» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 6 nomes na Copa do Mundo da Itália

02/04/2015 03h27
CBPM

Terceira etapa do torneio começa nesta quarta, 8, e vai até o próximo domingo, 12, na capital Roma

Pouco mais de 15 dias depois de encararem a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Egito, pentatletas de todo o mundo vão se reunir na Itália pra a terceira e penúltima qualificação do torneio. A partir da próxima quarta, 8, até o dia 12, mais de 200 nomes de cerca de 35 países estarão na capital do país europeu, Roma, em busca de uma das medalhas de ouro, prata e bronze em jogo na competição. Dentre eles, seis brasileiros: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

O trio feminino já está na Itália desde o último 28 de março para um aperfeiçoamento para a competição. A delegação masculina embarca na próxima terça, 7, para o país europeu. Assim como os demais competidores, os seis brasileiros vão passar pelas cinco provas do Pentatlo Moderno no Parco del Foro (esgrima, natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida) e no Roma Pony Club (hipismo).

A primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno, graças ao bronze conquistado em Londres 2012, Yane Marques, 31 anos, pretende continuar sua escalada de evolução na Copa do Mundo. Na primeira etapa do torneio, em fevereiro, nos Estados Unidos, ela foi a 25ª. No último mês, no Egito, foi a 15ª.

“Fazer top 15 numa Copa foi um resultado interessante. Agora na Itália, só espero o melhor. Adoro o país, a comida, as instalações, o povo. Com o treino que já estamos fazendo, terei um desempenho à altura do que venho treinando. Estarei em condições de fazer uma boa prova”, garante a pernambucana, número 1 do ranking nacional.

Companheira de equipe de Yane, Larissa Lellys, 32, também se diz feliz pela nova etapa da Copa do Mundo ser realizada na Itália. A pentatleta número 3 do ranking nacional ainda comemora o melhor tempo da natação em piscina longa de sua carreira (2min18s19), alcançado na qualificação egípcia do torneio.

“Estive em Roma em 2007 e 2012, sempre em treinamento para competir fora, mas nunca participei de uma etapa de Copa do Mundo aqui. O número de atletas participantes será alto, o que elevará também o nível técnico da prova. Apesar de o clima estar um pouco frio, a preparação está sendo muito boa. Por isso, espero fazer o meu melhor, sem me preocupar com resultados”, conta Larissa.

Em busca de uma Final

A delegação masculina brasileira que vai competir na Copa do Mundo da Itália vai tentar quebrar um jejum de seis anos para o país no torneio: a participação de pelo menos um pentatleta na Final Masculina da competição. O pernambucano Felipe Nascimento, número 1 do ranking nacional com apenas 21 anos, sabe o que precisa fazer para chegar até lá.

“Ainda preciso melhorar meu desempenho na esgrima. Meus treinamentos continuam seguindo o ritmo das outras competições, por isso espero competir leve e feliz”, o pernambucano aponta e se diz animado por ir à Itália. “Roma é uma cidade esplêndida. A mais bonita que já visitei. Acredito que a competição será bem organizada e preparada para sediar o evento”, ele afirma.

Já Danilo Fagundes, 27, espera se superar em relação à etapa do Egito da Copa do Mundo. O número 2 do ranking nacional não gostou de seu 67º lugar geral na qualificação do torneio realizada no país africano.

“Infelizmente não competi bem, mas estou bem para a próxima. Fiz a manutenção dos treinos em relação à última competição”, o carioca conta e acrescenta. “Já tive a oportunidade competir em Roma e foi bem bacana. As coisas por lá são bem organizadas”.

O terceiro membro da delegação masculina do Brasil na Copa da Itália chegará ao país africano com um belo momento lhe acompanhando: no Egito, William Muinhos, 21, chegou a quebrar o recorde mundial de série de tiro, atingindo cinco vezes o alvo em apenas 7,01s, mas chegou a ter sua marca quebrada depois pelo alemão Marvin Dogue, que abaixou ainda mais a marca para 5,9s.

“Achei ótimo meu desempenho na Copa do Egito. Antes de ir para lá eu queria melhorar minhas marcas anteriores e foi o que aconteceu”, ele ainda comemora e projeta um bom desempenho agora na Itália. “Nunca participei de uma competição por lá, mas já vi as instalações e estou bem animado. Mantive o planejamento normal de treinos e estou indo fazer um resultado ainda melhor do que o anterior. Espero melhorar principalmente minha esgrima e estou de olho no recorde de tiro, que quero de volta. Mas sem pressão (risos)”, o carioca vislumbra.

Dentre os brasileiros que vão competir na Copa da Itália, Danilo, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. William e Felipe também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos os seis pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio feminino ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROGRAMAÇÃO DA COPA DA ITÁLIA

Quarta-feira (8 de abril): Qualificação Feminina
Quinta-feira (9 de abril): Qualificação Masculina
Sexta-feira (10 de abril): Final Feminina
Sábado (11 de abril): Final Masculina
Domingo (12 de abril): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro