» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 5 nomes no Aberto do Quirguistão

23/09/2019 19h52
CBPM


Competição começa nesta sexta, 27, e vai até domingo, 29, na capital Bishkek

O Brasil estará presente no Aberto do Quirguistão de Pentatlo Moderno, que começa nesta sexta-feira, 27, em Bishkek. Até domingo, 29, estaremos representados por cinco nomes de peso na capital do país asiático: Danilo Fagundes, de 31 anos, Felipe Nascimento, 26, e William Muinhos, 26, no masculino; e Isabela Abreu, 25, e Priscila Oliveira, 30, no feminino.

O Aberto do Quirguistão é a terceira competição que vale pontos para o ranking olímpico, que definirá as últimas 12 vagas (seis em cada gênero) da modalidade para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Até junho do ano que vem, quando todas as vagas estarão definidas, serão mais outros oito torneios. Os brasileiros chegam a Bishkek depois de participarem da qualificação anterior, o Aberto da Polônia, que aconteceu há 10 dias.

“A prova na Polônia não foi tão ruim, com exceção da esgrima. A esgrima me tirou da prova, já que perde-se muito ponto”, conta Danilo, que foi o 16º no torneio do país europeu. “No Quirguistão, espero melhorar”.

Assim como Danilo, boa parte da delegação brasileira que vai competir na capital quirguiz fez um planejamento para participar do Aberto na Polônia e do torneio asiático. O intuito é o mesmo: somar o máximo de pontos para ficar bem colocado no ranking olímpico.

Até o momento, o Pentatlo Moderno brasileiro tem garantido Ieda Guimarães, de apenas 19 anos, em Tóquio 2020. Ela garantiu sua vaga ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no fim de julho, no Peru. De acordo com o sistema de qualificação da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), cada país poderá ter até dois nomes por gênero na Olimpíada do Japão.

DISPUTAS NO MESMO DIA

Diferentemente de outras competições do Pentatlo Moderno, o Aberto do Quirguistão terá provas tanto masculina quanto feminina no mesmo dia. Na sexta, acontecem a natação e a esgrima para os dois grupos da disputa individual e o hipismo feminino. No sábado, será a vez do hipismo masculino e do laser-run tanto para os homens quanto para as mulheres. O revezamento misto encerrará o torneio no domingo.

A cidade de Bishkek é familiar para um dos cinco brasileiros que estão no Quirguistão. No ano passado, William participou da Copa Asiática, que foi realizada na capital quirguiz. Na ocasião, ele foi o quinto.

“Os treinamentos de agora seguiram normais, tendo em vista que o objetivo é o Campeonato Sul-Americano”, conta William, sobre o torneio que será realizado de 7 a 9 de outubro, na Argentina. “Espero competir melhor do que as minhas duas últimas competições”, acrescenta ele, que participou do Mundial, no início do mês, na Hungria, e do Aberto da Polônia.

No Quirguistão, a delegação brasileira está acompanhada do técnico Marcus Abreu. Todos os cinco brasileiros recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Felipe e Priscila também integram o programa Time PE, do Governo do Estado de Pernambuco.

Felipe, Isabela e William ainda são atletas do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, como terceiros sargentos. Felipe e William são da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Isabela da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Masculino
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

Feminino
Isabela Abreu
Priscila Oliveira

PROGRAMAÇÃO

Sexta (27 de setembro): Natação, esgrima e hipismo feminino
Sábado (28 de setembro): Hipismo masculino e laser-run
Domingo (29 de setembro): Revezamento misto

COMPETIÇÕES DO RANKING OLÍMPICO

4 a 5 de julho de 2019: Aberto da Bielorrússia
12 a 15 de setembro: Aberto da Polônia
26 a 29 de setembro: Aberto do Quirguistão
Janeiro de 2020: Budapeste Indoor
26 de fevereiro a 1º de março de 2020: Primeira Etapa da Copa do Mundo (Egito)
25 a 29 de março de 2020: Segunda Etapa da Copa do Mundo (Bulgária)
15 a 19 de abril de 2020: Terceira Etapa da Copa do Mundo (República Tcheca)
29 de abril a 3 de maio de 2020: Quarta Etapa da Copa do Mundo (Hungria)
14 a 17 de maio de 2020: Final da Copa do Mundo (Coreia do Sul)
26 a 31 de maio de 2020: Mundial (China)
Abril/Maio de 2020: Aberto dos EUA

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro