» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiro será no Parque Olímpico de Deodoro, RJ

18/09/2013 18h48
CBPM


No dia 5 de outubro, competição vai reunir mais de 100 pentatletas no local onde serão disputadas as provas da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016

Faltando pouco menos de três anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, alguns locais que vão sediar grandes disputas do torneio já estão em plena atividade. É o que acontece com o Pentatlo Moderno. Enquanto a área que receberá os eventos da modalidade no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da cidade, aguarda os mais de 1 mil dias que faltam para a competição, muitos eventos já movimentam a região que terá as provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida daqui a três anos. Como é o caso do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, que vai acontecer em 5 de outubro.

Realizado anualmente, o Brasileiro de Pentatlo Moderno é a principal competição da modalidade no país e mais uma vez vai reunir grandes nomes do esporte no Rio. Nele, acontecem disputas em todas as categorias do Pentatlo Moderno (Sênior, Júnior e Jovem (da A até E)). Neste ano, o torneio deve receber cerca de 100 pentatletas de mais de cinco estados. Em 2012, a competição quebrou seu recorde com 112 participantes de cinco unidades da federação.

“A área de Deodoro é bastante aproveitada pela Confederação Brasileira e vamos continuar utilizando-a cada vez mais já pensando nos Jogos de 2016. Com a boa localização que a região tem, realizar ali o Brasileiro será uma ótima oportunidade para que tenhamos mais público e os atletas vejam como é o Pentatlo Moderno em suas diversas categorias”, destaca Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

As instalações do Pentatlo Moderno em Deodoro existem desde 2007, quando o Ministério do Esporte investiu na região para realizar os Jogos Pan-Americanos daquele ano na cidade. Desde então, o Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques abriga o centro de treinamento da Confederação Brasileira na capital fluminense e recebe inúmeras competições nacionais e internacionais a cada ano.

Neste ano e no ano passado, o local sediou um dos principais torneios do Pentatlo Moderno: a Copa do Mundo. Deodoro realizou, nestes dois anos, a segunda etapa da competição, recebendo grandes nomes na modalidade, dentre eles vários medalhistas olímpicos. Em 2009, o local já havia realizado a Final da Copa do Mundo. Em 2010, foi responsável pelo Pan-Americano e em 2011 realizou tanto o Sul-Americano quanto as provas do Pentatlo Moderno nos Jogos Mundiais Militares.

Já o Campeonato Brasileiro não acontece em Deodoro desde 2010. Nos dois últimos anos, ele foi realizado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na Região Sul-Fluminense.

“Resende sediou os brasileiros de 2008, 2009, 2011 e 2012, enquanto Deodoro o de 2010. Para este ano, esperamos ter uma boa competição e que os atletas mostrem evolução em relação ao ano passado”, espera Celso.

RJ, SP e PE se destacam

Dos estados que vão participar do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno deste ano, três se destacam. Dos cerca de 100 competidores que participarão do torneio, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco deverão ser os responsáveis por aproximadamente 70% deles. É justamente nestes estados que a Confederação Brasileira mantém o PentaJovem, projeto de revelação e formação de novos nomes na modalidade.

Tanto os representantes de São Paulo, quanto de Pernambuco, e principalmente do Rio se animam com a competição marcada para ser realizada em Deodoro.

“Sou suspeito para falar, pois uma competição em casa é sempre importante. Os atletas se sentem mais motivados, tendo a família e o fator casa a seu favor. Mas se não treinarem, nada disso adianta”, comemora Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio de Janeiro.

Segundo o técnico, os treinos da delegação carioca estão em fase final e ele torce para uma “excelente apresentação em casa”.

Para Michael Cunningham, coordenador-técnico da CBPM em Pernambuco, a proximidade das arenas onde serão disputadas as cinco provas do Brasileiro deste ano é o mais animador quando se fala na realização do torneio em Deodoro. Ele também conta como está a preparação da equipe pernambucana para as disputas.

“A equipe está treinando bem e vamos com grande qualidade para mais um Brasileiro que a cada ano aumenta o seu nível técnico. O Pentatlo Moderno do Brasil tem melhorado bastante em todos os sentidos e é normal que as disputas sejam a cada ano mais acirradas. Em 2013, creio que seja uma das edições mais disputadas dos últimos anos”, acredita Michael.

O presidente da Federação Paulista de Pentatlo Moderno (FPPM), Evandro Rodrigues, também elogia a escolha de Deodoro para sediar o Brasileiro deste ano. Para ele, o local já vem realizando competições das mais importantes e complexas para a modalidade e “tem demonstrado condições e estrutura necessárias para recebê-las”.

Ao falar da preparação da delegação paulista, o dirigente salienta a divisão nos treinamentos de acordo com o nível dos competidores.

“Os treinos estão divididos entre os atletas mais experientes que treinam ainda de forma independente e o centro de treinamento e formação de atletas em Indaiatuba, onde possuímos apoio da Prefeitura local”, Evandro contrapõe.


CONSULTE O CONVITE DA COMPETIÇÃO


VEJA TAMBÉM

Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan
Pentatlo em Tóquio 2020 será diferente de 1964
Simone Lima se divide entre o Pentatlo Moderno e o Naval

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro