» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileira está entre as cinco melhores do mundo

01/04/2011 16h47
CBPM

Yane Marques chega a inédita quinta colocação no ranking mundial. Todos os outros atletas brasileiros seguiram a pernambucana, ganhando posições

O Pentatlo Moderno no Brasil nunca esteve em tão bom momento como atualmente. Nos últimos anos, os resultados dos pentatletas brasileiros em competições mundiais alavancaram o esporte no país. Essas importantes conquistas resultaram na inédita quinta colocação da pernambucana Yane Marques no recém-divulgado ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Além dela, todos os demais atletas canarinhos ganharam importantes posições.

A atual fase de Yane Marques é realmente excepcional. A atleta, que é do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) de Recife (PE), o Salesiano/Powerade, é a única pentatleta que já tem vaga garantida para o Pan de Guadalajara. Em outubro, vai tentar o bicampeonato na cidade mexicana, já que foi ouro nos Jogos do Rio, em 2007.

"No Brasil de hoje, poucas atletas de projeção internacional reúnem as qualidades da Yane: dedicação, foco, disciplina, perseverança, humildade, espírito público e desprendimento. Basta uma breve conversa com ela para a pessoa sair encantada com a atenção que ela dispensa. Ela tem um jeito especial de encarar a sua trajetória vitoriosa praticando um esporte tão complexo como o Pentatlo”, revela Helio Meirelles, presidente da CBPM.

Nascida em Afogados da Ingazeira, município a 380 km da capital pernambucana, a pentatleta rapidamente conquistou o povo de Recife. Tanto que no último 21 de março, a Câmara Municipal da cidade aprovou o Projeto de Lei da vereadora Aline Mariano (PSDB-PE) que vai conceder o Título de Cidadã Recifense à pentatleta.

“Posso afirmar que cada degrau que a Yane subir na sua carreira será uma recompensa justíssima pela sua dedicação e pela grande figura humana que é. A Confederação é pequena, com poucos recursos, mas todos nós que trabalhamos na entidade, nos sentimos orgulhosos de colaborar na formação de uma brasileira como ela”, declara Helio.

Revelações se destacam

Seguindo os degraus por onde passa Yane, alguns atletas do Pentajovem, projeto que a CBPM mantém no Rio de Janeiro e em Recife, vêm ganhando posições no ranking mundial a cada nova lista divulgada pela UIPM. A iniciativa da Confederação é hoje um importante investimento na formação de novos atletas do Pentatlo Moderno, sendo um celeiro de descoberta de novos talentos do esporte.

Dentre esses achados está Mariana Laporte. A carioca era a 82ª na última relação da União Internacional e atualmente é a 75ª, com 33 pontos. Ultrapassou sete atletas. Dentre as brasileiras, é a quarta mais bem colocada no ranking mundial.

À frente dela, Yane Marques saiu do sétimo lugar para encabeçar a lista das brasileiras com seu inédito quinto lugar (164 pontos). Logo atrás, aparecem outras duas pentatletas também da equipe Salesiano/Powerade (PE). Priscilla Oliveira saiu da 40ª posição para a 35ª (94 pontos) e Larissa Lellys avançou da 48ª para a 43ª (83). Cada uma ganhou cinco lugares.

No masculino, duas revelações do Pentajovem carioca estão dentre os brasileiros que mais conquistaram posições. Danilo Fagundes se destacou ultrapassando nove atletas. Era o 129º e agora é o 120º, com 23 pontos. Já William Muinhos é o terceiro mais bem colocado do país. Saiu da 72ª colocação para a 65º, subindo sete posições (62 pontos).

No topo dentre os brasileiros, Daniel Santos está no 37º lugar, subindo da 41ª posição (99 pontos). Atrás dele, Luis Magno era o 52º pentatleta mundial e agora é o 48º (48 pontos). Os dois militares da Comissão de Desportos do Exército (CDE-RJ) avançaram quatro posições.

Completam a lista, Maieron Mcdonnell (CDE-RJ) na 87ª posição com seus 40 pontos (estava na 94ª), Aloisio Sandes (Salesiano/Powerade-PE), de 109ª para 102ª (33), e Wagner Romão (CDE-RJ), de 122º para 166º (24).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro