Tradicional torneio de Pentatlo Moderno da capital russa acontece neste fim de semana; Yane está de olho no bicampeonato
Mal acabou a Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, no último fim de semana, nos Estados Unidos, e as brasileiras Priscila Oliveira e Yane Marques já têm um novo desafio pela frente. Depois de participarem de uma das principais competições do calendário anual da modalidade olímpica, as duas brasileiras embarcaram para Moscou, onde estarão, neste fim de semana, na Copa Kremlin.
O torneio é uma tradicional disputa realizada anualmente na Rússia e conta apenas com pentatletas locais e alguns convidados pela federação russa. Será o segundo ano consecutivo que as brasileiras estarão na competição. Elas encaram a disputa feminina já na estreia do evento, no sábado, 14.
“Mais uma vez fomos convidadas e aceitamos. A Kremlin Cup está no meu planejamento anual de competição, que é desenhado pela minha comissão técnica”, conta Yane, que ocupa a terceira colocação do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).
Em Moscou, a medalhista olímpica vai atrás do bicampeonato do torneio russo, já que no ano passado ocupou o lugar mais alto do pódio ao conquistar a medalha de ouro. Assim como a pernambucana, outras grandes pentatletas foram convidadas para a competição. Dentre elas duas campeãs olímpicas: a alemã Lena Schoneborn (Pequim 2008) e a lituana Laura Asadauskaite (Londres 2012).
Elas também terão a companhia da polonesa Oktawia Novwcka, que foi a grande campeã da Final da Copa do Mundo; da norte-americana Margaux Isaksen, atual medalhista de ouro do torneio Campeão dos Campeões; da húngara Sarolta Kóvacs; e das atletas locais Donata Rimsaite, bronze no último Mundial, e Ekaterina Khuraskina, vice-campeã da Final da Copa do Mundo do ano passado.
Diante de tantos nomes de peso, Yane sabe que a busca pelo bicampeonato na Rússia será uma tarefa difícil. Mas a brasileira é otimista.
“Espero repetir na prova o que venho fazendo nos treinos. Estou numa fase muito boa de preparação e se eu conseguir reproduzi-la na Rússia, será muito bom”, torce Yane.
Priscila e Yane foram reveladas no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco. As duas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. As pernambucanas também fazem parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Elas ainda integram o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Programação da Kremlin Cup
14 de junho (sábado): Disputa Feminina
15 de junho (domingo): Disputa Masculina
As brasileiras na Kremlin Cup de 2013
Yane: Ouro
Priscila: 19ª
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2025 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados