O Pentatlo Moderno encerrou suas disputas na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021, com o revezamento misto, no último dia do torneio, neste domingo, 6. O evento reuniu 12 duplas, dentre elas a brasileira, formada por Ana Clara Bezerra, 15, e Matheus Nobre, 20. Os dois ficaram em quinto lugar, depois de somarem 1.383 pontos.
A disputa do revezamento misto começou no sábado, 4, com o ranqueamento da esgrima, no Clube Campestre de Cali, sede do Pentatlo Moderno nos Jogos. Matheus encarou o duelo com a espada momentos depois de conquistar o bronze na disputa individual masculina. Na nova prova, ele e Ana Clara venceram 26 lutas e perderam 18, resultado que foi convertido em 224 pontos.
No domingo, aconteceram as demais provas, começando pela natação. Na piscina, Ana Clara e Matheus nadaram os 200 metros no estilo livre em 2min06s38, que lhes garantiram 298 pontos.
Na esgrima bônus, a dupla brasileira teve uma vitória, somando um ponto na pontuação geral.
No hipismo, eles foram a única dupla que zerou o percurso dos saltos com o cavalo, conquistando a pontuação total da prova, 300 pontos.
Já no laser-run, os brasileiros terminaram as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 12min21s, que lhes asseguraram 559 pontos.
Os grandes campeões da prova foram os mexicanos Chaterine Lara, 20, e Lorenzo Rivera, 20, que somaram 1.457 pontos. A prata ficou com os guatemaltecos Andres Anleu, 20, e Paula Franco, 18, que chegaram aos 1.419 pontos; e o bronze com os cubanos Diana Dinza, 19, e Marcos Jimenez, 21, com 1.399 pontos.
México no topo
O México foi o grande campeão do Pentatlo Moderno em Cali 2021, ao ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas do esporte nos Jogos. O país da América Central conquistou dois ouros e uma prata, totalizando três medalhas ao todo.
Equador ficou em segundo no quadro de medalhas com um ouro, e Argentina em terceiro com uma prata e um bronze.
Guatemala ficou em quarto com uma prata e Brasil e Cuba em quinto, com um bronze cada.
5 dias de provas
Além de Ana Clara e Matheus Nobre, o Pentatlo Moderno brasileiro também esteve representado em Cali 2021 por Marcela Mello, 17, e Matheus Romanelli, que completou 20 anos durante o torneio na sexta-feira, 3.
Marcela e Romanelli encararam uma disputa muito intensa nos eventos individuais, que começaram na quarta-feira, 1. Ambos tiveram que se superar durante todas as provas, já ela que vinha de uma grave lesão no ombro direito e ele de um incômodo que o persegue no calcanhar do pé direito. Mas os dois conseguiram ótimas colocações em suas disputas, com ela ficando em décimo e ele em sexto.
Ainda na disputa individual, Ana Clara ficou no ótimo sétimo lugar, apesar da pouca idade.
Após Cali 2021, Ana Clara, Marcela, Nobre e Romanelli se preparam para enfrentar o próximo desafio, que fecha a temporada, o Campeonato Pan/Sul-Americano, que começa no próximo dia 14, em Magdalena na Argentina. Além deles, a delegação brasileira no torneio do país vizinho terá outros noves pentatletas.
Os quatro brasileiros que competiram na Colômbia tiveram a companhia de Fábio Corrêa e Erick Nascimento, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio e técnico de hipismo do CT da CBPM no Rio, respectivamente.
Todos os quatro pentatleta foram revelados no PentaJovem, projeto que a confederação mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Dentre eles, Marcela, Nobre e Romanelli recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Nobre e Romanelli ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados