» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques receberá Título de Cidadã do Recife

23/03/2011 18h53
CBPM

Projeto de homenagem à pentatleta foi aprovado pela Câmara Municipal da capital pernambucana

Após oito anos de conquistas pelo Pentatlo Moderno, a pernambucana Yane Marques vai ter mais um título para guardar em sua recheada sala de troféus. Desta vez, não precisou obter boas marcas na Esgrima, na Natação, no Hipismo e no evento combinado de Tiro Esportivo e Corrida. Bastava a maioria dos 37 parlamentares da Câmara Municipal de Recife aprovar o Projeto de Lei da vereadora Aline Mariano (PSDB) de concessão do Título de Cidadã Recifense à pentatleta. E isso aconteceu no último 21 de março.

A partir de agora, Yane se junta a uma seleta lista merecedora do título dado pelos vereadores de Recife. Mesmo tendo nascido no município de Afogados da Ingazeira, a 380 km da capital pernambucana, os parlamentares recifenses levaram em conta a importância da pentatleta para o esporte nacional e a relação que tem com a “Veneza brasileira” para aprovar o Projeto de Lei nº 27/2010.

A pernambucana, que treina no Centro que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém em Recife, o Salesiano/Powerade, tem uma ligação com a cidade que vem de muito tempo.

“A atleta deu seus primeiros passes na vida esportiva em nossa cidade. Com 12 anos de idade, já competia em provas de Natação por um clube de Recife. Até hoje, com todo seu êxito na vida profissional, honra com bravura nosso estado e o nosso país em todo o mundo”, comemora a vereadora Mariano.

Yane é o principal nome do Pentatlo Moderno no país. Atualmente, ocupa a sétima colocação no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e foi a oitava colocada na última etapa da Copa do Mundo de 2011, realizada em fevereiro nos Estados Unidos. Já classificada para o Pan de Guadalajara, que vai ser disputado em outubro no México, vai tentar repetir o resultado alcançado há quatro anos nos Jogos do Rio, em 2007, quando subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando a medalha de ouro.

A coleção de títulos da pernambucana também está repleta de homenagens dos mais variados setores da sociedade: Medalhas Ordem do Mérito dos Guararapes e Pernambucana do Mérito Bombeiro-Militar; do clube onde começou a nadar aos 12 anos, o Náutico Capibaribe, Medalha do Mérito Alvirubro; da terra natal, Afogados da Ingazeira, a comenda Expressão Centenária na área esportiva e homenagem do governo municipal e do povo.

“A Yane tem muito do que o povo recifense admira. Garra, determinação e disciplina. Não poderíamos deixar de homenagear alguém que é referência para nossas crianças e jovens”, declara a parlamentar do Recife.

A cerimônia de entrega do Título de Cidadã Recifense à Yane ainda vai ser marcada pela Câmara Municipal.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro