» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileira fica em 10º na Copa dos Estados Unidos

11/03/2012 04h29
CBPM


Brasileira foi a melhor atleta do continente na competição em que a medalha de bronze, a bielorrussa Anastasiya Propopenko, quebrou dois recordes mundiais no tiro

O Pentatlo Moderno mundial viu uma disputa digna de ano olímpico na Primeira Etapa da Copa do Mundo da modalidade, que começou nesta quinta-feira, dia 8, em Charlotte. A competição abriu o calendário de torneios internacionais da modalidade em 2012, reunindo 177 atletas de 36 países no estado norte-americano da Carolina do Norte.

Entre as mulheres, foram 75 competidoras de 28 nações, que passaram pelas disputas de esgrima no Grady Cole Center, de natação no Centro Aquático Mecklenburg County e de hipismo e do evento combinado de tiro e corrida no Estádio Memorial. O Brasil começou com duas competidoras na qualificação feminina no primeiro dia do torneio, Priscila Oliveira e Yane Marques.

Na final feminina, disputada neste sábado, 10, somente Yane competia pelo Brasil ao lado de 35 atletas. A pernambucana terminou sua primeira competição do ano em 10º lugar, depois de somar 5.304. A brasileira foi a melhor do continente americano, deixando para trás a canadense Melanie Mccann (15º) e a norte-americana Michelle Kelly (31º)

Diferentemente das outras competições, Yane teve o seu melhor resultado no hipismo, cumprindo os 15 esforços em quarto lugar. Na apresentação com o cavalo, conquistou 1.196 pontos. Na natação, foi a quinta mais rápida, ao nadar os 200 metros no estilo livre em 2min14s37 (1.188). Na esgrima, conseguiu o 16º desempenho, ao vencer 17 duelos com a espada (808).

A brasileira chegou para disputar o evento combinado em quinto lugar. Na largada da prova, saiu apenas 5s atrás do quarto lugar até então, a húngara Adrieen Toth, e 36s depois da primeira, a inglesa Mhairi Spence. A pernambucana concluiu as três séries de cinco acertos, intercaladas com os três mil metros de corrida, no 19º tempo, 12min02s37 (2.112).

Yane e as outras atletas na disputa viram Anastasiya Propopenko quebrar dois recordes mundiais da modalidade, ambos na prova de tiro. A bielorussa cravou 9s3 em sua última série de disparos, se tornando a mais rápida do mundo em uma única sequencia. O outro recorde foi batido no tempo total dos 15 acertos, dados em 30s4. Na prova, a atleta só errou um dos 16 disparos feitos.

A rapidez na última prova ajudou a europeia a conquistar a medalha de bronze no torneio, ao somar 5.416 pontos. O ouro foi para a atual campeã olímpica e número um do mundo, a alemã Lena Schoneborn (5.492), e a prata para Mhairi Spence (5.456), que repetiu o feito da Primeira Etapa da Copa do Mundo do ano passado, também disputada nos Estados Unidos.

Os homens tiveram sua final neste domingo, 11. A Rússia levou a melhor ao conquistar o ouro com Ilia Frolov, que somou 5.884 pontos, e o bronze com o atual número um do ranking, Aleksander Lesun (5.832). A prata foi para o ucraniano Pavlo Tymoshchenko (5.860).

A Copa do Mundo já está à caminho do Brasil, onde começa nesta quinta-feira, 15, a Segunda Etapa. Até domingo, 18, cerca de 190 pentatletas de mais de 35 países vão se enfrentar no Complexo Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Esta será a terceira vez que o país entra no circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Em 2004, o Rio também sediou a Segunda Etapa da competição naquele ano e em 2009 foi palco da grande final do torneio.

Depois do Rio de Janeiro, a Copa do Mundo segue para Budapeste, na Hungria, onde realiza a Terceira Etapa, de 12 a 15 de abril. Menos de uma semana depois, desembarca em Rustov, na Rússia, para a quarta qualificação, de 19 a 22 de abril. A grande final do torneio acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Chengdu, na China.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro