» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Ieda Guimarães entra na Vila Olímpica de Tóquio

Brasileira está entre os 72 atletas do Pentatlo Moderno que participam dos Jogos do Japão

29/07/2021 14h02
Odenir Fonseca

Ieda e Ana Marcela Cunha, da Maratona Aquática (Christian Dawes/COB)

A pentatleta Ieda Guimarães, 20, entrou nesta quinta-feira, 29, na Vila Olímpica de Tóquio. A brasileira chegou ao Japão dois dias depois de embarcar do Brasil e fez seu ‘check-in’ nos Jogos juntamente com a nadadora Ana Marcela Cunha, da maratona aquática. Nas Olimpíadas, Ieda vai participar da disputa individual do Pentatlo Moderno, que vai reunir 72 nomes de 31 países nos últimos dias dos Jogos, de 5 a 7 de agosto.

Até a disputa no Japão, Ieda terá tempo para se acostumar com as condições locais de tempo e temperatura, além de se preparar para as provas. Em Tóquio, a carioca, que completa 21 anos no dia 30 de agosto, está acompanhada de seu instrutor de hipismo, Erick Nascimento.

Na disputa feminina do Pentatlo Moderno em Tóquio, Ieda será a quarta mais jovem dentre as 36 pentatletas olímpicas. Ela só é mais velha do que a egípcia Amira Kandil, que tem 18, a chinesa Mingyu Zhang (19) e a húngara Michelle Gulyas, que também tem 20, mas é dois meses mais nova.

Provas

Com 1,72m de altura e 60kg, Ieda vai entrar em ação no dia 5 de agosto, na classificação da esgrima. No mesmo dia, os homens também encaram a tradicional disputa da luta com a espada. A prova vai acontecer no Musashino Forest Sport Plaza.

No dia seguinte, 6, a brasileira encara as últimas disputas do esporte (natação, esgrima bônus e laser-run), no Estádio de Tóquio. Será a primeira vez que haverá uma única arena reunindo as cinco modalidades do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos.

12 anos no Pentatlo Moderno

Ieda está no Pentatlo Moderno desde que tinha nove anos de idade. Ela entrou para a modalidade ao lado da irmã gêmea, Maria Karolina Guimarães, tudo por “culpa” do pai que levou as duas para experimentarem o esporte no CT da Confederação Brasileira (CBPM) no Rio.

A carioca teve um rápido desenvolvimento na modalidade. Desde o início, foi se acostumando a competir em categorias superiores a sua, o que hoje não é diferente. Oficialmente, ela é da categoria Júnior do Pentatlo Moderno, que reúne competidores de até 21 anos.

A brasileira conquistou sua primeira medalha na modalidade no mesmo ano que começou a competir, quando foi campeã Sub-9 do Brasileiro daquele ano. Em 2011, ela participou de sua primeira competição internacional, o Sul-Americano, disputado no Rio.

Seu primeiro torneio fora do país foi em 2013, quando foi para a Argentina participar do Sul-Americano Jovem. Então com apenas 13 anos, ela esteve na disputa que reuniu atletas com 15 ou 16 (Sub-17) e quase subiu ao pódio, já que ficou em quarto.

Em 2018, Ieda participou dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, na Bolívia, onde conquistou o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto, ao lado do colega de treinamento Victor Aguiar. No mesmo ano, participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Um ano depois, a carioca esteve nos seus primeiros Jogos Pan-Americanos, em Lima. Foi na capital peruana que ela conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, ao ser a melhor sul-americana do torneio, com o quarto lugar geral.

Nos anos de 2018 e 2019, Ieda conquistou o título de Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico, do COB.

A brasileira chega aos Jogos Olímpicos de Tóquio como revelação do PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes no esporte olímpico, e como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Marinha (CDM). Ela ainda recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

PROGRAMAÇÃO

5 de agosto (quinta): Esgrima tradicional masculina e feminina
6 de agosto (sexta): Natação, esgrima bônus e laser-run feminina
7 de agosto (sábado): Natação, esgrima bônus e laser-run masculina

ARENAS

Musashino Forest Sport Plaza: Esgrima tradicional
Estádio de Tóquio: Natação, esgrima bônus e laser-run


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro