» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiras vão participar da Final da Copa

02/06/2014 22h32
CBPM


Após quatro etapas, brasileiras se classificaram entre as 36 finalistas do torneio, que começa nesta sexta, 6, na Flórida, nos Estados Unidos

O circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2014 se encerra neste fim de semana com a grande decisão do torneio, em Sarasota, nos Estados Unidos. Depois de quatro etapas realizadas em todo o mundo, 72 pentatletas de mais de 20 países vão se reunir na cidade do estado da Flórida para a principal disputa da competição. O Brasil estará representado no evento feminino com Priscila Oliveira e Yane Marques.

É a segunda Final de Copa do Mundo seguida das brasileiras, a terceira da carreira de Priscila e a sexta de Yane. Com disputas já no primeiro dia da competição, na sexta, as pernambucanas viajaram para os Estados Unidos nesta terça-feira, 3. Ambas encerraram a preparação para o torneio no Colégio Militar de Curitiba.

“Nossa passagem por Curitiba foi excelente. Finalizamos nossa preparação em um dos melhores lugares para se treinar o Pentatlo Moderno no Brasil. As instalações do colégio e até mesmo o hotel de trânsito onde estivemos eram de ponta”, destaca Yane, que acabou de subir para a 3ª colocação no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Para chegar à Final da Copa do Mundo, a medalhista olímpica participou de três das quatro qualificações realizadas. Na primeira, em fevereiro, no México, não pontuou, assim como as demais pentatletas, já que a competição foi interrompida. Na segunda, em abril, no Egito, foi a 14ª. E na terceira, no mesmo mês, na China, foi a 7ª. Como já havia se garantido na grande decisão, nos Estados Unidos, apenas com os dois resultados, pode optar por não participar da quarta etapa, em maio, na Hungria.

Com os resultados conquistados nas duas etapas da Copa do Mundo nas quais pontuou, Yane terminou o ranking do torneio em 12º lugar, se classificando para a grande final com larga folga.
Mas a número 1 do país sabe que todas as 36 finalistas de seu evento estarão em condições iguais nos Estados Unidos.

“Meu desempenho nas etapas foi o suficiente para a minha classificação e fico feliz por isso. Agora, zerou tudo. Quero estar bem na competição para, à princípio, melhorar meus índices. Se eu fizer o que treinei, já estarei satisfeita. Estou numa boa fase de treinos e quero aproveitar esse momento”, sinaliza Yane, que ficou em 8º na Final da Copa do Mundo do ano passado.

Priscila e Yane foram reveladas no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco. As duas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio do projeto. As pernambucanas também fazem parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Elas ainda integram o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Calendário da Final da Copa do Mundo de 2014

6 de junho (sexta): Disputa Feminina
7 de junho (sábado): Disputa Masculina
8 de junho (domingo): Revezamento Misto

As brasileiras nas etapas da Copa do Mundo de 2014

YANE MARQUES
1ª etapa (Fevereiro, México): Sem pontuação
2ª etapa (Abril, Egito): 14ª
3ª etapa (Abril, China): 7ª

PRISCILA OLIVEIRA
1ª etapa (Fevereiro, México): Sem pontuação
2ª etapa (Abril, Egito): 29ª
3ª etapa (Abril, China): 27ª
4ª etapa (Maio, Hungria): 48ª

As brasileiras em finais de Copa do Mundo

YANE MARQUES
2008 (Portugal): 17º
2009 (Brasil): Prata
2011 (Inglaterra): 16º
2012 (China): Bronze
2013 (Rússia): 8ª

PRISCILA OLIVEIRA
2009 (Brasil): 24º
2013 (Rússia): 33ª

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro