» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiro terá evento teste do novo formato do Pentatlo Moderno

Será a primeira vez que o torneio acontecerá desde o início da pandemia; provas começam nesta sexta, 19, e vão até sábado, 20, em Resende, no Sul Fluminense

18/11/2021 22h34
Odenir Fonseca

Brasileiro de 2016 também foi disputado na Aman

Os principais pentatletas do país vão estar reunidos nesta sexta-feira, 19, e sábado, 20, em Resende, no Sul Fluminense, para o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno. Será a primeira vez que o torneio acontecerá desde o início da pandemia. Além das provas nas principais categorias da modalidade olímpica, haverá um evento teste para o novo formato do Pentatlo Moderno, que passará a fazer parte de todas as disputas do esporte no que vem.

O Brasileiro vai reunir cerca de 50 pentatletas de seis equipes (Academia Militar das Agulhas Negras-Aman, Colégio Militar de Curitiba-CMC, Comissão de Desportos do Exército-CDE, PentaJovem-Recife, PentaJovem-Rio e PentaJovem-Santos). PentaJovem é o projeto desenvolvido pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

O torneio também contará com a presença do uruguaio Bryan Blanco, 23, e receberá a guatemalteca Ana Ruth Orellana, delegada técnica da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Todas as provas vão acontecer na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que já sediou a competição em anos anteriores.

“Essa edição do Brasileiro está sendo aguardada com bastante ansiedade depois de um período de espera muito grande por causa da pandemia. Todos sabem da importância de ter um evento onde todos os pentatletas do país participem”, destaca Gilberto Marques, diretor técnico da CBPM.

Além das medalhas nas principais categorias do Pentatlo Moderno (Sênior, Júnior, Sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11), o Brasileiro deste ano também servirá como preparação para os pentatletas do país para os Jogos Pan-Americanos Cali 2021, que começam no fim do mês, na Colômbia; e para o Campeonato Pan/Sul-Americano, em dezembro, na Argentina.

No primeiro dia de disputas, na sexta, vão acontecer todas as provas das categorias Sênior, Júnior e Sub-19. No sábado, será a vez das categorias Sub-17, Sub-15, Sub-13 e do evento teste do novo formato do Pentatlo Moderno.

“A tendência é que o Brasileiro deste ano tenha uma disputa mais acirrada e se alcance melhores resultados em relação a edições anteriores. Os técnicos e treinadores terão a oportunidade de avaliarem o desenvolvimento de seus atletas e verificar se tudo o que foi trabalhado nesse período atendeu às suas expectativas”, acrescenta Gilberto.

Evento teste

No Brasileiro, a CBPM vai aproveitar a presença dos principais pentatletas do país para fazer um evento teste do novo formato da modalidade. Estreante nas Olimpíadas a partir de Paris 2024, a nova dinâmica das disputas do Pentatlo Moderno prevê a realização de uma prova qualificatória e de uma final, com até 18 pentatletas.

Essa mudança vai tornar a modalidade mais dinâmica, permitindo que a disputa de um torneio do esporte aconteça em 1h30. Atualmente, todas as cinco provas do esporte juntas somam de 4h.

Até então, as disputas do Pentatlo Moderno começam pela natação, passam pela esgrima, hipismo até o laser-run, até que todos os competidores realizem as provas. No novo formato, haverá a seguinte ordem e duração.

Hipismo: 20 minutos
Esgrima: 15 minutos
Natação: 10 minutos
Laser-run (corrida e tiro): 15 minutos

BRASILEIRO DE PENTATLO MODERNO

Data: Sexta-feira, 19, e sábado, 20
Local: Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), Resende, RJ

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (19 de novembro) – Sênior, Júnior e Sub-19

9h: Hipismo (Seção de Equitação)
11h: Natação (Seção de Educação Física)
12h30: Ranqueamento da esgrima (Seção de Educação Física)
15h: Esgrima bônus (Seção de Educação Física)
15h30: Laser-run (Seção de Educação Física)

Sábado (20 de novembro) – Sub-17, Sub-15, Sub-13 e evento teste

10h: Hipismo (Seção de Equitação)
10h55: Esgrima bônus (Seção de Educação Física)
11h20: Natação (Seção de Educação Física)
11h40: Laser-run (Seção de Educação Física)
Cerimônia de premiação


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro