A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) decidiu cancelar a edição deste ano do Campeonato Brasileiro. A competição estava programada para acontecer no próximo mês, no Rio de Janeiro. O cancelamento aconteceu após a CBPM acatar a recomendação da Comissão de Atletas do Pentatlo Moderno do país para suspender o torneio.
A Comissão fez uma pesquisa com diversos pentatletas para mapear as condições físicas dos competidores diante da realização do Brasileiro. O levantamento mostrou que 61,9% dos pentatletas consultados eram contra a realização do campeonato.
“Levamos em consideração o pedido da Comissão de Atletas da CBPM, que se mostrou preocupada com os efeitos da pandemia”, reforça o vice-presidente da CBPM, Celso Sasaqui.
O estudo feito pela Comissão de Atletas apontou ainda que durante o período da quarentena, poucos pentatletas treinaram as cinco modalidades do Pentatlo Moderno. A pesquisa revelou que, nos últimos meses, 85,7% não treinaram o hipismo, 57,1% a esgrima, 52,4% a natação, 33,3% a corrida e 19% o tiro.
Sobre o retorno aos centros de treinamento, 42,9% contaram que voltaram aos treinos regulares há apenas dois meses.
“Para a manutenção do nível de excelência dos atletas de alto rendimento, com o objetivo de oportunizar a todos os atletas do Brasil de participação do evento brasileiro mais importante da modalidade e assegurar a segurança física dos atletas, familiares, arbitragem, técnicos e organização do evento, essa Comissão reforça o pedido de cancelamento do Campeonato Brasileiro de Verão de 2020”, concluiu a Comissão, em documento assinado pelos pentatletas Mariana Laporte e William Muinhos, presidente e vice-presidente da Comissão, respectivamente.
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados