» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros vão para torneio Jovem na Argentina

16/10/2013 23h19
CBPM


No próximo sábado, 19, dez pentatletas participarão de torneio para competidores das categorias de base do Pentatlo Moderno, com menos de 19 anos

Enquanto quatro grandes pentatletas brasileiros estão na França para um aperfeiçoamento de esgrima, por aqui, outra turma de pentatletas também corre atrás. No próximo sábado, 19, dez atletas vão participar de uma competição jovem em Pinamar, Buenos Aires, na Argentina. Todos eles são do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro e participaram do Campeonato Brasileiro, realizado no início do mês na capital fluminense.

Quase todos, inclusive, foram medalhistas na competição realizada na atual cidade olímpica. Ana Carolina Mourão, Breno Lima, Danilo Lesse, Géssyca Oliveira, Victor Barbosa, Vitor Vaz e os irmãos Maria Ieda, Maria Karolina (gêmeas) e Edson Guimarães vão encarar esse novo desafio no país vizinho. Eles serão acompanhados por Ricardo Coure, técnico de natação e que também trabalha o evento combinado de tiro a laser e corrida com os pentatletas no Rio.

“Esta competição não estava no calendário da Confederação, já que o Sul-Americano vai acontecer no mês que vem, no Chile. Como o Sula não contemplará categorias jovens, como a B, C, D e E, a Argentina resolveu fazer essa competição para elas. Os atletas se interessaram e falei que seria uma boa para eles”, conta Ricardo.

Destes 10 pentatletas que estarão na Argentina, apenas Victor Barbosa e Edson Guimarães já competiram fora do país. No ano passado, os dois foram ao país vizinho para a edição de 2012 do Campeonato Sul-Americano. Neste ano, Victor esteve em outra competição internacional, mas em solo brasileiro, a segunda etapa da Copa do Mundo, realizada no Rio.

Com a competição na Argentina, todos esses jovens competidores brasileiros, o mais velho com 16 anos (Victor) e os mais novos com 13 (as gêmeas Maria Ieda e Maria Karolina), vão ter a oportunidade de ter contato com atletas internacionais da mesma idade que eles. Muitos, como eles, começando no Pentatlo Moderno.

“A importância de uma competição fora do país é, principalmente, ajudar no amadurecimento dessa garotada. Falo para eles que não eles vão passear, mas sim, vão para fazer o melhor para representar a nossa pátria. Ao mesmo tempo, eles sabem que podem diminuir um pouco de cobrança, já que ainda são jovens e crianças. Espero confrontar o resultado deles, para ver como vão reagir em uma competição internacional”, aponta Ricardo.

Irmãos em ação

Mais do que competir nas arenas argentinas do Pentatlo Moderno, os jovens competidores brasileiros terão a oportunidade de conhecer uma cultura que é parecida, mas diferente da nossa. Mesmo sem a cobrança direta por resultados, eles querem melhorar suas marcas pessoais na modalidade.

“É a segunda vez que vou para a Argentina, por isso estou mais tranquilo. Espero baixar meu tempo na natação e no combinado. Não será fácil, mas se Deus quiser, vou fazer isso”, projeta Victor, campeão Jovem A no Brasileiro deste ano, mesmo sendo oficialmente atleta Jovem B (para competidores de 15 e 16 anos e que não tem esgrima em sua programação).

O carioca de 16 anos terá ao seu lado o campeão Jovem B do Brasileiro deste ano, Edson Guimarães. O jovem de 15 anos ainda comemora sua primeira medalha no Pentatlo Moderno conquistada no início do mês no Rio. Mas ele imagina o gosto que um novo pódio na modalidade pode lhe proporcionar na Argentina.

“Espero apenas melhorar meu combinado e minha natação. Se conseguir isso, terei mais chances de ganhar uma medalha e me tornar ainda maior no Pentatlo Moderno”, ele projeta.

Edson estará em família na competição, já que suas irmãs gêmeas, Marie Ieda e Maria Karolina Guimarães, também vão participar da disputa. Com apenas 13 anos, elas são duas das mais novas pentatletas brasileiras e grandes promessas da modalidade.

Ieda já tem até duas medalhas no Brasileiro, o bronze Jovem D em 2012 e a prata Jovem C neste ano. Ao lado da irmã, fará sua primeira viagem internacional para competir no Pentatlo Moderno. A ansiedade de estreante é uma das coisas que ela vai levar na bagagem.

“Estou ansiosa, pois treinei bastante para essa competição, mas não sei o que me espera lá. Espero que meu esforço valha à pena e que seja bom para mim e todos os meus colegas”, torce a pentatleta que vai encarar a disputa Jovem B, um nível acima da sua categoria oficial, a Jovem C (13 e 14 anos).

Além do fato de terem nascido na mesma data, as gêmeas Guimarães também vão compartilhar outro fato na competição Jovem da Argentina. Assim como Maria Ieda, Maria Karolina também vai participar de uma disputa superior (Jovem B) à sua categoria (Jovem C), a mesma da irmã.

A pentatleta ficou afastada dos treinos durante boa parte da última temporada por causa de uma lesão. Voltando aos poucos neste ano, ela comemorou como superação o 4º lugar Jovem C no Brasileiro do início do mês. Sabendo de sua capacidade, ela sabe das dificuldades que a esperam na Argentina.

“Estou tentando me focar o máximo possível nessa competição, mas é difícil. É outro país, não sei quais serão minhas adversárias e ainda não tenho ideia do percurso da corrida. Mas vou de olho em baixar o meu tempo na natação, na corrida e atirar bem”, Maria Karolina deseja.

Brasileiros no torneio Jovem da Argentina:

Feminino
Géssyca Oliveira (16 anos): Jovem B
Ana Carolina Mourão (14): Jovem C, mas vai competir Jovem B
Maria Ieda Guimarães (13): Jovem C, mas vai competir Jovem B
Marie Karolina Guimarães (13): Jovem C, mas vai competir Jovem B

Masculino
Breno Lima (16 anos): Jovem B
Victor Barbosa (16): Jovem B
Edson Guimarães (15): Jovem B
Danilo Lesse (14): Jovem C
João Reis (14): Jovem C
Vitor Vaz (13): Jovem C

Idade e provas da categoria Jovem do Pentatlo Moderno:

Jovem A: 17 e 18 (esgrima, natação e combinado)
Jovem B: 15 e 16 (natação e combinado)
Jovem C: 13 e 14 (natação e corrida)
Jovem D: 11 e 12 (natação e corrida)
Jovem E: De 10 para baixo (natação e corrida)

FOTOS: ClickSports

VEJA TAMBÉM

Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013
Enrico Ortolani mostra sua força de superatleta
Yane Marques recebe certificado da Bolsa Pódio
Pentatlo Moderno em Tóquio 2020 será diferente de 1964

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro