» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

William Muinhos quase quebra recorde de tiro

20/03/2015 15h01
CBPM

Brasileiro chegou a ser anunciado como dono da nova marca na prova, mas momentos depois, o alemão Marvin Dogue ultrapassou seu feito na Copa do Mundo do Egito

A qualificação masculina da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, nesta sexta, 20, no Cairo, Egito, reservou muitas emoções aos brasileiros. Com quatro nomes na disputa, o Brasil foi atrás de colocar seus representantes entre os 36 finalistas do torneio e por pouco não fez história com William Muinhos. É que o carioca de apenas 21 anos chegou a quebrar o recorde mundial de série de tiro da modalidade olímpica.

Em uma das séries do evento combinado de tiro a laser e corrida, o pentatleta cravou a marca de cinco acertos no alvo em apenas 7,01s. Até então, ele estava quebrando o recorde mundial da prova de 7,26s, que o mexicano Ricardo Vera mantinha desde a segunda etapa da Copa do Mundo do ano passado, disputada no mesmo local.

William chegou a ser anunciado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) como o dono do novo recorde mundial. Mas instantes depois, o alemão Marvin Dogue rebaixou essa marca ainda mais. Ele fez os cinco acertos em uma das séries da prova em 5,9s, assumindo o novo recorde.

Foi por pouco também que William não conseguiu se classificar para a Final masculina do torneio, no domingo, 22. Com um total de 86 competidores de 27 países, o carioca ficou em 46º na classificação geral com 1.097 pontos. Os outros brasileiros na disputa foram Felipe Nascimento, que ficou em 62º com 1.070 pontos; Danilo Fagundes, 67º (1.060), e Enrico Ortolani, 84º (906).

Todos os competidores da qualificação desta sexta foram divididos em três grupos. Danilo ficou no A, William no B e Enrico e Felipe no C. Eles passaram pelas provas de esgrima, natação e o evento combinado no Estádio Internacional do Cairo. O hipismo ficou de fora porque só é disputado nas finais dos eventos do Pentatlo Moderno.

Na esgrima, William teve 14 vitórias, que valeram 202 pontos. Danilo e Felipe ganharam 10 duelos com a espada e o primeiro somou 178 pontos e o segundo 170. Enrico venceu três lutas (114).

Na natação, Felipe completou os 200 metros estilo livre em 2min10s, faturando 310 pontos. Enrico bateu 2min11s86 (305), William 2min11s91 (305) e Danilo 2min12s (304).

No combinado, Felipe e William fizeram as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 11min50, o que rendeu 590 pontos para cada um. Danilo cruzou a linha de chegada 12min02s após a largada (578) e Enrico 13min33s (487).

Yane entra em ação neste sábado

Com as duas qualificações da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito realizadas, agora vão começar as finais do torneio, que serão realizadas neste fim de semana. A primeira delas, neste sábado, 21, vai reunir as 36 melhores competidoras classificadas no evento feminino de estreia da competição, na quinta, 19. A brasileira Yane Marques está entre elas.

Na qualificação feminina, Yane ficou em 24º na classificação geral, que contou com 77 pentatletas de 25 países. Neste sábado, ela estará ao lado de nomes de outros 19 países, dentre duas canadenses, uma guatemalteca, duas mexicanas, e duas norte-americanas. Os países que mais terão representantes são Polônia e Rússia, com quatro nomes cada, e Lituânia, três.

Na Final deste sábado, além da brasileira Yane Marques, que é a primeira latinoamericana medalhista olímpica do Pentatlo Moderno, graças ao bronze conquistado em Londres 2012, estarão presentes a vice-campeã da primeira etapa da Copa deste ano, realizada há um mês nos Estados Unidos, a norte-americana Margaux Isaksen; as polonesas Oktawia Nowacka, atual campeã da Final da Copa, e Anna Maliszewska, bronze no último Mundial Júnior; e a australiana Chloe Esposito, que volta a competir no circuito internacional da modalidade depois de um ano e meio afastada.

Além delas, estarão na disputa a lituana Laura Asadauskaite, ouro em Londres 2012; a letã Elena Rublevska, prata em Atenas 2004; a italiana Gloria Tocchi, bronze nas 2ª e 4ª etapas da Copa do Mundo do ano passado; a russa Ekaterina Khuraskina, vice-campeã da Final da Copa de 2013; da Alemã Annika Schleu, prata na última Copa Kremlin; das francesas Elodie Clouvel, bronze na Final da Copa de 2011, e Francesca Summers, prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014; e da bielorrussa Anastasyia Prokopenko, campeã da Final da Copa de 2012.

Dentre os brasileiros que estão no Egito para a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, Danilo, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. William e Felipe também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos eles recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa Lellys e Priscila Oliveira, que estiveram na disputa de quinta, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio feminino ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO EGITO

Quinta-feira (19 de março): Qualificação Feminina
Sexta-feira (20 de março): Qualificação Masculina
Sábado (21 de março): Final Feminina
Domingo (22 de março): Final Masculina
Segunda-feira (23 de março): Revezamento Misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro