» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Bronze na despedida brasileira do Mundial Militar

23/07/2011 23h03
CBPM

O lugar no pódio foi conquistado por Yane Marques e Luis Magno no revezamento misto neste sábado. É a terceira medalha da pernambucana e a segunda do paulista nos Jogos Rio 2011

O Pentatlo Moderno do Brasil fez história nos Jogos Mundiais Militares. Nos três dias de disputas da modalidade, o país subiu ao pódio quatro vezes, resultado inédito para a categoria em um único Mundial Militar. No último dia na competição, neste sábado, dia 23, a Terceiro Sargento Yane Marques e o Primeiro Tenente Luis Magno conquistaram a quarta medalha brasileira no torneio, o bronze no revezamento misto. É a terceira medalha da pernambucana e a segunda do paulista nos Jogos da Paz, que reuniu 58 pentatletas de 16 países.

No primeiro dia da modalidade na competição, na quinta-feira, Yane foi prata no individual e ouro por equipes ao lado das também Terceiros-Sargentos Larissa Lellys (nona no individual) e Priscila Oliveira (11ª). As três atletas fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano-Powerade/PE, e integram a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ).

Na sexta-feira, Magno, que foi o nono no individual, conquistou a prata na disputa masculina por equipes com os capitães Wagner Romão (14º) e Daniel Santos (16º). O Primeiro Tenente Mcdonnell Maieron (24º) completou o time masculino do Pentatlo Moderno brasileiro nos Jogos do Rio. Todos os quatro atletas também são da CDE-RJ.

O revezamento misto do último dia de provas contou com duplas formadas por um atleta no masculino e outro no feminino. Brasil, Argentina, França e Ucrânia, formaram duas equipes, cada, mas somente uma delas poderia competir por medalhas. Por isso, o desempenho dos brasileiros Larissa Lellys e Mcdonnell Maieron não entrou na classificação geral.

Yane Marques e Luis Magno conquistaram o bronze somando 5.932 pontos, apenas seis a menos do que os medalhistas de prata Joanna Gomolinska e Remigiusz Golis, da Polônia (5.938). O ouro foi para os atletas da Letônia Elena Rublevska e Sandris Sika (5.980). Itália (5º), China (7º) e República Tcheca (8º) também estavam representadas.

Nas cinco provas realizadas no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM) em Deodoro, na Zona Oeste da Cidade Maravilhosa, a dupla brasileira teve o segundo melhor resultado dentre todos os atletas na esgrima e na natação. Na luta com a espada, venceram 25 duelos, conquistando 912 pontos. Na piscina, nadaram os 200 metros livre em 1min56s78 (1.400).

Na terceira prova do dia, o hipismo, fizeram a sétima melhor apresentação. Derrubaram três obstáculos, sendo penalizados com 60 pontos (1.140).

Todas as oito duplas chegaram à última etapa do revezamento misto, o evento combinado, com chances reais de subir ao pódio. No início da prova de tiro e corrida, a diferença entre o primeiro e o último colocado até então era de apenas 362 pontos.

Os brasileiros terminaram as três séries de cinco acertos alternadas com os três mil metros de percurso no quatro melhor tempo, 14min59s52, somando 2.480 pontos.

A dupla verde e amarelo no revezamento misto do Pentatlo Moderno dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011 vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Priscila Oliveira e Wagner Romão completam o time de pentatletas brasileiros em outubro, no México.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro