» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil melhora marca nas Olimpíadas da Juventude

13/10/2018 21h50
CBPM

Em Buenos Aires 2018, Ieda Guimarães ficou em 16º, dentre as 24 competidores da disputa individual feminina; melhor resultado do país no torneio era o 17º em Cingapura 2010

Mesmo ainda não encerradas as disputas em Buenos Aires 2018, o Pentatlo Moderno brasileiro já alcançou, na Argentina, seu melhor desempenho em uma edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. A marca foi conquistada graças ao 16º lugar de Ieda Guimarães, de 18 anos. A carioca chegou à colocação após dois dias de disputas, realizadas na sexta, 12, e no sábado, 13, onde somou 950 pontos. Até então, o melhor resultado do país na competição era o 17º lugar de William Muinhos, hoje com 25 anos, em Cingapura 2010.

Como a disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude é da categoria Jovem, os 48 pentatletas (24 de cada gênero) não encaram o hipismo, presente apenas nos eventos a partir da categoria Júnior. Na capital argentina, as provas da modalidade estão acontecendo em três arenas, todas localizadas no Centro Olímpico da Juventude, o coração dos Jogos: Pavilhão África (esgrima), Centro Aquático (natação) e Pentatlo & Cross Country (laser-run).

Ieda começou a disputa pela esgrima tradicional, na sexta. Na prova, todas as 24 competidoras duelaram entre si para se formar um ranking para a esgrima bônus, no dia seguinte. No evento, a brasileira ficou em 19º, depois de 13 derrotas e 10 vitórias, garantindo 202 pontos.

A primeira prova de sábado foi a natação. Na piscina, Ieda repetiu a colocação da esgrima tradicional (19º), nadando os 200 metros estilo livre em 2min28s67, com parciais de 34s22 (50m), 1m12s05 (100m) e 1min50s45 (150m). A marca lhe assegurou 253 pontos.

Após a natação, foi a vez da esgrima bônus, onde a última colocada do ranking formado na prova tradicional duela com a penúltima e a vencedora com a antepenúltima, assim por diante, até a primeira colocada. Na nova rodada da esgrima, Ieda não pontuou, mantendo os seus 202 pontos no esporte.

Os resultados nas duas baterias de esgrima e da natação levaram Ieda para a 18ª colocação, posição que largou no último evento da disputa, o laser-run (tiro a laser e corrida). Na prova, a brasileira conquistou uma posição, após completar as quatro séries de 800 metros de corrida, intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 13min25s45 – 77s3 gastos no tiro e 12min08s15 na corrida. O resultado fez com que ela somasse 495 pontos a sua pontuação final.

Revezamento nesta segunda

A grande campeã no evento individual feminino do Pentatlo Moderno em Buenos Aires foi a egípcia Salma Abdelmaksou, que conquistou 1.067 pontos. A prata ficou com a francesa Emma Riff, com 1.048 pontos, e o bronze com a húngara Michelle Gulyas (1.043 pontos).

A disputa individual entre os homens aconteceu neste domingo, 14. E também deu Egito no lugar mais alto do pódio com o ouro para Ahmed Elgendy, que somou 1.179 pontos. A prata foi para o russo Egor Gromadskii (1.159 pontos) e o bronze para o francês Ugo Fleurot (1.144 pontos).

Após participar da disputa individual feminina, Ieda Guimarães volta à ação nesta segunda, 15, para o revezamento misto. A brasileira vai competir ao lado do bielorrusso Uladzislau Astroski, também de 18 anos. No evento entre os homens, ele ficou em oitavo com 1.117 pontos.

A disputa vai começar pela esgrima tradicional. E nesta terça, 16, último dia de provas do Pentatlo Moderno na Argentina, acontece a final do revezamento misto com a natação, a esgrima bônus e o laser-run.

Ieda foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Apesar da pouca idade, atualmente ela ocupa a quarta colocação do ranking nacional da modalidade. Além do atual apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a pentatleta recebe o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro