» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam da Copa do Mundo dos EUA

22/02/2017 13h01
CBPM


Competição abriu o calendário anual da modalidade, nesta quarta, 22, iniciando o ciclo olímpico para Tóquio 2020

O Pentatlo Moderno iniciou sua corrida rumo aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nesta quarta-feira, 22, nos Estados Unidos. A ocasião foi a abertura da primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade olímpica, que começou a ser disputada em Los Angeles, na Califórnia. O torneio começou com a qualificação masculina, reunindo 64 pentatletas de 19 países, dentre eles os brasileiros Danilo Fagundes e Felipe Nascimento.

Os dois encararam uma disputa bem acirrada com grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, mas não conseguiram ficar entre os 36 finalistas. O carioca Danilo, que completa 29 anos no próximo domingo, 26, ficou em 58º, depois de somar 880 pontos. O pernambucano Felipe, líder do ranking nacional aos 23 anos, foi o 59º, com 870 pontos.

Na qualificação desta quarta, os competidores foram divididos em dois grupos com 32 pentatletas, cada. Danilo ficou na bateria A e Felipe na B. A programação não contou com o hipismo, que só é disputado nas disputas finais da modalidade.

Terceiro mais rápido no laser-run

Na esgrima, Danilo não pontuou e Felipe venceu 14 duelos com a espada, somando 201 pontos.

Na natação, Felipe cravou os 2min09s45, somando 292 pontos; e Danilo terminou os 200 metros estilo livre em 2min18s27 (274).

No laser-run, Danilo fez o terceiro melhor tempo dentre todos os 64 competidores. Ele terminou as quatro séries de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida em 11min34s61, conquistando 606 pontos. Felipe completou a prova em 15min23s53 (377).

“Tive um tempo aceitável na natação para o começo do ano e no combinado tive fortes câimbras nas pernas, o que me prejudicou muito. Mas acontece! Bola para frente porque o ano está só começando”, Felipe reforça.

Três medalhistas olímpicos

A disputa em Los Angeles contou também com os medalhistas de ouro e prata de Rio 2016, o russo Aleksander Lesun, 28, e o ucraniano Pavlo Tymoshchencko, 30. Também estiveram presentes o campeão de Londres 2012, o tcheco David Svoboda, 31; o medalhista de bronze no último mundial, o sul-coreano Jinhwa Jung, 27; o atual campeão da Final da Copa do Mundo, o britânico James Cooke, 25; e os campeões das finais das copas de 2012 e 2011, o russo Ilia Frolov, 32, e o húngaro Robert Kasza, 29.

Depois da qualificação, os homens encaram a grande final entre eles na sexta, 23. Nesta quinta, 23, acontece a qualificação feminina, com a final no sábado, 24. A Copa do Mundo dos Estados Unidos se encerra no domingo com o revezamento misto. O Brasil não tem representantes nas disputas entre as mulheres e no relay.

Danilo e Felipe foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e a formação de novos nomes na modalidade. Os dois também são beneficiários do Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Felipe ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), como Terceiro Sargento da Aeronáutica.

COPA DO MUNDO DOS EUA

Quarta (22 de fevereiro): Qualificação Masculina
Quinta (23 de fevereiro): Qualificação Feminina
Sexta (24 de fevereiro): Final Masculina
Sábado (25 de fevereiro): Final Feminina
Domingo (26 de fevereiro): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro