» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá três representantes no Mundial de Roma

07/05/2012 23h37
CBPM

Priscila Oliveira e Yane Marques já estão em Roma há uma semana. Danilo Fagundes viaja para a Itália nesta terça. Os três estreiam na competição na quinta-feira

A partir desta segunda-feira, dia 7, Roma recebe uma das principais competições do Pentatlo Moderno mundial neste ano. A capital italiana sedia até domingo, 13, o Campeonato Mundial da modalidade, que chega a sua 52ª edição em 2012. Os três primeiros dias do torneio são dedicados aos revezamentos. O Brasil entra no circuito a partir de quinta-feira, 10, para as disputas individuais com Danilo Fagundes, Priscila Oliveira e Yane Marques.

Nos sete dias de competição, serão cerca de 180 pentatletas de mais de 30 países em busca da hegemonia na modalidade. Também estarão em jogo seis vagas para os Jogos Olímpicos de Londres para os medalhistas de ouro, prata e bronze nas disputas individuais masculina e feminina. Caso algum destes já tenha carimbado seu passaporte para o torneio na Inglaterra, fica com a vaga o melhor colocado logo depois.

As brasileiras Priscila Oliveira e Yane Marques estão na Itália desde o início da semana passada. Elas chegaram antes para uma aclimatação nas arenas do Mundial. As duas desembarcaram na capital italiana poucos dias depois de participar da quarta e última etapa da Copa do Mundo, na Rússia.

Priscila comemora o calendário agitado que teve até agora com a participação de três etapas da Copa do Mundo (Estados Unidos, Brasil e Rússia) e o Campeonato Norceca, onde foi a melhor sul-americana.

“Neste ano tive a oportunidade de participar de uma maior quantidade de etapas da Copa do Mundo. Isso foi muito bom para obter experiência e ver a dedicação de que precisamos em ano olímpico. Honestamente meu desempenho não foi como gostaria que tivesse sido. Dei meu máximo em cada etapa, mas não foi suficiente. Vi que ainda tenho muito o que treinar”, conta a pentatleta.

Nas competições que tem participado, a pernambucana está de olho nos melhores resultados possíveis para pontuar o máximo que puder. A estratégia é para ficar bem colocada no ranking olímpico que está sendo montado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), onde serão distribuídas 13 vagas para Londres 2012 em 1º de junho (no feminino).

“Infelizmente me vejo um pouco distante da vaga olímpica pelo fato de ter pontuado pouco nas competições anteriores. No entanto, como a definição dos atletas sai no dia 1º de junho, vou tentar me superar nessa última oportunidade e esperar”, avalia Priscila.

Danilo Fagundes viaja para o encontro das duas brasileiras nesta terça-feira, 8. Será o primeiro Campeonato Mundial que o pentatleta de 24 anos participa. Juntamente com Priscila, o carioca foi o melhor sul-americano do Norceca deste ano, disputado na Guatemala, no início de abril.

O atual campeão Brasileiro e número um do ranking nacional vê nas vagas olímpicas que serão definidas no Mundial um estímulo a mais para competir.

“Estou muito motivado, pois esse campeonato dará três vagas para as Olimpíadas de Londres. Estou treinando muito forte e confiante para as disputas”, revela Danilo.

O Mundial começa com o revezamento feminino nesta segunda, seguido do masculino na terça e do misto na quarta. Na quinta é a vez da semifinal para as mulheres (com final no sábado) e na sexta para os homens (com a grande disputa para eles acontecendo no domingo).

A arena aonde os pentatletas vão encarar os 200 metros estilo livre da natação, o Clube Aquaniene, foi construída em 2009 especialmente para o Mundial de Esportes Aquáticos daquele ano. Na ocasião, Michael Phelps chegou a dizer que a piscina é uma das mais rápidas do mundo, o que pode explicar os vários recordes mundiais quebrados no torneio (43 ao todo).

As provas de esgrima, hipismo (só nas finais e nos revezamentos) e o evento combinado de tiro e corrida serão realizadas no Hipódromo Tor di Quinto. As disputas celebram a volta do Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno para Roma depois de exatos 30 anos (1982).

Dos três brasileiros que vão competir na capital italiana, Yane Marque é a mais tranquila. A pernambucana já está classificada para Londres, vaga garantida por ter sido a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, no México. A pentatleta vem participando de provas do circuito mundial como uma preparação para a competição na terra da rainha.

“Vejo o Mundial como um treinamento de luxo para Londres. Hora de acertar os erros, pois os melhores pentatletas, campeões mundiais e olímpicos estarão aqui. O meu objetivo é ficar o mais bem preparada possível para a competição e quem sabe sair daqui campeã mundial”, visualiza Yane.

SAIBA MAIS

Pentatlo tem vagas em aberto para Londres 2012
Yane Marques fica em quinto na Copa da Rússia
Brasil é o melhor sul-americano no Norceca de 2012


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro