» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Divulgadas qualificações para Jogos da Juventude

07/06/2013 14h24
CBPM


Além de seletivas continentais, Mundial Jovem do ano que vem e ranking mundial da categoria vão definir os pentatletas que estarão na segunda edição do torneio, em Nanquim, na China

Faltando pouco mais de um ano para a realização da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de divulgar as regras de qualificação da modalidade para a competição. Dos cerca de 3 mil atletas que vão competir na cidade sede do torneio, em Nanquim , na China, em agosto de 2014, 48 serão do Pentatlo Moderno (24 em cada gênero). Os nomes destes pentatletas serão conhecidos através de seletivas continentais, do Mundial Jovem do ano que vem e do ranking mundial da categoria.

As primeiras vagas serão definidas em qualificações continentais espalhadas pelo mundo. A da Ásia e Oceania vão definir seis competidores, da Europa o mesmo número, da América quatro e da África dois. Os primeiros nomes conhecidos serão dos europeus, na seletiva que vai acontecer com pentatletas do continente, em setembro, em Portugal.

A qualificação americana será dividida em duas partes: uma envolvendo os países das Américas do Norte e Central (Norceca) e outra da América do Sul. Esta vai acontecer dentro do Campeonato Sul-Americano, em 7 de novembro, em Santiago, no Chile.

“A qualificação Norceca vai acontecer no fim de novembro e início de dezembro, no México. Eles vão ter direito a duas vagas e nós sul-americanos a outras duas, uma para cada gênero, totalizando quatro para todo o continente. Ou seja, os dois melhores nas disputas feminina e masculina, tanto aqui quanto lá, vão garantir suas vagas”, explica Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Ao todo, as seletivas continentais vão definir os donos de 18 vagas. Depois delas, no Campeonato Mundial Jovem do ano que vem, em maio, em Budapeste, na Hungria, serão conhecidos outros 16 classificados. Será a maior distribuição de vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude da China em uma única qualificação. Lá, os oito primeiros colocados de cada disputa (masculina e feminina), sendo de diferentes países, vão se garantir no torneio de Nanquim.

As últimas vagas serão definidas no ranking mundial Jovem de 1º de junho de 2014. Através dele, oito pentatletas (quatro de cada gênero) vão carimbar seus passaportes para a competição na Ásia. Assim como nas outras seletivas, não poderão se classificar pentatletas do mesmo país em cada ranking (masculino e feminino). Da mesma forma, se algum competidor que já tiver se classificado anteriormente nas seletivas continentais ou no Mundial aparecer entre esses oito, serão convocados os pentatletas mais bem colocados posteriormente.

“A regra para os Jogos Olímpicos da Juventude é de que haverá a participação de somente um atleta por país. Isto é para que tenha o maior número de países participando, demonstrando a disseminação do esporte no mundo”, explica Celso.

As seletivas continentais, o Mundial Jovem e o ranking mundial da categoria vão definir 42 nomes para os Jogos. As outras seis vagas que vão completar as 48 do Pentatlo Moderno em Nanquim 2014 serão destinadas ao país anfitrião (2) e à UIPM (4).

Para se qualificar para a competição, os pentatletas, primeiramente, têm que ter nascido entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1999. Ou seja, na competição, eles deverão ter de 16 a 18 anos. Cada país poderá ter apenas um pentatleta por gênero no torneio.

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura, aceitou atletas de 14 a 18 anos. O Brasil esteve representado por Mariana Laporte, que vai ter 20 anos em Nanquim 2014, e William Muinhos (21). Mariana ficou em 24º em sua disputa em Cingapura e William em 17º.

As qualificações do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014

Europa (20 a 23 de setembro de 2013), Portugal: 6 vagas
Ásia e Oceania (27 de setembro a 4 de outubro de 2013), Cazaquistão: Ásia (4) e Oceania (2)
África (1º a 3 de novembro de 2013), Costa do Marfim: 2
América do Sul (7 de novembro de 2013), Chile: 2
Américas do Norte e Central (30 de novembro a 1º de dezembro de 2013), México: 2
Campeonato Mundial Jovem (14 a 18 de maio de 2014): 16
Ranking Mundial Jovem (1º de junho de 2014): 8


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro