» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Felipe Nascimento estreia em Rio 2016

18/08/2016 18h02
CBPM


Graças ao pernambucano, Brasil tem pentatleta na disputa masculina da Olimpíada após 12 anos; evento também teve quebra de recorde olímpico

Felipe Nascimento trouxe o Brasil de volta para uma disputa masculina do Pentatlo Moderno nas Olimpíadas depois de 12 anos. O feito do pernambucano de 23 anos aconteceu na tarde desta quinta-feira, 18, quando a modalidade estreou a esgrima entre os homens em Rio 2016. A última vez que o país teve um representante entre os homens no Pentatlo Moderno dos Jogos foi em Atenas 2004, com Daniel Santos.

Na disputa de hoje, na Arena da Juventude, na Zona Oeste da cidade, Felipe encarou um evento de altíssimo nível ficando em 35º na luta com a espada após somar 154 pontos. O líder da prova foi o russo Alexsander Lesun, que somou 268 pontos com as 29 vitórias conquistadas dentre as 35 possíveis.

A marca do atual bi-vice-campeão Mundial fez com que ele quebrasse o recorde olímpico da esgrima do Pentatlo Moderno, que era mantido desde Pequim 2008 pelo compatriota Andrei Moiseev e pelo chinês Qian Zhenhua, que somaram 256 pontos com as 26 vitórias conquistadas na China.

A briga acirrada da esgrima desta quinta ainda colocou o alemão Patrick Dogue e o egípcio Omar Elgeziry empatados na segunda colocação com 238 pontos. Logo após, viu-se outro grande empate; desta vez entre o polonês Szymon Stakiewicz, o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, o francês Valentin Prades e o tcheco David Svoboda, que somaram 226 pontos cada.

Finais sexta e sábado

Os homens voltam a competir no Pentatlo Moderno de Rio 2016 no sábado, 20, quando vão encarar as últimas provas da modalidade nos Jogos: a natação no Centro Aquático, e a esgrima bônus, o hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida no Estádio de Deodoro.

Na manhã desta quinta, as mulheres abriram as disputas do Pentatlo nas Olimpíadas também pela esgrima. A brasileira Yane Marques ficou na 21ª colocação dentre as 36 competidoras. A porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos e bronze em Londres 2012 já volta a competir na disputa decisiva entre as mulheres nesta sexta, 19.

Os dois brasileiros que representam no Brasil no Pentatlo Moderno em Rio 2016 recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Yane inclusive na modalidade Bolsa Pódio. Eles também fazem parte da Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. Os dois ainda estão em programas de Alto Rendimento das Forças Armadas brasileiras; Yane como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Felipe como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). Yane integra ainda a equipe de ponta do Time Brasil.

RAIO-X DO PENTATLO MODERNO EM RIO 2016

AGENDA

18 de agosto (quinta): Esgrima tradicional feminina e masculina
19 de agosto (sexta): Final feminina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)
20 de agosto (sábado): Final masculina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)

ARENAS
Todas em Deodoro, na Zona Oeste da cidade

Arena da Juventude: Esgrima tradicional
Centro Aquático: Natação
Estádio de Deodoro: Esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida

ATLETAS
72 de 28 países

Brasileiros
Felipe Nascimento
Yane Marques

Medalhistas olímpicos
Lena Schoneborn, Alemanha (ouro em Pequim 2008)
Laura Asadauskaite, Lituânia (ouro em Londres 2012)
Samantha Murray, Inglaterra (prata em Londres 2012)
Yane Marques, Brasil (bronze em Londres 2012)
David Svoboda (ouro em Londres 2012)
Cao Zhrongrong, China (prata em Londres 2012)
Adam Marosi, Hungria (bronze em Londres 2012)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro