» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam do 1º laser-run virtual

País teve 12 pentatletas inscritos no torneio, que contou com 801 inscritos

07/05/2020 16h24
CBPM

O Brasil marcou presença na primeira edição do laser-run virtual organizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), que está sendo um sucesso. Dos 801 pentatletas de 52 países inscritos na competição, 12 são brasileiros. O destaque da nossa delegação foi o carioca Danilo Fagundes, de 32 anos, que ficou em 11º em sua disputa (Júnior e Sênior), que reuniu 70 competidores.

Danilo cravou 2min17s70 em sua série, pouco mais de 3 segundos a mais do último classificado para a final, o egípcio Ahmed Algendy, 20, que marcou 2min14s78 e foi o sexto colocado da bateria. O pentatleta africano foi ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, é o atual vice-campeão Mundial Júnior e foi o campeão do torneio em 2018.

Dos seis grupos do #LaserHomeRun, o Brasil esteve presente em quatro deles. Além de Danilo, o país também esteve representado por Marilyn Silva (Master 40+); Luciana Guimarães e William Muinhos (Jr. e Sênior); João Victor Acioly (Sub-19); e Ana Clara Bezerra, Ana Clara Ferreira, Francisco dos Santos, Isabela Zucchi, Kaio Ribeiro, Maria Eduarda Costa e Rômulo Bandeira (Sub-15).

Os eventos do torneio virtual começaram na segunda e terça-feira, 4 e 5, com as qualificações em cada categoria, e as finais estão sendo realizada nesta quinta, 7.

O TORNEIO

O #LaserHomeRun foi criado pela UIPM para manter os pentatletas ativos e unidos durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A prova de tiro a laser alternada com corrida é tradicionalmente a última nas disputas do Pentatlo Moderno.

Para o torneio virtual, a prova sofreu alterações, principalmente na corrida. O percurso, que chega a 800 metros em cara série, foi substituído por polichinelo, agachamento de salto (jumping squat) ou levantamento de joelhos (high knees), dependendo da categoria.

Dentre os 801 inscritos, o atleta mais novo tem seis anos e o mais velho 83, o dinamarquês Erik Pock. Três medalhistas olímpicos competiram: o russo Anatoli Starostin (ouro individual e por equipes em Moscou 1980 e prata por equipes em Barcelona 1992); a francesa Elodie Clouvel (prata em Rio 2016); e a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (bronze em Pequim 2008).

Do total de pentatletas inscritos, 52% são homens e 48% mulheres. A Inglaterra foi o país com mais participantes, com 93 atletas do sexo feminino e 83 do masculino, totalizando 176 nomes.

Brasileiros na disputa

MASTER 40+
Marilyn Silva

SÊNIOR
Danilo Fagundes
Luciana Guimarães
William Muinhos

SUB-19
João Victor Acioly

SUB-15
Ana Clara Bezerra
Ana Clara Ferreira
Francisco dos Santos
Isabela Zucchi
Kaio Ribeiro
Maria Eduarda Costa
Rômulo Bandeira


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro