» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros vão às semifinais da Copa do Mundo da Turquia

Danilo Fagundes foi um dos três pentatletas que fizeram a melhor pontuação dentre os 70 competidores da qualificação masculina

09/06/2022 10h07
Odenir Fonseca

Os brasileiros Danilo Fagundes, 34, e Isabela Abreu, 27, avançaram para as semifinais da quarta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada em Ancara, na Turquia. No evento masculino, Danilo foi um dos três pentatletas, dentre 70 nomes, que fizeram a maior pontuação da prova, 1.173 pontos. Na qualificação feminina, Isabela se classificou em 34º, depois de somar 1.026 pontos.

Os outros dois competidores da disputa masculina que somaram 1.173 pontos, além de Danilo, foram o medalhista de bronze em Tóquio 2020, o sul-coreano Woongtae Jun, 26, e o medalhista de prata da segunda etapa da Copa do Mundo deste ano, o italiano Giuseppe Mattia Parisi, 27.

Esta é a segunda vez que Danilo e Isabela ficam entre os 36 semifinalistas da Copa do Mundo. A primeira ocasião do carioca foi na segunda etapa do torneio, em maio, em Budapeste, Hungria; já Isabela avançou pela primeira vez à semifinal da Copa na terceira etapa, realizada também em maio, em Albena, Bulgária.

As provas da Copa do Mundo da Turquia estão sendo realizadas no Ginásio Esportivo M. Sait Zarifoğlu (ranqueamento da esgrima) e no Clube Equestre de Ancara (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Assim como nos outros torneios do Pentatlo Moderno, o hipismo só estará presente nas finais.

A qualificação do Danilo aconteceu nesta quarta-feira, 8, e reuniu 70 pentatletas de 24 países. Eles foram divididos em dois grupos com 35 nomes, cada. Danilo ficou na segunda bateria.

Nas provas, o carioca conquistou 232 pontos na esgrima; nadou os 200 metros estilo livre em 2min09s85, que foram convertidos em 291 pontos; e terminou as cinco séries de 600 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo do laser-run em 10min50s19, que lhes garantiu 650 pontos. Ele cruzou a linha de chegada de mãos dadas com Giuseppe Parisi, com quem treina na Itália.

Já a qualificação feminina, realizada na terça-feira, 7, contou com 58 competidoras de 22 países. Ela também foi dividida em dois grupos, e Isabela ficou no segundo.

No evento, a paranaense conquistou 222 pontos na esgrima, cravou 2min22s36 na natação, que lhes renderam 266 pontos, e completou o laser-run em 12min42s, que foram convertidos em 538 pontos.

Semifinais

Já teve disputa das semifinais femininas nesta quarta, com a realização do ranqueamento da esgrima. Dos dois grupos do evento, Isabela ficou no segundo, e até o momento tem 195 pontos após a primeira prova de luta com a espada.

A paranaense volta às arenas de Ancara nesta quinta-feira, 9, para a natação, a esgrima bônus e o laser-run.

Já Danilo encarou o ranqueamento de sua semifinal nesta quinta, assegurando 232 pontos na prova. Nesta sexta, 10, ele vai disputar a natação, a esgrima bônus e o laser-run. Dos dois grupos do evento, ele está no primeiro.

Novo formato

A Copa do Mundo da Turquia é a quarta competição realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com o novo formato da modalidade. Até então, as disputas do esporte reuniam uma qualificação e uma final com 36 pentatletas. Agora, os eventos têm qualificação, semifinais com 36 nomes e finais com 18.

Além disso, as cinco provas das finais são realizadas em apenas 1h30, diferentemente das antigas cerca de quatro horas. Nos Jogos Olímpicos, o novo formato do Pentatlo Moderno vai estrear em Paris 2024.

Danilo foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Já Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Os dois fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Eles ainda recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

CALENDÁRIO DA COPA DA TURQUIA

Quinta-feira (9 de junho): Natação, esgrima bônus e laser-run das semifinais femininas; e ranqueamento da esgrima das semifinais masculinas

Sexta-feira (10 de junho): Natação, esgrima bônus e laser-run das semifinais masculinas

Sábado (11 de junho): Finais feminina e masculina

Domingo (12 de junho): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro