» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Ieda Guimarães é a mais jovem dentre as mulheres da delegação brasileira em Tóquio

Aos 20 anos, carioca vai participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos

03/05/2021 12h02
Odenir Fonseca

Ieda nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

A pentatleta Ieda Guimarães é, até o momento, a atleta mais jovem dentre as mulheres na delegação brasileira que vai competir nos Jogos de Tóquio. Levantamento feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no grupo que tem mais de 200 nomes mostra que a carioca de 20 anos é mais velha apenas que o nadador Murilo Sartori, 18.

Ieda foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A carioca compete no esporte que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) desde que tinha nove anos.

A carioca garantiu vaga nos Jogos de Tóquio ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Em 2018 e 2019, ela recebeu o título de Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico.

Apesar da pouca, Ieda já tem várias conquistas no Pentatlo Moderno. Dentre as várias realizações estão a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, onde foi a campeã do revezamento misto ao lado do colega de treinamento Victor Aguiar, hoje com 23 anos. Em Lima 2019, ela ficou a uma posição do pódio, ao ser a quarta colocada geral.

Além de receber a Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania, Ieda faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro