» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Última etapa da Copa do Mundo 2011 chega à China

24/05/2011 07h57
CBPM

Competição começa nesta quinta, 26, e vai até domingo em Chengdu, na província de Sichuan

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2011 está provando que o Brasil definitivamente já conquistou seu espaço em competições internacionais da modalidade. A partir desta quinta-feira, 26, o país estará novamente representado em uma etapa do torneio, a quarta e última do ano, que acontece em Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan. A responsável por tal promoção brasileira no exterior é o principal nome do esporte nacionalmente, Yane Marques.

A pernambucana não só mostrou potencial para estar nas quatro etapas da Copa do Mundo, como poderá chegar a todas as finais do torneio neste ano, dependendo de seu desempenho no país asiático. Na etapa passada, que aconteceu no início do mês em Budapeste, na Hungria, a pentatleta obteve seu melhor resultado em uma etapa da competição. Terminou em 5º lugar numa disputa que começou com 72 atletas de todo o mundo.

Na China, a pentatleta que faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integra, como sargento, a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ), encara a semifinal feminina no primeiro dia de competições e, caso fique entre as 36 primeiras, enfrenta a final no sábado, 28.

Assim como pentatletas do mundo inteiro, vai passar pelas provas de natação, esgrima, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida no famoso Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. O estádio foi o primeiro no mundo construído exclusivamente para competições da modalidade. Ele foi inaugurado há menos de um ano para o Campeonato Mundial da categoria, realizado em setembro passado.

“As instalações de Chengdu são imbatíveis no mundo do Pentatlo, principalmente por reunir com uma qualidade única todas as cinco provas em uma mesma área”, enfatiza Alexandre França, técnico de Yane Marques.

Quatro dias na Europa

Para chegar até a cidade sede desta etapa da Copa do Mundo, a brasileira fez um camp training de quatro dias na Itália. A estadia no Centro Olímpico do país europeu foi para reduzir aos poucos os efeitos das condições geográficas da China: temperaturas mais baixas e fuso-horário de 11 horas em relação ao Brasil. Ao mesmo tempo em que fez uma escala na Europa para se habituar ao ambiente chinês, manteve o ritmo de treinamento.

“Na China, a Yane vai se deparar com um elevado nível na esgrima e no evento combinado, que não para de subir. A cada competição, se manter entre as melhores é uma tarefa cada vez mais difícil”, revela França.

E é exatamente por ser uma atleta de ponta que a pernambucana figura entre as melhores. No ranking mundial, ocupa a sexta colocação, e na classificação-geral para a final da Copa do Mundo, no início de julho na Inglaterra, ate o momento é dona da quarta melhor pontuação.

Na grande final da competição na capital inglesa vão estar somente as 36 pentatletas mais bem colocadas, levando em consideração todas as quatro etapas do torneio. Com o quarto lugar de hoje, a frente de Yane estão apenas três europeias: a atual campeã Olímpica e número um do mundo, a alemã Lena Schoneborn, a vice-campeã da primeira etapa da Copa deste ano, realizada em fevereiro nos Estados Unidos, a britânica Mhairi Spence, e a campeã mundial de 2010, a polonesa Sylvia Czwojdzinska.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro