» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Estrelas vão competir na Copa do Mundo do Brasil

04/03/2013 19h00
CBPM

Competição que será realizada de 20 a 24 de março no Rio de Janeiro terá sete medalhistas olímpicos, dentre eles todo o pódio feminino e o campeão e o bronze masculino de Londres 2012

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno já está a caminho do Brasil, onde realizará de 20 a 24 de março sua segunda etapa no Rio de Janeiro. A pouco mais de 15 dias para o início de uma das mais importantes competições do calendário internacional da modalidade, os principais nomes do esporte já confirmaram presença. Na capital fluminense, vão estar campeões mundiais, vencedores de etapas e de finais de Copa do Mundo e também sete medalhistas olímpicos.

Até o momento, já foram confirmados mais de 140 pentatletas de 27 países. Com a proximidade do torneio, este número pode aumentar. Na primeira etapa, realizada de 20 a 24 de fevereiro, nos Estados Unidos, estiveram presentes 127 competidores de 26 nações.

“Depois de várias competições internacionais realizadas no Complexo de Deodoro com alto nível de qualidade, sempre reconhecido pelos atletas e dirigentes estrangeiros, não surpreende mais a maciça participação de equipes. Some-se a isso o início do ciclo olímpico que culmina com os Jogos de 2016. Podemos considerar um tipo de ‘aclimatação progressiva’”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

O sucesso da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Brasil já pode ser atestado no ano passado, quando o Rio de Janeiro também realizou a segunda etapa. A qualificação carioca foi a que teve o maior número de pentatletas dentre todas as quatro realizadas no calendário da competição em 2012.

Desta vez, a Copa do Mundo brasileira, que sempre se revestiu de um brilho insuperável com os esforços da Confederação, do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de contar com a parceria do Exército Brasileiro, agora também é dourada. Tudo isso graças aos medalhistas olímpicos que vão competir nas arenas do Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, a partir do dia 20.

Nas instalações construídas pelo Ministério do Esporte em 2007 para os Jogos Pan-Americanos daquela ocasião na Cidade Maravilhosa e aonde a Confederação Brasileira mantém o seu centro de treinamento da capital fluminense, vão competir, dentre outros, os campeões de Londres 2012, o tcheco David Svoboda e a lituana Laura Asadauskaite. Além deles, também confirmaram participação o medalhista de bronze, o húngaro Adam Marosi, a medalhista de prata, a inglesa Samantha Murray, e a brasileira Yane Marques, que conquistou o bronze nos Jogos da Inglaterra.

“A torcida brasileira terá a oportunidade de ver a Yane competindo aqui no Brasil com as melhores do mundo, ressaltando que vamos revisitar a competição entre as três medalhistas em Londres. Acredito que para a Yane será muito estimulante iniciar o ciclo olímpico com dois resultados expressivos, aqui e nos Estados Unidos, sem contar a sua excelente posição de segunda colocada no ranking internacional", observa Helio.

Brasil terá 20 representantes

A constelação de estrelas não para por aí. Além desses cinco medalhistas de Londres, vencedores de outras Olimpíadas também estarão no Rio. É o caso da ucraniana Victoria Tereshuk, bronze em Pequim 2008, na China, e da letã Elena Rublevska, prata em Atenas 2004 (Grécia).

A lista célebre ainda inclui os atuais campeões mundiais, o russo Aleksander Lesun, número 1 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), e a inglesa Mhairi Spence. Medalhistas da primeira etapa da Copa do Mundo, no último mês, também garantiram presença na edição carioca da competição. Todo o pódio masculino: Lesun (ouro), Adam Marosi (prata) e o inglês Joseph Evans (bronze); e feminino: Victoria Tereshuk (ouro), a chinesa Xiaonan Zhang (prata) e Yane Marques (bronze).

Além de Yane, o Brasil ainda estará representado por outros 19 pentatletas. São eles: Amanda Turute, Andressa Lima, Bianca Cavalcanti, Brenna Lima, Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Stephany Saraiva, no feminino; Aloísio Sandes, Caio Silva, Daniel Velasques, Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Lucas Martinez, Lucas Santos, Victor Barbosa, William Muinhos e Yan Freitas, no masculino.

Depois de realizar no Rio de Janeiro a segunda etapa, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno segue para Chengdu, na China, onde organizará, de 17 a 21 de abril, a terceira qualificação. A quarta acontecerá de 8 a 12 de maio em Budapeste (Hungria) e a grande final nos dias 31 de abril e 1º e 2 de maio, em Níjni Novgorod (Rússia).

VEJA OS DESTAQUES DA COPA DO MUNDO DO BRASIL

. Feminino
. Masculino


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro