» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam da Copa do Mundo dos EUA

28/03/2018 12h21
CBPM


Brasileiros estão entre os 152 pentatletas dos 29 países que competem no torneio, em Los Angeles

A Copa do Mundo de Pentatlo Modernos dos Estados Unidos deu início, nesta segunda-feira, 27, às suas disputas. O torneio começou com a semifinal feminina, seguida da masculina, na terça, 28. Nos dois primeiros eventos da competição, que está sendo realizada em Los Angeles, na Califórnia, estiveram presentes 152 pentatletas de 29 países. Um número bem elevado para uma etapa de Copa do Mundo da modalidade. Esta é a segunda qualificação do torneio em 2018, que já passou pelo Egito, no início do mês, quando contou com 135 nomes.

Na competição em solo norte-americano, o Brasil esteve representado por Priscila Oliveira, 29, e William Muinhos, 24. Com o forte nível da competição, os brasileiros não conseguiram ficar entre os 36 finalistas. A pernambucana foi a 51ª, com 911 pontos, dentre 67 competidoras de sua disputa, enquanto o carioca foi o 58º da sua (1.069), que envolveu 85 pentatletas.

Os brasileiros e os demais competidores enfrentaram as provas das semifinais da Copa do Egito no Claremont Club (natação) e no Fairplex (esgrima e laser-run). O hipismo não foi disputado nos dois primeiros dias, pois só entra no programa Pentatlo Moderno nas finais.

Em seu evento, Priscila conquistou 194 pontos na luta com a espada da esgrima. Na natação, a pernambucana nadou os 200 metros estilo livre em 2min19s34, que foram convertidos em 272 pontos. No laser-run, a número 1 do ranking nacional completou as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida em 14min15s, assegurando 445 pontos.

Na disputa masculina, William conquistou 201 pontos na esgrima e nadou em 2min12s30 (285). No laser-run, o número 1 do ranking nacional cravou os 12min07s80 (573).

Competição acirrada

A Copa do Mundo dos Estados Unidos conta com vários nomes de peso do Pentatlo Moderno. Dentre eles, alguns medalhistas olímpicos. É o caso do campeão olímpico de Rio 2016, o russo Aleksander Lesun, e do húngaro Adam Marosi, bronze em Londres 2012.

Além deles, também estão em Los Anglees os sul-coreanos Jung Jinhwa, quarto do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e atual campeão mundial, e Jun Woongtae, terceiro melhor do mundo; o inglês Jamie Cooke, campeão da Final da Copa do Mundo de 2016; o italiano Riccardo de Luca, ouro na Final da Copa de 2015; e o guatemalteco Charlez Hernandez, ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Rússia no pódio

E as primeiras medalhas da Copa dos EUA já saíram! Nesta quarta, as mulheres encararam a final feminina e a russa Gulnaz Gubaydullina ficou com o ouro após somar 1.359 pontos. A prata foi para a italiana Alice Sotero (1.352) e o bronze para a húngara Tamara Alekszejev (1.341).

Nesta sexta é a vez da final entre os homens, que terá 36 competidores de 19 países. Dentre os finalistas estão, além de quase todos já citados acima, o polonês Jaroslaw Swiderski, bronze na última Final da Copa do Mundo; o casaqui Pavel Ilyashenko, bronze na Final da Copa de 2015; o russo Alexander Lifanov, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014; e o chileno Esteban Bustos, bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011.

O brasileiro William Muinhos foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele e Priscila Oliveira recebem a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. O carioca ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro