» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

William Muinhos é o 30º no Mundial Júnior

25/05/2014 13h19
CBPM


Participando pela segunda vez consecutiva da grande decisão do torneio, a terceira em sua carreira, brasileiro iguala resultado do ano passado

Um dia depois da Final Feminina, o Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno realizou, neste domingo, 25, a grande decisão entre os homens. Na cidade de Drzonków, na Polônia, 36 pentatletas de 17 países passaram pelas provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro a laser e corrida da modalidade olímpica. O brasileiro William Muinhos foi o 30º com 1.285 pontos.

O carioca de 20 anos foi o melhor do continente americano na disputa, que ainda contou com os mexicanos Jorge Abraham Camacho, 31º com 1.262 pontos, e Jhonnatan Ortega, 33º (1.084). A Rússia colocou dois competidores no pódio: Egor Puchkarevskiv, ouro (1.455), e Oleg Naumov, bronze (1.435). A prata foi para o sul-coreano Woongtae Jun (1.452).

Esta é a terceira vez que William participa da Final do Mundial Júnior, a segunda consecutiva em sua carreira. Ele igualou o resultado do ano passado, quando também ficou em 30º. No torneio, o pentatleta é responsável por feitos inéditos para o Brasil. Em 2011, ao avançar para a Final do Mundial Júnior daquele ano, na Argentina, ele se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma final masculina de um mundial da modalidade. No ano passado, ao lado de Felipe Nascimento, fez com que o país tivesse pela primeira vez dois nomes na final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno. Na ocasião, ele quebrou o recorde mundial júnior de série de tiro a laser. A marca ainda é dele.

Neste domingo, William começou o dia em 33º após vencer 12 duelos com a espada na esgrima e conquistar 172 pontos. Na natação, fez o 34º tempo nos 200 metros estilo livre, 2min14s50 (298). No hipismo, teve a 13ª melhor apresentação (287). E no evento combinado, terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo na 31ª marca, 12min52s82 (528).

Na Final Feminina, disputada neste sábado, 24, a húngara Zsofia Foldaziu conquistou o bicampeonato Mundial Júnior com 1.318 pontos. A prata foi para a lituana Ieva Serapinaite (1.308) e o bronze para a polonesa Anna Maliszewska (1.295).

Nesta segunda, 26, o Mundial Júnior da Polônia será encerrado com o revezamento misto. O Brasil será representado por Stephany Saraiva e Felipe Nascimento.

Todos os brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. William e Bianca Cavalcanti, que participou da disputa feminina, ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

SAIBA MAIS

Mundial Jovem reúne 182 pentatletas na Hungria
Brasileiros são Top 15 do ranking mundial Júnior
Brasil conquista 5 medalhas nos Jogos Sul-Americanos
William Muinhos vira recordista mundial Júnior

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro