» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques é o Brasil na final da Copa do Mundo

06/07/2011 07h14
CBPM

Pernambucana chegou à grande decisão da competição em quarto lugar geral. Hipismo e combinado usarão instalações da modalidade para as Olimpíadas de 2012, na Inglaterra

Passando por uma ótima temporada, a brasileira Yane Marques participará, no próximo domingo, 10 de julho, da finalíssima da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2011, na Inglaterra. Junto da pernambucana, outras 35 atletas de 17 países vão passar pela esgrima e natação no centro esportivo Crystal Palace, que será a base de treinamento da delegação brasileira nas Olimpíadas de 2012, e pelo hipismo e o evento combinado de tiro e corrida no Greenwich Park, parque real da capital inglesa que receberá as provas da modalidade nos Jogos de Londres. A pentatleta chegou à decisão do torneio em quarto lugar geral depois de participar de todas as quatro etapas.

A final da Copa acontecerá uma semana depois de a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgar o último ranking mundial da modalidade. Fazendo novamente história no esporte, Yane assumiu o inédito quarto lugar. Inegavelmente o maior nome brasileiro da modalidade, a atleta de 27 anos faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano-Powerade-PE, e integra a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ).

“Yane é uma atleta talentosa, disciplinada e extremamente dedicada, o que por si só é uma satisfação para qualquer treinador. O trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por diversos instrutores, além de fisioterapeutas, bioquímicos, nutricionista, psicólogo e biomecânico é fundamental para realçar ainda mais as qualidades de uma atleta de altíssimo nível como ela”, destaca Alexandre França, técnico da seleção brasileira militar de Pentatlo Moderno.

O caminho até a final na capital inglesa começou em fevereiro, quando a atleta participou da primeira etapa na cidade californiana de Palm Springs, nos Estados Unidos. Começando o ano com o pé direito, ficou em oitavo lugar. Um mês e meio depois, a brasileira estava na Europa para mais um novo desafio da Copa do Mundo, desta vez na Itália. Na ilha de Sardenha, ficou em 17º geral.

Num intervalo de 20 dias, passou pelas duas etapas restantes. A primeira em Budapeste, na Hungria, onde conseguiu o excelente quinto lugar, e a segunda em Chengdu (China), encerrando o último ‘tour’ da Copa deste ano em sétimo.

“De todas as quatro etapas, a de Sardenha foi a que Yane mais enfrentou dificuldades, já que ainda não estava totalmente recuperada de uma lesão na panturrilha”, revela França.

Com a disputa na Inglaterra, esta será a terceira final de Copa do Mundo que a brasileira esteve presente em sua carreira esportiva. Na primeira delas, em 2008, em Portugal, ficou em 17º. Um ano depois, fez uma excelente participação no Rio de Janeiro, conquistando a medalha de prata. Na ocasião, ficou atrás somente da russa Donata Rimsaite, atual segunda colocada no ranking mundial.

Assim que voltar de Londres, Yane vai participar dos Jogos Mundiais Militares, na capital fluminense. Em setembro, estará no Campeonato Mundial da categoria, em Moscou, e um mês depois, vai representar o Brasil novamente, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro