Luis Magno é o único representante do país na competição que vai reunir os principais nomes do Pentatlo Moderno mundial na Itália
As disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara mal acabaram e pentatletas das Américas e de outros continentes têm um novo desafio internacional. No próximo fim de semana, 36 feras da modalidade em todo o mundo vão se reunir na Itália para o torneio “Campeão dos Campeões”. Luis Magno é o único brasileiro na competição e vai encarar o desafio masculino no domingo, dia 30, contra 17 adversários.
O atual 26º melhor do mundo embarcou nesta terça-feira, dia 25, para a cidade italiana da Sicília, onde vão acontecer as provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida da disputa. Na Europa, enfrentará, dentre outros, o atual número um do ranking mundial, o russo Aleksander Lesun, e o campeão da Final da Copa do Mundo deste ano, o húngaro, Robert Kasza.
“Quando recebi o convite, fiquei muito feliz em saber que teria a oportunidade de participar de uma competição desse nível com tantos nomes importantes do Pentatlo Moderno mundial. Apesar de estar muito próximo dos Jogos Pan-Americanos, não quis abrir mão dessa chance”, conta o atleta.
Magno foi escalado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para o “Campeão dos Campeões” por ter conquistado o último Campeonato Sul-Americano, realizado em junho passado, no Rio de Janeiro. De todo o continente, além dele, estão apenas o argentino Emanuel Zapata, atual vice-campeão Sul-Americano, e o mexicano Jorge Abraham Camacho, vencedor do Campeonato Norceca (das Américas do Norte e Central), que serviu como o pré-Pan da modalidade em Guadalajara, também em junho.
Aos 24 anos de idade, Luis Magno tem se mostrado como uma bela surpresa para o Pentatlo Moderno brasileiro. Com pouco mais de dois anos na modalidade, já se tornou o principal pentatleta do país. De carreira militar, o Primeiro Tenente do Exército Brasileiro está no esporte desde a infância. Da natação, que começou a praticar com seis anos, passou pelo judô, futebol, ginástica olímpica e o polo aquático até chegar ao Pentatlo. O paulista pensa no “Campeão dos Campeões” com os pés no chão.
“Acredito que esse torneio está muito forte e as expectativas são de melhorar minhas marcas pessoais, principalmente na esgrima e no combinado, e lutar por uma boa posição ao final de prova”, revela.
No recém-disputado Pan de Guadalajara, o brasileiro ficou em 11º na competição. As emoções de uma estreia em um Pan-Americano foram bem intensas. Ainda mais com quatro vagas olímpicas em jogo.
“O Pan com certeza foi um pouco abaixo do que estávamos esperando e para o que treinei. Comecei mal na esgrima e acho que isso influenciou um pouco o resultado durante toda a prova. Acho que a pressão e a ansiedade de participar dos Jogos pesou um pouco. Com certeza esperava pelo menos buscar a vaga olímpica”, acrescenta.
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados