» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem 8 pentatletas na Copa do Mundo dos EUA

18/02/2013 07h24
CBPM


Competição começa nesta quarta-feira, 21, em Palm Springs, no estado norte-americano do Califórnia; torneio vai marcar o início do ciclo olímpico para Rio 2016

Nesta quarta-feira, 21, o Pentatlo Moderno dará o pontapé inicial do ciclo olímpico para os Jogos Rio 2016. A largada acontecerá em Palm Springs, no estado norte-americano da Califórnia com a primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade. Durante cinco dias, cerca de 120 pentatletas de todo o mundo vão passar pelas cinco provas do esporte: esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. Destes, oito são brasileiros.

Na terra do tio Sam, o Pentatlo Moderno brasileiro estará representado por Amanda Turute, Brenna Lima, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino, e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui e William Muinhos, no masculino. A delegação se iguala ao recorde de brasileiros em uma competição internacional da modalidade, que é de 2011; na ocasião também era uma primeira etapa da Copa do Mundo em Palm Springs.

Esta será a terceira vez consecutiva que os Estados Unidos dão início ao circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. A nossa principal representante da competição no país da América do Norte, Yane Marques, bronze em Londres 2012, chegou por lá com 15 dias de antecedência. Antes de ir para a Califórnia, a pernambucana fez um camp training com atletas de todo o mundo no Centro Olímpico dos Estados Unidos, no estado do Colorado.

“Foi interessante para jogar esgrima”, conta a pentatleta que diz gostar do fato de a primeira etapa da competição acontecer nos Estados Unidos.

No solo norte-americano, o Pentatlo Moderno vai estrear uma série de mudanças, aprovadas no último Congresso Anual da modalidade, realizado em outubro na Argentina. A principal delas diz respeito ao evento combinado. Agora, os pentatletas terão que passar por quatro séries de 800 metros de corrida e cinco acertos de tiro em cada uma delas. No total, serão 3.200 metros de percurso e 20 acertos com a pistola. Antes, eram três séries que culminavam com 3.000 metros de corrida e 15 acertos no alvo.

“As inovações têm sido uma constante no Pentatlo Moderno e tudo o que muda causa certo estranhamento. Vamos treinando e fazendo o melhor possível nesse sentido. A verdade é que a mudança foi para todo mundo. Então, estamos todos no mesmo barco”, avalia Yane.

A primeira latino-americana medalhista olímpica do Pentatlo Moderno também comenta as mudanças feitas na prova de hipismo. Agora, cada obstáculo derrubado faz o pentatleta perder 40 pontos e não mais 20.

Para ela, as novas regras vão fazer com que os pentatletas valorizem mais a equitação. “Antes, uma falta era menos prejudicial. Agora, requer mais refino na prova, mais atenção às distâncias e às curvas para sair com o mínimo possível de pontos perdidos”, a pentatleta visualiza.

Revezamento ganha espaço

Além das alterações nas regras do evento combinado e do hipismo, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno apresenta mais uma disputa em seu calendário. Além das provas individuais masculina e feminina, a competição também passa a contar com o revezamento misto, tradicional nos três mundiais da modalidade.

Nela, os países foram equipes com atletas de cada gênero para competirem juntos nas cinco provas da modalidade em busca do ouro, da prata e do bronze em jogo. Ao longo de todo o circuito de 2013 da Copa do Mundo, o revezamento misto será a última disputa.

“Acho bom o revezamento ter sido incluído, pois provoca a união dos atletas em prol de sua nação, além de empolgar o público”, anima-se Danilo Fagundes, número um do ranking nacional.

Revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há quatro anos no Rio e em Recife para a formação de novos nomes da modalidade, o carioca completa 25 anos nesta segunda-feira, 25, um dia depois do fim do torneio. Ele participará de sua quarta etapa de Copa do Mundo.

“Em Palm Springs e em toda esta temporada, pretendo adquirir mais experiência e melhorar minhas marcas em competições internacionais”, projeta o pentatleta, que chegou em Palm Springs com os outros seis pentatletas da delegação brasileira neste domingo, 17.

Dentre eles Gabriel Sasaqui, outra revelação do PentaJovem-RJ. O carioca de 17 anos é oficialmente da categoria jovem A (para atletas de 17 e 18 anos), mas já compete em categorias superiores à sua, como a sênior da Copa do Mundo. Será a segunda vez que participará de uma etapa da Copa do Mundo, a primeira foi na edição carioca do torneio em 2012, no Rio de Janeiro.

“Não sou tão experiente quanto os meus companheiros de viagem, mas acredito que essa competição é mais que uma oportunidade. Afinal de contas, a partir deste ano, cada torneio conta para a classificação para as Olimpíadas da Juventude”, o pentatleta já se mostra de olho nos Jogos da Juventude de 2015, em Nanjing, na China.

Em janeiro, Gabriel foi um dos oito pentatletas brasileiros que participaram de uma clínica de esgrima de 20 dias na França com o Mestre D’Armas Daniel Levavasseur, ganhador de 14 medalhas olímpicas como treinador.

Na Copa do Mundo, ele está com os pés no chão para encarar as disputas. “Estou em uma competição de alto nível e espero apenas o meu melhor e quem sabe surpreender alguns atletas mais experientes do que eu”, conta.

Depois da etapa norte-americana, o circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno vem para o Rio de Janeiro realizar a segunda etapa, de 20 a 24 de março. A terceira qualificação acontecerá de 17 a 21 de abril em Chengdu, na China. A quarta, de 8 a 12 de maio, em Budapeste (Hungria), e a grande final nos dias 31 de abril e 1º e 2 de maio em Níjni Novgorod (Rússia).

CALENDÁRIO DA 1ª ETAPA DA COPA DO MUNDO

20/02 (Quarta) – Qualificação masculina
21/02 (Quinta) – Qualificação feminina
22/02 (Sexta) – Final masculina
23/02 (Sábado) – Final feminina
24/02 (Domingo) – Revezamento misto


BRASILEIROS NA COPA DOS EUA

Feminino

Amanda Turute
Brenna Lima
Priscila Oliveira
Yane Marques

Masculino

Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Gabriel Sasaqui
William Muinhos

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro