» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes e Felipe Nascimento são o Brasil na Copa da Hungria

Torneio será realizado de quarta a domingo e valerá pontos para o ranking olímpico que vai definir as últimas vagas da modalidade para os Jogos de Tóquio

21/03/2021 19h34
Odenir Fonseca

Danilo Fagundes e Felipe Nascimento

O Brasil terá dois representantes na primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que começa nesta quarta-feira, 24, em Budapeste, na Hungria. O torneio na capital húngara vai até domingo, 28, e contará com o carioca Danilo Fagundes, 33, e o pernambucano Felipe Nascimento, 27.

A Copa da Hungria será o primeiro torneio realizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) desde o início da pandemia. O último deles foi a primeira etapa do torneio de 2020, em fevereiro do ano passado, no Egito. A disputa de Budapeste valerá pontos para o ranking olímpico que vai definir as últimas vagas da modalidade que reúne a natação, a esgrima, o hipismo e o laser-run (tiro a laser e corrida) para os Jogos de Tóquio.

“Tenho certeza de que a galera vai correr muito forte. Estou com a perspectiva de ir bem, porque tenho feito bons treinos. A preparação foi bem pensada, mas bem árdua”, conta Danilo Fagundes, que é o atual líder do ranking nacional.

Em dezembro do ano passado, o carioca participou do Campeonato Italiano, ficando em nono dentre 27 pentatletas. No final de fevereiro, ele foi o grande campeão da Copa Rio, que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realizou na capital fluminense.

“Agora, espero me classificar para as finais. Vai ser um desafio, porque a galera está bem forte. Mas estou preparado, confiante e indo encarar os desafios da prova e do trajeto até chegar lá por causa da covid”, afirma Danilo.

RANKING OLÍMPICO

As provas da Copa da Hungria vão acontecer na Universidade Nacional de Serviço Público. Danilo e Felipe encaram a primeira disputa do torneio, a qualificação masculina, na quinta-feira, 25. Os dois embarcaram do Brasil rumo à Europa no sábado, 20, chegando a Budapeste neste domingo, 21, após uma escala na França.

“Estou me sentindo bem para competir. Será a primeira competição depois de tanto tempo, sem competir, ainda mais uma Copa do Mundo, que está valendo pontos para o ranking”, resume Felipe, segundo colocado no ranking nacional.

Atualmente, Danilo ocupa a 22ª colocação no ranking olímpico; Felipe é o 26º. Pelo menos 12 pentatletas (seis em cada gênero) vão se classificar para Tóquio pela relação. Na atual lista masculina, dos 20 primeiros colocados, 10 já garantiram vaga para o torneio no Japão. Cada país só pode classificar até dois nomes em cada evento para as Olimpíadas.

“Nas últimas três semanas, intensifiquei os treinamentos e fiz uma dieta para emagrecer um pouco. Estou confiante para fazer um bom resultado. O desempenho que espero ter é pegar a final para fazer uma boa pontuação e conseguir avançar no ranking olímpico”, projeta Felipe.

Danilo e Felipe foram revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Os dois fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; o carioca pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e o pernambucano pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

CALENDÁRIO DA COPA DA HUNGRIA

Quarta-feira (24 de março): Qualificação feminina
Quinta-feira (25 de março): Qualificação masculina
Sexta-feira (26 de março): Final feminina
Sábado (27 de março): Final masculina
Domingo (28 de março): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro