» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil participa de mais uma etapa da Copa do Mundo na Bulgária

A partir desta quinta-feira, 15, país europeu realiza a segunda competição do torneio em menos de uma semana

15/04/2021 12h12
Odenir Fonseca

Danilo Fagundes e Isabela Abreu na etapa anterior da Copa do Mundo, na Bulgária

A Bulgária sedia, a partir desta quinta-feira, 15, mais uma etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Na última semana, o país europeu realizou a segunda qualificatória do torneio. Assim como na disputa anterior, a nova competição acontece na capital Sofia e terá a presença dos brasileiros Isabela Abreu, 25, Danilo Fagundes, 33, e Felipe Nascimento, 27.

A nova etapa da Copa do Mundo na Bulgária vai até domingo, 18. Repetindo o sucesso anterior, a competição terá cerca de 200 pentatletas de aproximadamente 40 países. A última disputa reuniu 191 pentatletas de 39 países.

“Vi que tem muito atleta que optou por uma etapa ou outra. Como a gente não tem esse ‘luxo’, acaba tendo que fazer as duas provas e desempenhar ao máximo em ambas, mesmo sendo muito próximo”, conta Isabela, que vai encarar a qualificação feminina já na estreia do torneio.

Na etapa anterior, a paranaense competiu no evento individual e no revezamento misto, com Danilo Fagundes. Ela e o carioca ficaram em 12º dentre as 19 duplas da disputa alternada.

“O revezamento foi incrível. Super me diverti com o Danilo. A gente fez uma dupla muito boa, com um sempre motivando o outro. Fomos bem no bônus round da esgrima e corremos super bem. Fizemos o terceiro melhor tempo no laser-run da prova”, avalia.

Diferentemente da segunda etapa, a nova disputa na Bulgária não terá o revezamento misto.

Ranking olímpico

As provas da nova etapa da Copa em Sofia voltam para o Complexo Esportivo Nacional Diana (natação) e a Academia Nacional de Esportes Vasil Levski (esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida)).

Além das medalhas disputadíssimas, a competição vale pontos para o ranking que está sendo formado para definir as últimas vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos de Tóquio, que começam em menos de 100 dias.

“A Copa do Mundo acontecer novamente na Bulgária é bom, porque já estou adaptado ao local de competição. Além disso, evitamos o desgaste com viagens de avião”, comemora Felipe, que entra em ação na sexta-feira, 16, na qualificação masculina.

Assim como Danilo, Felipe está na Bulgária desde o fim da primeira etapa da Copa do Mundo, que aconteceu no fim de março, na Hungria. Os dois ficaram direto pela Europa para participar de um camping training para os novos eventos na capital búlgara.

“O camping foi bastante proveitoso, principalmente para treinar esgrima com os outros países. Conseguimos treinar esgrima, natação e o laser-run todos os dias, e fizemos um treino de hipismo”, conta Felipe.

Assim como o amigo pernambucano, Danilo comemora o fato de a nova etapa também ser na Bulgária. O carioca tem percebido a disputa muito acirrada nas etapas da Copa do Mundo das quais participou até agora.

“A prova está com nível altíssimo. Mas em tempos de covid é a melhor solução repetir o país sede, pois concentra todos em um lugar só, sem deslocamento”, afirma.

Destaques

Dentre os inscritos para a nova etapa da Copa na Bulgária estão o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, prata em Rio 2016; e:

. Joseph Choong (Inglaterra): campeão da última Final da Copa do Mundo realizada, prata no último Mundial, ambos em 2019

. James Cooke (Inglaterra): campeão Mundial de 2018

. Woongtae Jun (Coreia do Sul): bronze no Mundial de 2019 e campeão da Final da Copa de 2014

. Jinhwa Jung (Coreia do Sul): campeão da Final da Copa de 2018 e bronze nos mundiais de 2012 e 2016

. Patrick Dogue (Alemanha): bronze na primeira etapa da Copa deste ano

. Marvin Dogue (Alemanha): prata na Final da Copa de 2019

Entre as mulheres, dentre os destaques, estão a lituana Laura Asadauskaite, ouro em Londres 2012; a bielorrussa Anastasiya Prokopenko, bronze em Pequim 2008; e:

. Iryna Prasiantsova (Bielorrússia): campeã Mundial de 2018

. Kate French (Inglaterra): campeã da primeira etapa da Copa deste ano e prata na segunda etapa

. Joanna Muir (Inglaterra): prata na primeira etapa da Copa deste ano

. Gulnaz Gubaydullina (Rússia): campeã Mundial de 2017

. Annika Schleu (Alemanha): vice-campeã Mundial de 2018

“Faltando menos de 100 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio, os atletas sabem que é hora de brilhar e estamos todos ansiosos por mais uma competição emocionante na maravilhosa cidade de Sofia”, anima-se o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.

Coronavírus

Para a realização das competições durante a pandemia, a UIPM tem mantido um rígido protocolo para evitar a propagação do novo coronavírus com uso de equipamentos de proteção individual e testes nas delegações.

Dos testes feitos entre a noite de terça, 13, e a manhã desta quarta-feira, 14, a entidade identificou que três participantes (dois atletas e um técnico) testaram positivo. Eles e seus contatos mais próximos foram isolados das demais delegações e foram submetidos a testes PCR, que ainda não tiveram seus resultados divulgados.

“Mais uma vez, a saúde e a segurança de todos os participantes são nossa prioridade, conforme demonstrado pelas rígidas medidas de prevenção de infecções aplicadas àqueles que infelizmente tiveram resultado positivo para a covid-19. É essencial seguirmos os conselhos dos governos e especialistas médicos”, destaca o presidente da UIPM.

Dos brasileiros que vão participar da nova etapa da Copa do Mundo na Bulgária, Danilo e Felipe foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles e Isabela fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo e Isabela pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Felipe pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

CALENDÁRIO DA 3ª ETAPA DA COPA DO MUNDO

Quinta-feira (15 de abril): Qualificação feminina
Sexta-feira (16 de abril): Qualificação masculina
Sábado (17 de abril): Final feminina
Domingo (18 de abril): Final masculina


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro