Felipe Nascimento e Amanda Turute estão entre os mais de 50 pentatletas que vão participar da segunda edição do torneio no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio
Está tudo pronto para a realização da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Inverno de Pentatlo Moderno. A competição será realizada neste sábado, 6, no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. São esperados cerca de 50 pentatletas de pelo menos três estados brasileiros. A disputa vai contar com os atuais campeões do torneio: o pernambucano Felipe Nascimento e a atleta de Resende, na Região Sul-Fluminense, Amanda Turute.
Os dois enfrentarão grandes nomes do Pentatlo Moderno nacional, além de atletas estrangeiros, já que a edição do torneio é ‘Open’. Felipe, que está tendo uma temporada agitada, vai passar pela sua sexta competição no ano. Ele esteve presente em todas as quatro etapas da Copa do Mundo e na Copa Pan-Americana, realizada no em meados de maio, nos Estados Unidos. O pernambucano de 21 anos espera competir “tranquilo, confiante e alegre” para conquistar o bicampeonato no Rio.
“Acho muito bom a competição ser no Rio, porque além de já estar familiarizado com o local, gosto das instalações. O treinamento para o torneio seguiu o ritmo planejado para todo o ano”, Felipe conta.
Amanda também destaca a importância do Brasileiro de Inverno voltar ao Rio, nas imediações dos locais onde acontecerão as disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para ela, competir no local ajuda na preparação dos atletas para aclimatação do grande evento do ano que vem.
“Minha última competição foi o segundo Tetratlo Moderno do ano, realizado ali também. Vi que melhorei minhas marcas em relação ao primeiro Tetratlo e isso foi bom. A partir daí, tive períodos de treinamento tanto em Resende quanto no Rio, com a equipe do PentaJovem-RJ”, a pentatleta de 20 anos relembra e ainda projeta um desempenho no Brasileiro de Inverno. “Espero colher bons resultados. Vou dar o meu melhor nessa prova e assim conseguir um bom resultado como ano passado ou ainda melhor”, Amanda espera.
Líder do ranking masculino presente
O Brasileiro de Inverno é uma releitura da antiga Copa Aman, que foi realizada até 2010. Com o sucesso da primeira edição realizada no ano passado, a competição foi efetivada no calendário anual de competições da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A exemplo do Brasileiro de Verão, o torneio conta com disputas em todas as categorias da modalidade (Jovem A, B, C, D e E, Júnior e Sênior).
Além dos atuais campeões, a competição também contará com o atual líder do ranking nacional do Pentatlo Moderno, o carioca William Muinhos, 21. Assim como Felipe, na atual temporada, o pentatleta vai para sua sexta competição, já que esteve presente nas quatro etapas da Copa do Mundo e na Copa Ibero-Americana, em março, na Espanha.
“Essa é uma das competições mais importantes do ano. A preparação foi forte e estou pronto para fazer o melhor resultado da minha carreira. Espero manter o alto nível que apresentei nas segunda e terceira etapas da Copa do Mundo e da Ibero. Independente de quem cruzar a linha de chagada, eu quero terminar a prova sabendo que fiz o meu melhor”, William diz.
Outro destaque do Brasileiro de Inverno deste ano é a pernambucana Larissa Lellys, 32 anos. A número 3 do ranking nacional é um dos principais nomes do Pentatlo Moderno brasileiro e sempre está presente em importantes competições do calendário internacional. A pentatleta finalizou seu treinamento para a competição no Colégio Militar de Curitiba e também se diz feliz pelo torneio ser realizado no Complexo Esportivo de Deodoro.
“É uma boa oportunidade não só para os atletas se familiarizarem com a atmosfera dos Jogos, como também para os organizadores testarem e fazerem os ajustes necessários nas instalações e logística”, ela aponta e conta o que espera fazer. “Espero conseguir dar o meu melhor. O resultado será consequência”, Larissa acrescenta.
Amanda, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realiza no Rio de Janeiro, em São Paulo e Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Assim como Larissa, os três recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Amanda, Felipe e William também fazem parte da Força Aérea Brasileira, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), e Larissa do Exército como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Felipe e Larissa ainda recebem a Bolsa-Atleta replica watches do Governo do estado de Pernambuco e Larissa integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
CAMPEONATO BRASILEIRO DE INVERNO DE PENTATLO MODERNO OPEN
Data: sábado, 6 de junho, a partir das 8h
Local: Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), Estrada São Pedro Alcântara, nº 2020, Vila Militar, Rio de Janeiro, RJ
Categorias: Jovem (A, B, C, D e E), Júnior e Sênior
Mais informações: http://pentatlo.org.br/pdf/1189.pdf
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados