» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá dois nomes na qualificação dos JOJ

15/08/2017 05h33
CBPM


Competição começa no dia 30, no México, junto com o Pan-Americano Júnior da modalidade; ao todo serão distribuídas quatro vagas para o torneio do ano que vem na Argentina

Depois da Europa, é a vez das Américas realizarem a qualificação do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A competição na capital argentina no ano que vem vai contar com 48 pentatletas e quatro deles serão definidos no próximo dia 30 no Campeonato Pan-Americano Júnior da modalidade, em Mérida, no México.

O Brasil estará presente na competição do país da América Central com dois nomes: Maria Ieda Guimarães, 17 anos, e Matheus Romanelli, 18. Será a segunda viagem internacional dos dois talentos do Pentatlo Moderno nacional; a primeira delas foi por ocasião do Sul-Americano Jovem do ano passado, na Argentina. Na ocasião, ela foi prata individual Jovem A e ele prata por equipes e bronze no revezamento misto, também na categoria Jovem A.

“Estou nervoso como se fosse minha primeira viagem para competir fora do país”, o jovem Matheus descreve a sensação do desafio que vai encarar no México. “Os treinamento foram puxados, intensos, doloridos e cansativos, mas tive uma grande melhora”, ele resume sua preparação para o torneio.

De olho em Buenos Aires

Assim como Maria Ieda, na competição do México, Matheus vai atrás das vagas que serão distribuídas para Buenos Aires 2018. Das quatro delas, duas serão para os melhores dentre os países da América do Sul (uma entre os homens e outra entre as mulheres) e as outras duas para os das Américas Central e do Norte.

“Espero sair vitorioso, mas se isso não acontecer, que eu melhore meus resultados pessoais. Sei que o ganho de competição vem com esforço e a melhora de resultados”, o carioca tem o pé no chão, sobre a classificação para o torneio do ano que vem na Argentina, que vai reunir pentatletas de 15 a 18 anos.

O Pentatlo Moderno está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde a sua primeira edição, em Cingapura 2010. Diferentemente dos Jogos Olímpicos tradicionais, a modalidade na competição para jovens competidores não tem o hipismo. Os atletas encaram a esgrima, natação e o laser-run (tiro a laser e corrida).

A Europa foi a primeira a realizar qualificação continental do Pentatlo para Buenos Aires 2018. Lá, seis atletas garantiram vagas: o italiano Malan Giorgio, o russo Gromadskii Egor e o polonês Kasperczak Kamil, no masculino; e a húngara Gulyas Michele, a espanhola Heredia Laura e a italina Mercuri Beatrice, no feminino.

CALENDÁRIO DO PAN JÚNIOR DO MÉXICO

Quarta (30 de agosto): Qualificação para Buenos Aires 2018
Quinta (31 de agosto): Disputa Masculina do Pan-Americano
Sexta (1º de setembro): Disputa Feminina do Pan-Americano
Sábado (2 de setembro): Dia Cultural
Domingo (3 de setembro): Revezamento misto do Pan-Americano

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro