» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 21 nomes no Sul-Americano do Chile

05/11/2013 14h02
CBPM


Competição começa nesta quinta, 7, e vai até domingo, 10, na capital Santiago; torneio terá disputas nas principais categorias da modalidade, com mais de 70 nomes de cerca de 10 países

O Brasil vai se fazer presente qualitativa e quantitativamente no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que neste ano será realizado no Chile. A competição que começa nesta quinta-feira, 7, na capital Santiago, vai reunir cerca de 70 competidores de aproximadamente 10 países. Somente os brasileiros serão 21, quase 1/3 do número total esperado de pentatletas. É a maior delegação do país na competição. O recorde até então era de 19 brasileiros em 2012, na Argentina, e em 2011, no Rio de Janeiro.

Até domingo, 10, grandes nomes do Pentatlo Moderno da região vão passar pelas provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro a laser e corrida no Colégio Militar de Santiago. O torneio vai reunir disputas nas três principais categorias da modalidade: Sênior, Júnior e Jovem A.

“O Sul-Americano de Pentatlo Moderno volta ao Chile exatos 10 anos depois de sua última realização no país localizado na costa do Oceano Pacífico. Ele acontece quatro meses antes de a capital Santiago sediar outra importante competição no continente, os Jogos Sul-Americanos de 2014, que serão realizados no início de março na cidade chilena”, destaca Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Os 21 pentatletas brasileiros que a partir desta quinta vão entrar em ação em Santiago viajam para a capital do país sul-americano nesta quarta, 6. Dentre eles está o número 1 do ranking nacional masculino e o melhor brasileiro no ranking mundial masculino da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o carioca Danilo Fagundes.

O pentatleta de 25 anos chega ao Chile depois de participar do torneio Campeão dos Campeões, há menos de duas semanas no Qatar. O carioca está tendo uma temporada intensa. Com a ida para o Sul-Americano já terão sido oito disputas internacionais, sete delas fora do Brasil (Estados Unidos, Hungria, Panamá, República Dominicana, Taiwan e Qatar), somente em 2013. No início de outubro, seu extenso calendário foi coroado com a conquista do Campeonato Brasileiro, no Rio.

"O Campeão dos Campeões no Qatar foi incrível, tanto em termos de nível técnico quanto em estrutura. A temporada está sendo forte e tem horas que sinto o corpo cansado, mas aí falo para ele que está acabando e que essa é a última competição do ano. Ai ele gosta e me dá retorno nos treinos", brinca Danilo, que, no Chile, vai atrás do bicampeonato Sul-Americano.

Pódio masculino do Brasileiro presente

Além dos pentatletas dos outros países, no Sul-Americano do Chile Danilo terá a companhia dos mesmos nomes que estiveram ao lado dele no pódio Sênior do Brasileiro deste ano: Luis Magno (prata) e Enrico Ortolani (bronze).

Paulistano de nascença, gaúcho de coração e radicado no Rio, na última semana, Magno voltou de um aperfeiçoamento com ênfase na esgrima de 10 dias realizado na França. Integrante do programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Primeiro Tenente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), o pentatleta de 26 anos já sabe em quais das cinco provas da modalidade precisa ficar atento caso queira subir no pódio da competição no Chile.

“Os treinamentos estão fortes e estamos evoluindo principalmente após as duas semanas de camp training na França, onde pude evoluir bastante na esgrima e no combinado, pontos que me sinto bastante deficiente. No Chile, pretendo competir tranquilo e pensar prova por prova, sem me preocupar com o resultado. Espero ter mais calma no combinado, pois esse evento tem decidido as provas em todas as competições” avalia Magno, de olho em reconquistar o título Sul-Americano que foi dele em 2011.

Mesmo estreando no torneio e indo para a sua segunda viagem internacional na modalidade, Enrico Ortolani também vai para o Chile confiante. O paulista de 30 anos vai competir embalado pelo bronze conquistado no último Brasileiro. Foi sua primeira medalha no Pentatlo Moderno em um ano que já está marcado em sua trajetória na modalidade.

“Estou treinando forte, mas com consciência de que é mais importante manter a condição física do que passar do ponto e vir lesão. Neste momento, é muito mais importante fazer treinos simulando situações da competição. O descanso também está sendo priorizado. Quero encarar o Sul-Americano como mais uma competição, sem cobranças. Tenho conseguido bons resultados na esgrima e no hipismo e essas modalidades têm me ajudado a largar bem no combinado. Combinando bem, esse pódio vai ser possível”, visualiza Enrico, que ficou em 6º no Pan-Americano realizado em junho, na República Dominicana.

Recordista mundial é destaque Júnior

Se na categoria Sênior estaremos bem representados por Danilo, Magno e Enrico (além dos nomes no feminino), na Júnior (para atletas de 19 a 21 anos) a história se repete. E com os resultados desses atletas também sendo validados para a categoria Sênior, já que eles também passam pelas cinco provas, o nível da disputa só aumenta.

O destaque brasileiro na categoria fica por conta de William Muinhos. Apesar dos poucos 20 anos de idade, o carioca já é experiente no Pentatlo Moderno, conquistando feitos inéditos na modalidade. O mais recente deles é o recorde mundial Júnior de série de tiro que acabou de ser confirmado pela UIPM a ele. O pioneirismo conquistado por William no último Mundial Júnior, no fim de julho, na Hungria, é só mais um dos tantos alcançados pelo pentatleta em menos de cinco anos no Pentatlo Moderno.

O único contratempo do carioca no Chile é que está correndo atrás para voltar à forma física, já que ficou parado mais de um mês por conta de uma cirurgia de última hora. O procedimento, inclusive, fez com que ele não conseguisse competir no Brasileiro.

“Estou treinando forte e espero chegar o mais próximo do meu auge físico. Vou usar um pouco da experiência que conquistei na modalidade, pois fiquei 33 dias parado por causa da cirurgia e tem só duas semanas que voltei aos treinos. Espero poder chegar bem e fazer o meu melhor para defender o meu título de 2012”, diz William, que no último Sul-Americano foi vice-campeão Sênior e campeão Júnior.

Outro destaque brasileiro na categoria Júnior do Sul-Americano é Felipe Nascimento. Assim como Danilo Fagundes, o pernambucano de 20 anos também está tendo uma intensa temporada em 2013, já tendo participado de cinco disputas internacionais até o momento. Numa das mais importantes, o Pan-Americano da República Dominicana, foi medalhista de bronze na disputa Júnior e de ouro no revezamento misto juntamente com a conterrânea Brenna Lima. No último Brasileiro, ele também brilhou ao se tornar campeão Júnior.

“Os treinos estão com foco total para a competição e espero apenas fazer o melhor de mim. Numa temporada intensa, acho muito importante ter participado de tantas competições internacionais, pois isso faz com que meu desempenho fique cada vez melhor, já que estou competindo com os melhores da modalidade”, Felipe comemora.

Ainda na categoria Júnior, o Brasil terá no Sul-Americano a forte Amanda Turute. Aos 19 anos, a pentatleta de Resende, na Região Sul-Fluminense, já tem três medalhas na competição: ouro Jovem A em 2011, prata Jovem A em 2011 e prata Jovem B em 2010. No Brasileiro deste ano, suou a camisa para conquistar o ouro Júnior.

“A medalha no Brasileiro foi muito emocionante para mim, já que até a prova de hipismo nada ainda estava decidido. Também foi muito bom para ganhar mais experiência e confiança para a competição no Chile. Lá, pretendo entrar calma e confiante, mas sem esquecer de que tenho adversárias muito fortes na prova”, Amanda ressalta.

Jovens e experientes

Na outra categoria de base que terá disputa no Sul-Americano, a Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos e que não tem a prova de hipismo), o Brasil será representado por um time campeão. Brenna Lima é o principal representante desse grupo. Em sua trajetória no Pentatlo Moderno, a pernambucana de apenas 17 anos já esteve presente em disputas Júnior e até na Sênior da modalidade, inclusive, alcançando medalhas.

Além do ouro no revezamento misto conquistado com o conterrâneo Felipe Nascimento na República Dominicana, Brenna se tornou bicampeã Jovem A no Brasileiro deste ano. Sobre a preparação para o torneio no Chile, a pentatleta conta que os treinos estão “tranquilos”.

“Primeiramente confio muito em Deus e sei que nele tudo posso; segundo, tenho que confiar em mim e no meu técnico, pois tanto ele como eu estamos nos preparando para sempre dar o melhor, seja qual for o resultado”, diz Brenna, que no último Sul-Americano foi ouro Jovem B.

Com o mesmo pensamento de Brenna, Yan Freitas também vai para o Chile com medalha conquista no Brasileiro. Na competição, o carioca de 18 anos foi bronze Júnior, uma categoria acima da sua. Ainda neste ano, representou o país no Mundial Jovem A, em agosto, na China.

“O bronze no Brasileiro foi o inicio de uma nova fase na minha vida, onde começo realmente a executar as cinco modalidades. Agora, o meu treinamento para o Sul-Americano tem sido muito puxado e tenho a certeza de que vou obter grandes resultados no Chile”, acredita Yan.

Brasileiros no Sul-Americano de 2013:

MULHERES
Simone Lima: 31 anos (Sênior)
Larissa Lellys: 29 (Sênior)
Priscila Oliveira: 25 (Sênior)
Amanda Turute: 19 (Júnior/Sênior)
Andressa Ramos: 19 (Júnior/Sênior)
Stephany Saraiva: 18 (Júnior/Sênior)
Bianca Cavalcanti: 18 (Jovem)
Brenna Lima: 17 (Jovem)
Brunna Lima: 17 (Jovem)

HOMENS
Enrico Ortolani: 30 anos (Sênior)
Luis Magno: 26 (Sênior)
Danilo Fagundes: 25 (Sênior)
Daniel Velasques: 23 (Sênior)
William Muinhos: 20 (Júnior/Sênior)
Felipe Nascimento: 20 (Júnior/Sênior)
Lucas Martinez: 19 (Júnior/Sênior)
Lucas Santos: 19 (Júnior/Sênior)
Yan Freitas: 18 (Jovem)
Caio Silva: 18 (Jovem)
Gabriel Sasaqui: 17 (Jovem)
Victor Barbosa: 16 (Jovem)

Sul-Americano de Pentatlo Moderno de 2013:

7 de novembro (quinta): Jovem (Feminino/Masculino)
8 de novembro (sexta): Júnior/Sênior Feminino
9 de novembro (sábado): Júnior/Sênior Masculino
10 de novembro (domingo): Revezamento Misto

VEJA TAMBÉM:

William Muinhos vira recordista mundial Júnior
Yane Marques é bronze no Campeão dos Campeões
CBPM completa 12 anos e celebra PentaJovem
Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro