O Brasil saiu mais do que vitorioso do Campeonato Pan/Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que se encerrou neste sábado, 19, em Magdalena, na Argentina. Foram 48 medalhas conquistadas ao todo por uma delegação inédita no torneio formada por 18 pentatletas. Os brasileiros voltarão da província de Buenos Aires com 24 ouros, 16 pratas e oito bronzes.
Ao todo, a competição, que começou na terça-feira, 14, reuniu cerca de 90 nomes de sete países do continente (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela). O torneio também contou com a experiente ucraniana Iryna Khokhlova, 31.
A delegação brasileira foi formada em sua grande maioria por pentatletas revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Além disso, contou com pentatleta do Colégio Militar de Curitiba (CMC).
“O resultado foi excepcional. A gente conseguiu fechar o ano de 2021, que já foi um ano extremamente vitorioso para o Pentatlo Moderno brasileiro, de maneira ímpar. A gente ganhou praticamente todas as provas que competiu, e praticamente todos os atletas melhoraram suas marcas. Isso nos deixa muito feliz, porque mostra que o trabalho executado em todos os centros de treinamento do país está dando certo”, destaca Fábio Corrêa, coordenador técnico da CBPM no Rio, que chefia a delegação brasileira na Argentina.
O Brasil subiu no pódio do torneio em todas as 19 disputas das quais participou. O destaque fica por conta do evento individual feminino, dominado pelas brasileiras Isabela Abreu, 26, Bianca Cavalcanti, 26, e Stephany Saraiva, 26, que conquistaram o ouro, a prata e o bronze, respectivamente.
Bagagem cheia
De toda a delegação, Marcela Mello, 17, e Matheus Nobre, 20, foram os que conquistaram mais medalhas. Cada um irá trazer para casa 10 medalhas. Ela, quatro pratas, quatro outros e dois bronzes, e ele, seis ouros, duas pratas e dois bronzes.
Ambos estiveram há duas semanas na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021. Matheus, inclusive, conquistou o bronze individual no torneio realizado na Colômbia.
“Espero que 2022 seja a continuidade desse ano vitorioso, que seja o início de um caminho não só para classificarmos o time completo para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, como também para as Olimpíadas de Paris. Desde 2004 a gente não consegue levar o time completo para a Olimpíada”, acrescenta Fábio.
Dos 18 pentatletas brasileiros que estiveram na Argentina, 16 foram revelados no PentaJovem. Treze deles recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.
Danilo Fagundes, Isabela Abreu, Matheus Nobre, Matheus Romanelli, Bianca Cavalcanti, Felipe Nascimento, Stephany Saraiva, Victor Aguiar e William Muinhos ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas. Os quatro primeiros pela Comissão de Desportos do Exército (CDE), Felipe e William pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Bianca, Stephany e Victor pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM).
Além de Fábio Corrêa, nossa delegação em Magdalena também esteve acompanhada por Almir Claudino, coordenador técnico da CBPM em Recife, Erick Nascimento, técnico de hipismo do CT da CBPM no Rio, e Edileuzimar Santos, técnica de corrida do CT da CBPM no Rio.
DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Feminino
Priscila Oliveira – 33 anos
Bianca Cavalcanti – 26 anos
Isabela Abreu – 26 anos
Stephany Saraiva – 26 anos
Marcela Mello – 17 anos
Ana Clara Bezerra – 15 anos
Maria Eduarda Costa – 15 anos
Masculino
Danilo Fagundes – 33 anos
Felipe Nascimento – 28 anos
William Muinhos – 28 anos
Gabriel Sasaqui – 25 anos
Victor Aguiar – 24 anos
Matheus Nobre – 20 anos
Matheus Romanelli – 20 anos
Andrey Mariano – 17 anos
Nicholas Medeiros – 17 anos
João Victor Acioly – 16 anos
Rômulo Bandeira – 15 anos
MEDALHAS BRASILEIRAS
SÊNIOR
Individual feminina
OURO: Isabela Abreu
PRATA: Bianca Cavalcanti
BRONZE: Stephany Saraiva
Individual masculino
PRATA: Victor Aguiar
BRONZE: Matheus Nobre
Equipe masculina
OURO: Felipe Nascimento, Matheus Nobre e Victor Aguiar
Equipe feminina
OURO: Bianca Cavalcanti, Isabela Abreu e Stephany Saraiva
Revezamento feminino
PRATA: Bianca Cavalcanti e Marcela Mello
Revezamento masculino
OURO: Danilo Fagundes e Gabriel Sasaqui
Revezamento misto
PRATA: Felipe Nascimento e Priscila Oliveira
JÚNIOR
Individual feminina
BRONZE: Marcela Mello
Individual masculino
PRATA: Matheus Nobre
Equipe masculina
OURO: Matheus Nobre, Nicholas Medeiros e Rômulo Bandeira
Equipe feminina
OURO: Ana Clara Bezerra, Marcela Mello e Maria Eduarda Costa
Revezamento feminino
OURO: Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa
Revezamento masculino
OURO: Matheus Nobre e Nicholas Medeiros
SUB-19
Individual feminina
PRATA: Marcela Mello
Individual masculina
BRONZE: Nicholas Medeiros
Revezamento misto
OURO: Marcela Mello e Nicholas Medeiros
SUB-17
Individual feminina
OURO: Ana Clara Bezerra
PRATA: Maria Eduarda Costa
Individual masculina
OURO: Rômulo Bandeira
PRATA: João Victor Acioly
Revezamento misto
OURO: Maria Eduarda Costa e João Victor Acioly
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados