» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil conquista mais 5 medalhas no Pan/Sula de Pentatlo Moderno

Nas provas desta sexta, 21, país garantiu um ouro e quatro pratas; somando as conquistas de ontem, já são 11 medalhas

21/10/2022 12h39
Odenir Fonseca

Pódio da disputa por equipes masculina Sênior do Sula

O Brasil voltou a subir no pódio dos campeonatos Pan e Sul-Americano Júnior (para atletas com até 21 anos) e Sênior de Pentatlo Moderno, que estão sendo disputados em Resende, no Sul Fluminense. Nas disputas desta sexta-feira, 21 (masculina Sênior e feminina Júnior), o país garantiu mais cinco medalhas, sendo um ouro e quatro pratas. Somando as conquistas desta quinta, 20, já são 11 medalhas garantidas pelos brasileiros nos torneios, que estão sendo realizados simultaneamente.

O ouro de hoje veio na disputa por equipes masculina Sênior do Sula, com Danilo Fagundes, 34, Victor Aguiar, 25, e William Muinhos, 29. A prata foi para os argentinos Emanuel Zapata, 36, Franco Serrano, 21, e Vicente Lima, 23; e o bronze para os equatorianos Andrés Torres, 21, Dennis Guerra, 17, e Bayardo Naranjo, 15.

Na disputa individual, Danilo Fagundes conquistou a prata, depois de somar 1.477 pontos. O ouro ficou com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos, e o bronze com o também argentino Emanuel Zapata, com 1.472 pontos.

No Pan, Danilo, Victor e William conquistaram a prata por equipes. O ouro da prova foi para os mexicanos Alvaro Sandoval, 31, Emiliano Hernandez, 24, e Manuel Padilla, 30, e o bronze para os argentinos.

No evento individual, Danilo ficou a uma posição do pódio, com o quarto lugar geral, a apenas dois pontos do medalhista de bronze, o mexicano Manuel Padilla, que chegou aos 1.479 pontos. O ouro da disputa foi para o também mexicano Emiliano Hernandez, com 1.542 pontos; e a prata com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos.

Júnior

No evento feminino Júnior do Pan, o Brasil conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz Mariano, 15, Ana Clara Bezerra, 16, e Maria Eduarda Costa, 16. O ouro foi para as argentinas Belen Serrano, 19, Luna Nerea, 18, e Martina Armanazqui, 19. Já o bronze ficou com as guatemaltecas Isabela Pondaven e Paula Franco.

Na prova individual, o melhor lugar do Brasil foi a sétima colocação de Ana Clara Bezerra, que conquistou 992 pontos. O ouro da disputa foi para a mexicana Mayran Oliver, 21, que chegou aos 1.067 pontos, a prata para a guatemalteca Paula Franco, com 1.056 pontos, e o bronze para a argentina Martina Armanazqui, com 1.035 pontos.

Já no Sul-Americano, o Brasil também conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz, Ana Clara e Maria Eduarda. O ouro também foi para as argentinas e o bronze para as chilenas Daniela Varela, 18, e Maria Borbalan, 19.

No individual, Ana Clara Bezerra ficou a uma posição do pódio, a apenas quatro pontos da venezuelana Osmaidy Arias, 17, que foi bronze com 996 pontos. O ouro e a prata da disputa foram para as argentinas Martina Armanazqui (1.035 pontos) e Belen Serrano (1.012 pontos), respectivamente.

Além das disputas masculina Sênior e feminina Júnior, o Pan/Sula do Rio também teve nesta sexta o ranqueamento da esgrima masculino Júnior. Dentre os 24 pentatletas do evento, o Brasil está sendo representado por Armando Mamede, 20, João Victor Acioly, 17, Matheus Nobre, 20, Matheus Romanelli, 20, Nicholas Medeiros, 18, e Rômulo Bandeira, 16.

Todos eles voltam às arenas neste sábado, 22, para as últimas provas da disputa. Amanhã também acontecerão os revezamentos (feminino, masculino e misto).

Desta que entre os medalhistas desta quinta-feira, 20, Marcela Mello, 18, conquistou duas pratas no Pan (individual e equipes) e dois ouros no Sula (individual e equipes), todas na categoria Sênior, apesar de ser oficialmente da Sub-19. Por estratégia da diretoria técnica da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), a carioca foi inscrita na Sênior para fortalecer a equipe brasileira em busca da 3ª vaga para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, o que deu resultado.

Qualificação para Santiago 2023

As disputas dos campeonatos Pan e Sul-Americano que estão acontecendo no Rio de Janeiro acabam neste sábado. As provas estão sendo realizadas na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Os mais de 10 eventos dos torneios estão reunindo cerca de 110 pentatletas de 15 países (Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Além das medalhas, o Pan/Sula do Rio é uma das qualificações do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Até o momento, das 66 vagas que o esporte terá na competição do ano que vem no Chile, o equatoriano Andrés Torres, 21, garantiu a sua para a disputa masculina e a mexicana Mayran Oliver (ouro nesta quinta e sexta) para a feminina, por terem sido campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021.

De acordo com o sistema de qualificação do torneio na capital chilena, além de André e Mayran, o Chile tem direito a quatro vagas (duas em cada gênero) por sediar o torneio. As outras 60 (30 em cada gênero) serão definidas no Rio.

Ainda segundo o regulamento, todos os 15 países presentes na competição desta semana no Sul Fluminense garantem pelo menos quatro vagas (duas para cada gênero).

Os países ainda poderão garantir uma terceira vaga em cada gênero de acordo com a classificação final dos eventos individuais Sênior do Pan, até que todas as vagas tenham sido preenchidas. Por causa dos bons resultados em Resende, o Brasil conquistou o feito tanto nos eventos feminino, quanto masculino.

MEDALHAS DESTA SEXTA DO PAN/SULA

SÊNIOR MASCULINO

PAN

Individual

OURO: Emiliano Hernandez (México)
PRATA: Vicente Lima (Argentina)
BRONZE: Manuel Padilla (México)

Equipes

OURO: México (Emiliano Hernandez, Manuel Padilla e Alvaro Sandoval)
PRATA: Brasil (Danilo Fagundes, Victor Aguiar e William Muinhos)
BRONZE: Argentina (Vicente Lima, Emanuel Zapata e Franco Serrano)

SULA

Individual

OURO: Vicente Lima (Argentina)
PRATA: Danilo Fagundes (Brasil)
BRONZE: Emanuel Zapata (Argentina)

Equipes

OURO: Brasil (Danilo Fagundes, Victor Aguiar e William Muinhos)
PRATA: Argentina (Vicente Lima, Emanuel Zapata e Franco Serrano)
BRONZE: Equador (Andrés Torres, Bayardo Naranjo e Dennis Guerra)

JÚNIOR FEMININO

PAN

Individual

OURO: Mayran Oliver (México)
PRATA: Paula Franco (Guatemala)
BRONZE: Martina Armanazqui (Argentina)

Equipes

OURO: Argentina (Martina Armanazqui, Belen Serrano e Luna Nerea)
PRATA: Brasil (Ana Clara Bezerra, Maria Eduarda Costa e Ana Beatriz Mariano)
BRONZE: Guatemala (Paula Franco e Isabela Pondaven)

SULA

Individual

OURO: Martina Armanazqui (Argentina)
PRATA: Belen Serrano (Argentina)
BRONZE: Osmaldy Arias (Venezuela)

Equipes

OURO: Argentina (Martina Armanazqui, Belen Serrano e Luna Nerea)
PRATA: Brasil (Ana Clara Bezerra, Maria Eduarda Costa e Ana Beatriz Mariano)
BRONZE: Chile (Maria Borbalan e Daniela Varela)


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro