» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Curso de Arbitragem e Certificação de Juízes Internacionais

Curso de Arbitragem de Pentatlo Moderno realizado em Santo Domingo, na República Dominicana

08/05/2023 22h48
Ana

REBLICA DOMINICANA

Foi realizado, de 26 a 30 de abril de 2023, na República Dominicana, o Curso de Arbitragem e Certificação de Juízes Internacionais de Pentatlo Moderno realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Curso foi ministrado pela Delegada Técnica da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), Ana Ruth Orellana da Guatemala. A parte teórica foi realizada nas instalações da Escola Nacional de Treinadores, no Centro Olímpico Dominicano.

Segundo o Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno – Gilberto Marques, o método aplicado pela Instrutora, Ana Ruth, foi desenvolvido da seguinte forma: após a exposição da parte teórica de cada disciplina, desenvolvia-se, uma dinâmica de grupo, onde os árbitros candidatos ao nível 3(três), faziam a coordenação dos grupos e ao final, uma atividade prática era executada dentro da sala. Segundo nos informa o Diretor de Provas no Brasil, Antônio Moisés Correa, as aulas teóricas sobre aspectos gerais e as 6 disciplinas: hipismo, natação, esgrima, combinado tiro/corrida e a prova de obstáculos (nova disciplina), os alunos do curso, tinham que avaliar os vídeos com percursos de hipismo divulgando a pontuação final, para a Delegada Técnica.

As avaliações práticas, foram realizadas no Centro Aquático, na Piscina (Natação), na dependência do Centro Olímpico a Esgrima (área interna/sala), na área externa, o Laser Run e, na Sala do Pentatlo Moderno (no interior do Centro Olímpico), com a participação de atletas de pentatlo da Republica Dominicana.

Os eventos foram: 1(uma) prova de natação, 1(uma) prova de esgrima e 1(uma) prova de laser-run. Durante as provas de natação e laser-run os árbitros se organizaram nas funções e executaram as provas, sempre fazendo o rodízio das funções. A prova de esgrima foi realizada em 2(duas) pistas, onde todos foram árbitros, neste evento: os atletas e técnicos de pentatlo moderno simularam várias transgressões em pista, onde o árbitro tinha que solucionar, descreve Gilberto Marques.  A prova prática de hipismo foi de forma “virtual”, com os árbitros no júri (torre), realizando a locução no idioma inglês. Gilberto enfatiza: “A Delegada Técnica (Ana Ruth), além de ser uma profunda conhecedora das regras da UIPM, soube escolher métodos que facilitam a assimilação por parte dos alunos, e conduzir com muita maestria a sala de instrução.

Na opinião da Coordenadora da equipe de base do Projeto Penta Jovem Rio e responsável pelo mapeamento de dados desportivos e de resultados – Daniella Alexandria, “O curso agregou bastante meus conhecimentos sobre arbitragem e para o Brasil foi uma iniciativa importante com objetivo de credenciar os árbitros brasileiros com nível internacional, desta forma a gente pode participar de competições como pan-americano e competições internacionais na América”.

No domingo (30/04) foi realizado a prova teórica abrangendo, além de todas as atuais modalidades do Pentatlo Moderno, também a nova disciplina – Obstáculos. Prova realizada (para os brasileiros) em inglês e para os dominicanos, em espanhol. Ao final da prova teórica foi realizada, pela Delegada Técnica, uma avaliação oral de conversação na língua inglesa.

Os 4 membros do Brasil no curso receberam os seus certificados com o nível de conhecimento para cada disciplina. Moisés ressalta que “Todas as atividades realizadas pelos juízes brasileiros foram realizadas em inglês, inclusive o “julgamento” do Hipismo.

Participaram do Curso:

Gilberto Marques de Souza – Certificação Nível 3 (natação, laser-run e obstáculos) e Nível 1 (esgrima e hipismo)

Antônio Moisés Correa – Certificação Nível 3 (natação, laser-run e obstáculos) e Nível 2 (esgrima e hipismo)

Daniella de Brito Alexandria – Certificação Nível 3 (natação, laser-run e obstáculos) e Nível 2 (esgrima e hipismo)

Caroline Gonçalves Guimarães dos Santos – Certificação Nível 3 (natação, laser-run e obstáculos) e Nível 2 (hipismo) e Nv.1 (esgrima)

 

Fonte e Foto: Moisés Correa / Gilberto Marques


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro