» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Veja os destaques do Pentatlo brasileiro em 2013

08/01/2014 08h00
CBPM

Temporada teve novo CT, convênio com o Ministério do Esporte, realização de Copa do Mundo, Yane Marques vice-campeã Mundial e carioca dono de recorde mundial

O ano de 2013 foi bem intenso para o Pentatlo Moderno brasileiro. Depois do ótimo ano olímpico de 2012 com Yane Marques conquistando o inédito bronze para o país em Londres, os brasileiros tiveram na temporada passada outras grandes conquistas dentro e fora do país. Teve recordista mundial Júnior, realização de etapa de Copa do Mundo, convênio com o Ministério do Esporte, inauguração de centro de treinamento em Santos e mais um ineditismo de Yane: o vice-campeonato Mundial.

Ao longo de todo o ano, os pentatletas brasileiros conquistaram, juntos, 33 medalhas em disputas internacionais. Somente Yane garantiu quatro, dentre elas o inédito vice-campeonato Mundial, conquistado em agosto, em Taiwan. A pernambucana ainda assegurou o bronze na primeira etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, nos Estados Unidos, o ouro na Copa Kremlin, em junho, na Rússia, e o bronze no Campeão dos Campeões, em outubro, no Qatar.

O ano espetacular da pentatleta fez com que ela fosse indicada pelo segundo ano consecutivo ao título de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico. Yane concorreu com a judoca Rafaela Silva e a maratonista aquática Poliana Okimoto, que venceu a disputa. A pernambucana começa 2014 no quarto lugar do ranking Mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), recebendo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o troféu de Melhor Pentatleta do país pela nona vez consecutiva.

“O ano de 2013 representou uma importante evolução do Pentatlo Moderno brasileiro. Os apoios do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte foram intensificados, trazendo mais motivação para os atletas. Os recursos da Lei Piva foram incrementados e com isso foi possível aumentar os investimentos na formação de atletas”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Além de Yane, outra brasileira brilhou no ranking mundial do Pentatlo Moderno ao longo de 2013. A também pernambucana Priscila Oliveira chegou a figurar no TOP 20 da modalidade, sendo a 18ª melhor do mundo. A pentatleta também se destacou com os vices-campeonatos Pan-Americano, em julho, na República Dominicana, e Sul-Americano, em novembro, no Chile, e ainda com o tricampeonato Brasileiro, em setembro, no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, no masculino, Danilo Fagundes se manteve ao longo de todo o ano como o primeiro lugar do ranking nacional, posição que mantém desde que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011, título que retomou em 2013. Em toda a temporada de 2013, o carioca de 25 anos participou de sete competições internacionais, conquistando o vice-campeonato Pan-Americano.

“O ano transcorreu marcado por expressivos resultados de atletas brasileiros no cenário internacional. Além do inédito vice-campeonato Mundial de Yane, outros atletas alcançaram resultados inéditos em suas trajetórias esportivas”, frisa Helio.

Mas não foi só na categoria Sênior que o Brasil se destacou nas arenas do Pentatlo Moderno mundo afora. Na categoria Jovem (para pentatletas de 17 e 18 anos), a pernambucana Brenna Lima chegou ao ótimo TOP 15 do ranking mundial. Já na categoria Júnior (19 a 21), o carioca William Muinhos chegou ao TOP 20, ao figurar no 18º lugar.

William ainda surpreendeu na temporada ao se tornar dono do recorde mundial Júnior de série de tiro a laser, façanha conquistada no Mundial Júnior, em julho, na Hungria. Na ocasião, o pentatleta de 20 anos fez os cinco disparos da primeira volta do evento combinado de tiro e corrida em apenas 8s, sem errar nenhum disparo.

O carioca ainda foi responsável por outro ineditismo brasileiro, alcançado também no Mundial Júnior da Hungria. O pentatleta que já havia se tornado o primeiro brasileiro a disputar a final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno, no Mundial Júnior de 2011, na Argentina, em 2013, ao lado do pernambucano Felipe Nascimento, fez com que o país tivesse pela primeira vez dois representantes em uma final masculina de um Mundial.

E por falar no Felipe Nascimento, o pentatleta teve um dos maiores crescimentos no Pentatlo Moderno ao longo de 2013. O pernambucano participou de seis competições internacionais, muitas delas enfrentando atletas mais experientes da categoria Sênior. A temporada dele foi coroada com o ouro no revezamento misto do Pan-Americano, ao lado da conterrânea Brenna Lima, o bronze Júnior no torneio e com o vice-campeonato Sul-Americano Júnior.

“O aprimoramento de atletas mais jovens ficou registrado no ano de 2013 com o recorde mundial no tiro a laser conquistado pelo William. Este resultado, sem dúvida, incentivará o atleta e seus companheiros a aprimorar ainda mais os treinamentos em busca de resultados semelhantes nas outras modalidades do Pentatlo. Agora, no primeiro semestre de 2014, vamos concentrar esforços para que os atletas mais jovens conquistem as vagas destinadas à modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude”, reforça Helio.

Investimento na base

O ano de 2013 do Pentatlo Moderno brasileiro também foi marcado por um importante investimento do governo federal. A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) assinou um convênio de R$ 7,8 milhões com o Ministério do Esporte para aplicação, ao longo de dois anos, no PentaJovem-RJ, projeto de revelação e formação de novos pentatletas.

A contar do mês de agosto do ano passado, os recursos já estão sendo usados para beneficiar diretamente o dia-a-dia dos pentatletas com a compra de material novo para os cinco esportes (esgrima, natação, hipismo, tiro a laser e corrida); contratação de equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, técnicos e outros; alimentação em dias de treinamento em horário integral; e participação em competições internacionais de diversas categorias com o custeio de passagens e hospedagem.

Um dos objetivos do convênio é que em dois anos o PentaJovem-RJ consiga mais do que dobrar o número de atendidos de então, que girava em torno de 35, para 100. Em apenas três meses, esse número já beirava os 75, indicando que o limite de 100 beneficiados estabelecido pelo convênio será facilmente alcançado agora no início de 2014.

O ministro do Esporte Aldo Rebelo chegou a visitar o centro de treinamento da Confederação no Rio, localizado no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da cidade, para falar do investimento no Pentatlo Moderno brasileiro. Na ocasião, ele aproveitou para entregar o certificado simbólico de inclusão da pentatleta Yane Marques na Bolsa Atleta Pódio.

Por falar no programa, além da Yane, muitos outros pentatletas também se beneficiam com a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Com o aumento significativo do número de praticantes do Pentatlo Moderno no Brasil ao longo de 2013 e a constante participação deles em pódios internacionais de diversas categorias, o programa do governo federal se tornou um relevante incentivador para eles. O ano terminou com cerca de 30 pentatletas habilitados na Bolsa Atleta.

“Tivemos a grata surpresa de ter os nossos esforços reconhecidos pelo Ministério do Esporte, quando celebramos o convênio para incrementar as atividades do centro de treinamento de Deodoro, uma ação estratégica para acelerar a formação de pentatletas por meio do PentaJovem”, o presidente da CBPM comemora.

Enquanto o centro de treinamento do Pentatlo Moderno no Rio ganhava um incremento financeiro para seu desenvolvimento, outro CT da modalidade era inaugurado no Brasil. Santos, no litoral paulista, abriu mais um espaço para a prática do esporte olímpico no país, o segundo somente no Estado de São Paulo.

As atividades por lá estão sendo iniciadas com a implantação do PentaJovem na cidade e acontecem no Centro Esportivo da Zona Noroeste. Os primeiros treinamentos estão direcionados para a natação e a corrida e são voltados para jovens de 8 a 18 anos.

CTs do RJ, SP e PE se destacam

Se Santos inicia as atividades do Pentatlo Moderno, o Rio de Janeiro já se consolidou como um centro de excelência da modalidade não só no país como no mundo. Em 2013, pelo segundo ano consecutivo, a cidade sediou a segunda etapa da Copa do Mundo. Ao longo de cinco dias do mês de março, a capital fluminense recebeu 135 pentatletas de 26 países, dentre eles os atuais campeões olímpicos, a lituana Laura Asadauskaite e o tcheco David Svoboda.

No Rio, pentatletas dos cinco continentes passaram pelo novo sistema do evento combinado implantado na modalidade a partir de 2013. Desde as primeiras competições do ano, os competidores passaram a ter que encarar quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro na prova, totalizando 3.200 metros de percurso e 20 acertos no alvo. Antes, eram três séries de 1.000 metros com 5 acertos em cada uma delas (3.000m e 15 tiros, no total).

“Logo no início do ano, tivemos o desafio de organizar uma etapa da Copa do Mundo no Complexo Esportivo de Deodoro, repetindo o sucesso ocorrido em 2012 quando o Ministério, o COB e o Exército Brasileiro juntaram-se à CBPM para realizar um evento esportivo de alta qualidade”, relembra Helio.

Outros dois centros de treinamento do Pentatlo Moderno no Brasil também se destacaram em 2013. O primeiro inaugurado em São Paulo, localizado em Indaiatuba, bateu o recorde de atletas no Campeonato Brasileiro. Dentre os cerca de 100 competidores presentes no evento na capital fluminense, mais de 30 eram do CT de Indaiatuba. O estado foi o terceiro no quadro geral de medalhas da competição, com 8 pódios conquistados, garantindo três pratas e cinco bronzes.

Pernambuco também consolidou sua importância no cenário nacional do Pentatlo Moderno na temporada passada. Importante celeiro de formação de pentatletas no país, os atletas do estado tiveram um grande desempenho no Sul-Americano do Chile. Das 15 conquistas que fizeram do Brasil o segundo lugar do quadro-geral de medalhas do torneio – perdendo apenas para os donos da casa chilenos -, oito tiveram a participação de atletas do CT da Confederação no estado nordestino.

“Com a consolidação do centro de treinamento de Indaiatuba e o início das atividades do CT de Santos, o Pentatlo Moderno ampliou significativamente as oportunidades de preparação de novos atletas no Estado de São Paulo”, avalia Helio.

Aperfeiçoamento de esgrima

A temporada de 2013 para os pentatletas brasileiros também foi marcada por importantes aperfeiçoamentos no exterior. Ao longo do ano, foram três clínicas de esgrima realizadas fora do país. A primeira delas em janeiro, na França, quando a Confederação enviou oito pentatletas e sete treinadores para 20 dias de treinos com Daniel Levavasseur, mestre D’Armas francês ganhador de 14 medalhas olímpicas como técnico.

Em julho, os cariocas William Muinhos e Lucas Santos voltaram a treinar com Levavasseur, desta vez na Espanha. Em outubro, foi a vez dos pentatletas Larissa Lellys, Luis Magno, Priscila Oliveira e Yane Marques e do Mestre D’Armas Thales Metre viajarem para a França para fazer um aperfeiçoamento de 10 dias com o francês Sebastien dos Santos.

2013 ainda foi o ano em que uma proposta brasileira apresentada e aprovada no Congresso da UIPM de 2012 foi colocada em prática. A implantação do Triatlo Moderno de praia como uma modalidade oficial do Pentatlo Moderno se tornou realidade com a realização do Mundial de Triatlo Moderno, contando com quase 140 atletas de 25 países em outubro, no Chipre. Da proposição do projeto até sua realização passou um rápido intervalo de menos de um ano.


VEJA TAMBÉM

Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação
William Muinhos vira recordista mundial Júnior
CBPM completa 12 anos e celebra conquistas do PentaJovem
Yane Marques recebe certificado da Bolsa Pódio

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro