» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Disputa Júnior do Brasileiro terá grandes nomes

25/09/2013 06h49
CBPM


Ao lado de competidores Jovem e Sênior, pentatletas juniores vão encarar a competição no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio, no dia 5 de outubro

Pentatletas de todo o país já se preparam para a principal competição nacional do Pentatlo
Moderno: o Campeonato Brasileiro. Neste ano, o torneio vai ser realizado no dia 5 de outubro no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. Em comum com as edições dos outros anos estão a grande participação de competidores brasileiros e as disputas em todas as categorias do esporte: Sênior, Júnior e Jovem.

No evento Júnior, para pentatletas de 19 a 21 anos, grandes nomes do Pentatlo Moderno nacional já confirmaram presença. Dentre eles, destaques que, apesar de serem juniores, já viajaram o mundo em diferentes competições, representando o país inclusive na principal categoria do esporte, a Sênior. São medalhistas regionais, sul-americanos e até pan-americanos.

“A categoria Júnior é a passagem da Jovem, a principal categoria de base do Pentatlo Moderno, para a Sênior, aquela que tem os nomes mais fortes da modalidade. Diferentemente dos jovens pentatletas e igualmente aos mais experientes, eles encaram as cinco provas da modalidade, esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida”, destaca Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Os exemplos desses grandes pentatletas que estarão no Brasileiro deste ano são muitos, a começar por Felipe Nascimento. Com apenas 20 anos, o pernambucano é o segundo melhor brasileiro no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e o número 3 no país. Na atual temporada, participou de duas etapas da Copa do Mundo, do Pan-Americano e dos mundiais Júnior e Sênior.

No Pan-Americano, no início de julho na República Dominicana, conquistou duas medalhas: o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto com Brenna Lima. No Mundial Júnior, algumas semanas depois na Hungria, fez história ao lado de William Muinhos fazendo com que o país tivesse pela primeira vez dois pentatletas em uma final masculina de um Mundial da modalidade. Já no Mundial Sênior, no último mês em Taiwan, não teve o resultado esperado (foi o 55º na classificação geral), mas viu todas as suas marcas pessoais no torneio serem melhoradas.

“Sabia que o nível do Mundial Sênior estaria muito alto, mas mesmo assim fiz o meu melhor e melhorei e muito minha marca em relação ao primeiro Mundial Sênior de que participei”, avalia Felipe, que foi 100º no Mundial de 2011, em Moscou.

Em Deodoro, Felipe vai participar de seu quinto Brasileiro. Até hoje, subiu em todos os pódios das disputas de que participou no torneio. Foi bronze Jovem B em 2009, vice-campeão Jovem A em 2010 e bronze Júnior em 2011 e 2012.

“Os treinos estão bem focados para essa competição e para o Sul-Americano, que vem depois. Vou com tudo e farei o melhor de mim. Esse é o meu objetivo. O resultado vejo depois”, conta Felipe.

Tricampeã marcará presença

Também de Pernambuco, Brenna Lima é mais uma jovem pentatleta que vem despontando na modalidade nas últimas competições. Sua evolução é tanta que apesar de ter apenas 17 anos (oficialmente pentatleta Jovem A), já compete nas categorias Júnior de Sênior há tempos, inclusive conquistando títulos importantes.

A pernambucana está tendo uma temporada intensa. Até agora, participou de duas etapas de Copa do Mundo (uma nos Estados Unidos e outra no Rio), do Pan-Americano (na República Dominicana), onde foi ouro no revezamento misto com o conterrâneo Felipe, e esteve nos mundiais Jovem (China) e Júnior (Hungria).

Foi o segundo Mundial Jovem de Brenna, que em 2012 (também na Hungria) ficou em 53º e agora em 2013 saltou para o 36º lugar. Com o calendário intenso, a pentatleta já está de olho no Sul-Americano, que será realizado em novembro no Chile, e na seletiva americana para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no mesmo mês, no México.

“No Mundial Jovem deste ano, meu desempenho foi muito bom em relação às outras competições do ano. Era a minha quinta competição internacional no ano e com isso fui obtendo mais experiência. Para o Brasileiro, os treinamentos estão fortes, pois além deles ainda terei outros torneios depois. Espero conseguir colocar em prática toda experiência que adquiri nas provas fora e, com isso, melhorar meus tempos”, projeta Brenna, foi campeã Jovem A e bronze Júnior no último Brasileiro.

Para avançar alguns degraus do pódio na disputa Júnior do Brasileiro deste ano, Brenna vai ter que enfrentar novamente uma grande adversária: Mariana Laporte. A carioca treina no centro de treinamento da Confederação em Deodoro, nas mesmas instalações que serão usadas para o Brasileiro. Desde 2010, ela detém a hegemonia da categoria, se tornando tricampeã Brasileira Júnior no ano passado. Hoje com 21 anos, na edição deste ano do torneio, será a última vez que a pentatleta poderá participar da categoria, já que com os 22 que terá no ano que vem, será oficialmente Sênior.

Além do tricampeonato Brasileiro, Mariana ainda tem os títulos sul-americanos Júnior de 2011 e Jovem A de 2010. Em 2010, inclusive, a carioca esteve em um de seus momentos mais marcantes até hoje no Pentatlo Moderno. Ao lado de William Muinhos, ela representou o Brasil na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.

Mas nem tudo são flores. Desde a temporada passada, a pentatleta enfrenta problemas pessoais que comprometeram seu treinamento e a participação em competições internacionais. Mesmo assim, ela mantém o foco no Brasileiro de Deodoro.

“O tricampeonato do ano passado foi suado e gratificante, já que tive que ficar sem treinar três meses antes da competição. Neste ano, tive outros problemas e até por conta de lesões só comecei a treinar em abril. Mas sempre que posso, estou treinando, tentando manter a rotina normal”, diz Mariana.

Na cola de Mariana, está Amanda Turute. Aos 19 anos, a pentatleta de Resende, na Região Sul-Fluminense, é uma das grandes promessas para modalidade no curto prazo. No ranking nacional, Amanda é a quarta colocada, ficando atrás “apenas” da “trinca de ouro” de Pernambuco: Yane Marques (1ª), Priscila Oliveira (2ª) e Larissa Lellys (3ª).

A pentatleta já coleciona títulos nacionais e internacionais. No ano passado, se tornou campeã Sul-Americana Jovem A e vice-campeã Pan-Americana da categoria. Tem também o vices-campeonatos sul-americanos Jovem A de 2011 e Jovem B de 2010.

Neste ano, também participou do Mundial Júnior da Hungria e estará em seu quarto Brasileiro. Nas arenas de Deodoro, ela vai pretende defender e melhorar o vice-campeonato Júnior que conquistou no ano passado.

“O vice-campeonato do ano passado foi um bom resultado para uma estreia na categoria. Agora, mantenho meu treinamento bem focado para a competição deste ano. Espero melhorar minhas marcas e ter um resultado melhor do que no ano passado”, torce Amanda, que no Brasileiro de 2012 ainda foi bronze Jovem A.

De Jovem A para Júnior

Alguns outros destaques da disputa Júnior do Brasileiro deste ano são recém-estreantes da categoria que fizeram 19 anos neste ano. É o caso da carioca Andressa Ramos. Apesar de já em seu primeiro ano como Júnior ter tido a oportunidade de estar na principal competição da categoria, o Mundial Júnior, não conseguiu competir no torneio, pois passou mal antes das provas.

Mas a triste situação vivenciada na Hungria ficou para trás e a vice-campeã Brasileira Jovem A de 2012 só pensa na disputa que se aproxima em Deodoro.

“Fiquei chateada sim com o que aconteceu na Hungria, mas isso já passou. Agora é focar para que tudo dê certo no Brasileiro. No ano passado, conquistei um vice-campeonato que para mim foi a melhor competição em sentido de satisfação pessoal, já que competi bem mesmo tendo alguns problemas pessoais. Para este ano, nunca treinei tão bem quanto agora. Vamos ver no que vai dar, mas pretendo melhorar os meus tempos”, se anima Andressa, que vai para o seu quarto Brasileiro.

Quem também é estreante da categoria Júnior em 2013 é o pernambucano Lucas Martinez. Pouco antes de completar 19 anos, em abril, o pentatleta participou de um dos principais eventos Sênior, a segunda etapa da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. Mesmo não conseguindo um resultado expressivo no torneio (foi o 69º geral), diz que os objetivos de adquirir experiência foram alcançados.

Em Deodoro, vai para o seu terceiro Brasileiro, onde participará pela primeira vez da prova de hipismo em uma competição oficial do Pentatlo Moderno. Será um desafio bem maior do que foi conquistar o vice-campeonato Jovem A no ano passado, quando não teve que passar pela equitação.

“Achei o meu resultado no último Brasileiro merecido, já que havia treinado forte para a disputa. Neste ano, o meu foco é o hipismo já que será a primeira vez que vou montar numa competição. Espero muito estar no pódio da categoria Júnior e, se tudo der certo, brigar pelo pódio na Sênior”, vislumbra Lucas.

Enquanto Andressa e Lucas vão estrear na categoria Júnior no Brasileiro deste ano, uma pentatleta vai participar da disputa mesmo não estando oficialmente na categoria. Assim como Brenna, Stephany Saraiva, também Jovem A com seus 18 anos, foi inscrita em uma categoria acima da sua para o torneio em Deodoro.

A insegurança está longe do pensamento de Stephany por causa desse desafio, até porque ela vem embalada pela participação no Mundial Jovem da China, no último mês. Mesmo não tendo gostado do resultado de sua estreia em um Mundial de Pentatlo Moderno (48ª geral), a carioca destaca o fato de a competição ter servido para mostrar a ela o que tem que melhorar para as disputas futuras.

“Os treinos para o Brasileiro estão puxados e, além da força, também estamos trabalhando muito a parte técnica. Espero não cometer alguns erros que cometi no Mundial e manter o foco para tudo dar certo”, visualiza Stephany, que tem em seu currículo o vice-campeonato Sul-Americano Jovem B de 2011 e vai participar de seu terceiro Brasileiro.

Além do apoio da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno e de suas respectivas federações estaduais, Felipe Nascimento, Brenna Lima, Mariana Laporte, Amanda Turute, Andressa Ramos, Lucas Martinez e Stephany Saraiva ainda recebem o Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

VEJA TAMBÉM

Jovens falam da expectativa para o Brasileiro de 2013
Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan
Pentatlo em Tóquio 2020 será diferente de 1964
Simone Lima se divide entre o Pentatlo Moderno e o Naval

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro