» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros conquistam 4 medalhas em Santiago 2014

09/03/2014 19h11
CBPM


Brasil ficou com 4 dos 6 lugares nos pódios dos eventos da modalidade que aconteceram neste fim de semana; destaques para os ouros de Yane Marques e Felipe Nascimento

O Brail conquistou quatro das seis melhadas das disputas individuais do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, neste fim de semana. Yane Marques e Felipe Nascimento ficaram com ouro, Danilo Fagundes prata e Priscila Oliveira bronze. As disputas reuniram 15 mulheres no sábado, 8, e 20 homens hoje, 9. O Brasil ainda esteve representado por Larissa Lellys, 6ª na prova feminina com 1.222 pontos, e Luis Magno, 4º na disputa masculina (1.987).

Os 35 pentatletas dos oito países representados nos dois eventos passaram pelas provas de esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida na Escola Militar de Santiago, mesmo local que sediou o último Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, em outubro passado. Esta é a primeira vez que a modalidade olímpica participa dos Jogos Sul-Americanos.

Ontem, Yane Marques liderou durante todo o dia o evento entre as mulheres dos sete países presentes. A número 5 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) somou 1.364 pontos, 56 a mais do que a medalhista de prata, a chilena Javiera Rosas (1.308). Priscila Oliveira acumulou 1.279 para garantir o terceiro lugar.

“Minha atuação fui muito boa. Não compito com favoritismo. O hipismo é sempre uma incógnita, entre outras provas, e seria hipócrita de não reconhecer os resultados das outras atletas sul-americanas”, Yane destacou após a vitória.

A pernambucana começou o dia com 23 vitórias e apenas 5 derrotas na esgrima, o que lhe garantiu 274 pontos. Larissa teve o quinto melhor desempenho na luta com a espada, com 16 lutas ganhas e 12 perdidas (218). Já Priscila foi a 10ª na primeira prova da disputa, com 11 vitórias e 17 derrotas (178).

Na natação, a vitória de Yane se deu depois que a medalhista olímpica cravou o tempo de 2min15s60 e somou 294 pontos. Nos 200 metros estilo livre, Priscila veio logo depois com 2min16s53 (291) e Larissa em terceiro, 2min20s22 (280).

No hipismo, Yane e a argentina Ailen Cisneros foram as únicas que conseguiram a pontuação máxima da prova (300). Priscila fez o sexto melhor desempenho nos saltos dos obstáculos com o cavalo (296) e Larissa o oitavo (285).

Yane largou na última disputa, o combinado, apenas 19s a frente da futura medalhista de prata, a chilena Javiera Rosas. Durante a prova, a brasileira aumentou a diferença entre elas e cruzou a linha de chegada com folga, 56s antes da atleta local (13min24), garantindo 496 pontos. Priscila largou em quinto e correu atrás para conquistar o bronze, terminando a prova mais rápida do que a conterrânea, em 13min06 (514). Já Larissa completou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 14min21s (439).

Chegada emocionante entre os homens

Se Yane Marques cruzou a linha de chegada da disputa feminina do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos do Chile com larga vantagem da segunda colocada, a disputa masculina deste domingo foi totalmente diferente. Ao longo das três primeiras provas do dia, os 20 pentatletas dos oito países presentes se revezavam entre as posições e o combinado proporcionou muita emoção para quem estava acompanhando o evento.

O dia começou com o chileno Esteban Bustos, que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, vencendo a esgrima com 30 vitórias, oito derrotas e conquistando 268 pontos. Danilo Fagundes foi o melhor brasileiro com o terceiro melhor desempenho na luta com espadas após 24 lutas ganhas e 14 perdidas (232). Luis Magno foi o quarto com 22 vitórias e 16 derrotas (220) e Felipe Nascimento o 10º após se sair melhor em 20 combates e pior em 18 (208).

Na natação, o argentino Leandro Silva foi o melhor nadando os 200 metros estilo livre em 2min03s03, garantindo 331 pontos. Luis fez o quinto tempo, 2min0750 (318), Felipe o sétimo, 2min08s16 (316), e Danilo o nono, 2min11s25 (307).

No hipismo, Luis e Danilo foram dois dos quatro únicos pentatletas que conquistaram a pontuação máxima da prova, 300 pontos. Felipe teve o sexto desempenho (295).

Na largada do evento combinado, o chileno Esteban Bustos saiu na frente, seguido do venezuelano Julio Luna. Danilo, Luis e Felipe foram os terceiro, quarto e quinto, respectivamente. A diferença entre o chileno e o brasileiro que iria ser o futuro campeão era de 49s. Já o venezuelano largou 27s a frente de Felipe. Enquanto os então líderes não conseguiram segurar a larga vantagem que tinham, os brasileiros ‘voaram baixo’.

Superando as diferenças de seus adversários, Felipe e Danilo proporcionaram uma emocionante disputa pela primeira medalha masculina do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos. Os dois cruzaram a linha de chegada praticamente juntos e o pernambucano ganhou do carioca por uma diferença de apenas 1s. Felipe somou 1.447 pontos, Danilo 1.446 e Esteban Bustos, que ficou com o bronze, 1.437.

“Comecei a disputa inseguro, mas cresci e dei o meu melhor. Finalmente consegui na última corrida. Agora, espero poder buscar a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, participando de campeonatos mundiais, e um lugar nos Jogos Pan-Americanos”, destaca o campeão dos Jogos Sul-Americanos.

Nesta segunda, 10, o Pentatlo Moderno realiza sua última disputa nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 com o revezamento misto. Seis duplas vão participar do evento e o Brasil estará representado por Danilo Fagundes e Priscila Oliveira.

Dos seis pentatletas brasileiros presentes no Chile para os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, cinco recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministéro do Esporte. Larissa, Priscila, Yane e Luis também fazem parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desporto do Exército (CDE); elas como Terceiro Sargento e ele como Primeiro Tenente. Yane ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro