Campeonatos começaram nesta quarta, 2, na Argentina, com a disputa feminina; nesta quinta, 3, é a vez dos homens entrarem em ação, dentre eles os brasileiros Breno Lima, Danilo Lesse, Victor Barbosa
A Argentina sedia desde esta quarta-feira, 2, os campeonatos Mundial e Sul-Americano Jovem A de Pentatlo Moderno de 2015. Reunindo 127 pentatletas de 26 países, a dupla disputa acontece nas instalações da Academia Militar da capital Buenos Aires e é dedicada aos atletas com 18 e 19 anos de idade. O evento masculino, que começa com a qualificação nesta quinta, 3, conta com os brasileiros Breno Lima, Danilo Lesse e Victor Barbosa.
“Estamos muito satisfeitos de estar aqui. Os campeonatos mundiais Jovem são muito importantes quando se trata de desenvolver nosso esporte”, disse o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann. “Estamos nos concentrando na juventude, porque ela é a base, é o futuro. Estou certo de que Pierre de Coubertin estaria muito orgulhoso pelo que o Comitê Olímpico Argentino nos oferece”, ele acrescentou.
O Mundial Jovem A chega à Argentina depois de passar pela Hungria em 2014 e China em 2013. Para os atletas brasileiros, a proximidade do país vizinho e as condições climáticas são destaques favoráveis.
“Sempre que fui na Argentina para competir, me saí bem. Eles têm uma boa estrutura”, avalia Victor, que esteve no Mundial Jovem do ano passado. Nas últimas semanas, o carioca de 18 anos se recuperou de uma lesão no quadril para estar 100% na disputa. “Já não sinto mais nada. O treinamento foi ao limite e desta vez quero ir até à Final e quem sabe conquistar uma boa posição na competição”, ele deseja.
Colega de treinamento de Victor, Breno Lima é estreante no Mundial. Também com 18 anos, o carioca já competiu na Argentina, também por ocasião do Sul-Americano Jovem, em 2013. A preparação do pentatleta para a disputa de agora foi intensa.
“Coloquei essa competição como a mais importante do ano e precisei de uma preparação especial”, ele conta. A vaga na Final também é o objetivo de Breno. “Assim espero brigar para ficar entre os 15 melhores do mundo”, o pentatleta torce.
Os três pentatletas que vão representar o Brasil no Mundial da Argentina foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realiza no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos talentos na modalidade. Os três também recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CALENDÁRIO DO MUNDIAL E SUL-AMERICANO JOVEM DA ARGENTINA
Quarta (2 de setembro): Qualificação feminina
Quinta (3 de setembro): Qualificação masculina
Sexta (4 de setembro): Final feminina
Sábado (5 de setembro): Final masculina
Domingo (6 de setembro): Revezamento misto
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados