» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes é o Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico de 2021

Carioca receberá pela segunda vez o título de mais completo nome do Pentatlo Moderno do país; primeira vez foi em 2017

12/11/2021 19h15
Odenir Fonseca

Danilo Fagundes no Mundial do Egito, em junho

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nesta quinta-feira, 11, a relação com os melhores atletas de cada uma das 51 modalidades olímpicas do país em 2021. No Pentatlo Moderno, o maior nome do esporte que une natação, esgrima, hipismo e laser-run (corrida e tiro) no ano é o de Danilo Fagundes, 33.

É a segunda vez que Danilo é escolhido o Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A primeira conquista foi em 2017. Ele receberá o novo título na cerimônia do PBO, no dia 7 de dezembro, em Aracaju, Sergipe.

“Foi uma surpresa esse prêmio. Não esperava, ainda mais nesse período de covid, que as competições foram bem estranhas, a preparação diferente e o ciclo olímpico maior”, conta o atual líder do ranking brasileiro.

Danilo está há um mês na Itália, para onde foi se preparar para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, em Resende, no Rio de Janeiro.

Temporada intensa

A temporada de 2021 de Danilo está sendo intensa. Ela começou em fevereiro, com ele já sendo campeão da Copa Rio, que aconteceu na capital fluminense.

Em março, Danilo participou da primeira etapa da Copa do Mundo, em Budapeste, na Hungria. Ele esteve presente também nas outras duas etapas do torneio, ambas em Sofia, na Bulgária, em abril.

No Mundial, realizado em junho, no Cairo, Egito, Danilo ficou a um ponto de se classificar para a final.

No Mundial Militar, em setembro, em Drzonków, na Polônia, Danilo foi prata no revezamento misto, ao lado de Isabela Abreu, 26; e bronze por equipes, juntamente com Felipe Nascimento, 28, e Matheus Nobre, 19.

Mais recentemente, na Itália, Danilo quase subiu ao pódio do campeonato nacional do país europeu, ficando em quarto. O torneio aconteceu no fim de outubro, em Roma, e reuniu 46 competidores. Ainda na Itália, ele foi bronze no Tetratlo Moderno que o país realizou, em maio.

“Fico feliz de estar podendo colaborar de alguma forma com o esporte, motivando os mais novos. Fico feliz também pelo rumo que minha carreira tomou”, destaca.

Agradecido

Revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade, Danilo vence o Campeonato Brasileiro desde 2015. Ele tem outros dois títulos no torneio (2011 e 2013), sendo heptacampeão da competição.

O carioca esteve muito próximo de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que teve a participação da pentatleta Ieda Guimarães, 21. Na qualificação para as Olimpíadas do Japão, Danilo chegou aos 78 pontos no ranking que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fez para encerrar o sistema de qualificação, ficando a apenas 10 pontos de garantir a vaga.

Prestes a subir mais uma vez no palco do Prêmio Brasil Olímpico, o pentatleta é grato por todos que colaboram para ele possa chegar até lá.

“Esse prêmio é um reconhecimento de toda uma carreira que tive, juntamente com todos os técnicos que me formaram. Todos eles fazem parte. Devo isso também a eles”, agradece.

Além do apoio da CBPM, Danilo recebe o Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Ela ainda parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).

MELHORES PENTATLETAS DO PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

1999 – Roberta Sant’Anna
2000 – Nilton Gomes Rolim Filho
2001 – Daniel Santos
2002 – Roberta Sant’Anna
2003 – Samantha Harvey
2004 – Daniel Santos
2005 – Yane Marques
2006 – Yane Marques
2007 – Yane Marques
2008 – Yane Marques
2009 – Yane Marques
2010 – Yane Marques
2011 – Yane Marques
2012 – Yane Marques
2013 – Yane Marques
2014 – Yane Marques
2015 – Yane Marques
2016 – Yane Marques
2017 – Danilo Fagundes
2018 – Ieda Guimarães
2019 – Ieda Guimarães
2021 – Danilo Fagundes


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro