuniu 18 pentatletas, Isabela começou somando 217 pontos nos duelos de espada da esgrima. Na natação, ela terminou os 200 metros estilo livre em 2min19s56s, que lhe renderam 271 pontos. No laser-run, a brasileira completou as cinco séries de cinco acertos de tiro no alvo intercaladas com 600 metros de corrida em 12min30s60, que foram convertidos em 550 pontos.

“Mais competições estão por vir e, independente do resultado, sei que estou evoluindo e estou mais próxima dos meus objetivos”, avalia Isabela.

Novo formato

A Copa do Mundo da Bulgária é a terceira competição realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com o novo formato da modalidade. Até então, as disputas do esporte reuniam uma qualificação e uma final com 36 pentatletas. Agora, os eventos têm qualificação, semifinais com 36 nomes e finais com 18.

Além disso, as cinco provas das finais são realizadas em apenas 1h30, diferentemente das antigas cerca de quatro horas. Nos Jogos Olímpicos, o novo formato do Pentatlo Moderno vai estrear em Paris 2024.

A próxima etapa da Copa do Mundo será realizada em Ancara, na Turquia, de 7 a 12 de junho.

Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC) e faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Ele ainda recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro