» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileira é a quarta melhor do mundo no Pentatlo

02/07/2011 10h36
CBPM

Yane Marques leva o Brasil a sua melhor colocação no ranking mundial na história da modalidade. Na categoria jovem A, o carioca William Muinhos assume a liderança

O Pentatlo Moderno brasileiro prova mais uma vez que vive um grande momento de consolidação com a conquista de inéditos resultados mundiais. O principal nome do país na modalidade novamente faz história. A pernambucana Yane Marques acaba de assumir a quarta colocação no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). A posição é pioneira para um brasileiro.

O carioca William Muinhos também se destaca ao se tornar o número um da categoria jovem A. Em todo o ranking da UIPM, há seis brasileiros entre os 50 melhores do mundo. Nunca na história da modalidade, tantos pentatletas do país se projetaram desta forma internacionalmente.

Yane, com seus atuais 166 pontos, chegou à quarta colocação saindo da sexta. Ficou atrás somente da francesa Amelie Caze (200 pontos), da russa Donata Rimsaite (186) e da alemã Lena Schoneborn (180), ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Neste ano, a pernambucana já havia feito história chegando à quinta colocação do ranking mundial em março. Na Copa do Mundo da categoria, participou de todas as quatro etapas (Estados Unidos, Itália, Hungria e China), se classificando em quarto lugar geral para a grande final, no próximo fim de semana, na Inglaterra.

Ainda em julho, Yane será uma das brasileiras nos Jogos Mundiais Militares. Também vai representar o país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México.

A atleta faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano-Powerade/PE, e integra a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ).

“A evolução da Yane no cenário mundial foi muito grande. A CBPM contribuiu para isso ao fornecer uma estrutura muito melhor para ela em Recife, principalmente com o parque esportivo do Pentatlo Moderno no Colégio Salesiano”, conta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.

Jovem e promissor

Também se destacando cada vez mais na modalidade, William Muinhos já mostrou ser um forte nome do esporte. No ranking divulgado, o carioca de 17 anos avançou duas posições na jovem A, chegando ao topo da categoria com 92 pontos. Na sênior, é o terceiro melhor brasileiro, em 38º.

Muinhos foi revelado pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos nomes na modalidade. No Sul-Americano deste ano, realizado no início de junho, na capital fluminense, foi o campeão jovem A e medalha de prata júnior.

Outra grande conquista de 2011 para o atleta foi a medalha de prata, ao lado do colega Danilo Fagundes, no revezamento masculino do Campeonato Norceca, disputado no último fim de semana em Guadajara. O evento serviu de teste para as instalações do Pentatlo Moderno dos Jogos de outubro.

“William é um atleta que evoluiu muito rápido e esse crescimento apareceu em todos os rankings da UIPM. Ele é um dos exemplos do trabalho de renovação do Pentatlo Moderno brasileiro, iniciado em 2009 e que já mostra resultados”, destaca Sasaqui.

Neste novo ranking, dentre os seis brasileiros na lista dos 50 melhores, no feminino, além de Yane Marques, estão a pernambucana Priscila Oliveira, em 19º com 144 pontos, e a paraibana Larissa Lellys em 26º (102). Assim como a quarta colocada, as duas fazem parte das equipes Salesiano-Powerade/PE e CDE-RJ.

No masculino, junto com William Muinhos, está o paulistano Luis Magno, em 20º (133), e o gaúcho Daniel Santos, em 35º (96).

Além destes seis, todos os outros brasileiros ganharam posições. E foram grandes saltos. O maior deles foi de Danilo Fagundes (PentaJovem-RJ). O carioca saiu da 145ª posição para a 87ª, com 43 pontos. Depois dele, o que mais avançou foi Wagner Romão (CDE-RJ). O sergipano ultrapassou 52 atletas, chegando ao 81º lugar (53).

Outro grande salto foi de Felipe Nascimento (Salesiano-Powerade/PE), na categoria jovem A. O pernambucano subiu 42 posições, ficando em 10º com 5 pontos.

“O Pentatlo Moderno brasileiro vive hoje o seu melhor momento em toda a sua história. Após um trabalho de pouco mais de dois anos, mostramos que temos grandes possibilidades de classificar quatro atletas para os Jogos Olímpicos de 2012, feito nunca conseguido”, destaca Celso Sasaqui.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro