» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM realiza último evento-teste do novo formato do Pentatlo para os Jogos Olímpicos

Ideia é que as disputas do esporte nas Olimpíadas durem no máximo 1h30 a partir de Paris 2024

27/04/2021 22h03
Odenir Fonseca

Último evento-teste do novo formato aconteceu em Budapeste, na Hungria

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fez, neste fim de semana, o terceiro e último evento-teste do novo formato da modalidade para os Jogos Olímpicos. O evento reuniu 55 pentatletas de 11 países em Budapeste, na Hungria.

A ideia do novo formato é reduzir drasticamente o tempo das provas, indo das atuais mais cinco horas para 1h30, no máximo. A sugestão é que o novo modelo mais dinâmico seja implementado a partir de Paris 2024.

Atualmente, a disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos acontece em três dias. O primeiro deles é destinado à esgrima tradicional, com 36 pentatletas se enfrentando entre si, tanto entre os homens quanto entre as mulheres.

No segundo e terceiro dias acontecem, nessa ordem, a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run (tiro a laser e corrida), com um dia para cada gênero.

Pelo novo formato, os eventos serão divididos em semifinais e finais. No evento-teste de Budapeste, as semifinais aconteceram em dias separados, dividindo cada gênero em dois grupos, com no máximo 17 pentatletas em cada um deles. Diferentemente das outras semifinais do Pentatlo Moderno, desta vez houve a disputa do hipismo.

Já nas finais, foram testadas provas com 12 e 18 competidores. Tanto nas semifinais, quanto no evento decisivo, a disputa começou pelo hipismo, seguida da esgrima bônus, natação e laser-run.

“Testamos de maneiras diferentes para que agora tenhamos muito mais experiência”, destaca o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann. “Foi muito mais do que pensávamos que poderíamos alcançar.

Os resultados observados em Budapeste serão discutidos em uma próxima reunião da força-tarefa criada para analisar o novo formato. A ideia é que ele seja implementado a partir do ano que vem.

“É importante ter feedback dos atletas, técnicos e treinadores. Vamos estudar esses documentos e depois teremos que fazer algumas alterações, ou não – é o que descobriremos nos próximos dias. Mas gostaria de sublinhar que todo o feedback até agora de atletas, técnicos e treinadores das 11 nações que competiram foi quase 100% positivo”, comemorou Klaus.

De volta à Hungria

As provas do evento-teste na Hungria aconteceram nas mesmas arenas onde foi disputada a primeira etapa da Copa do Mundo, no final de março. Os pentatletas voltaram à Universidade do Serviço Público de Ludovika para a nova disputa.

Na prova feminina do evento-teste, o primeiro lugar foi conquistado pela italiana Alice Rinaudo, que somou 1.341 pontos. O segundo e terceiro lugares ficaram com as húngaras Rita Erdõs, com 1.336 pontos, e Kamilla Réti, com 1.328 pontos, respectivamente.

“Gostei da competição e gosto deste novo formato. Tenho que gerir melhor o tempo, mas pode funcionar muito bem e gosto desta sequência”, avalia Rinaudo.

Já a disputa entre os homens teve o francês Pierre Dejardin, com 1.325 pontos, em primeiro lugar; o italiano Giuseppe Mattia Parisi, com 1.320 pontos, em segundo; e o húngaro Mihály Koleszár (1.317) em terceiro.

“Atirar depois de nadar realmente não é fácil, mas traz um pouco a mais porque é mais difícil, então você tem que focar muito mais no tiro do que antes. Começamos quase sem aquecimento, então precisamos administrar tudo. Mas é interessante! Mentalmente, é uma hora e meia de pressão intensa”, observa Dejardin.

Os outros dois eventos-testes realizados pela UIPM sobre o novo formato do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos aconteceram em setembro do ano passado. O primeiro deles foi realizado também em Budapeste e o segundo no Cairo, no Egito.

Uma história de inovações

Em mais de 100 anos de Jogos Olímpicos, desde a estreia em Estocolmo 1912, o Pentatlo Moderno teve uma série de mudanças no formato de sua disputa. Inicialmente, as provas aconteciam ao longo de cinco dias e reunia apenas homens.

Em Atlanta 1996, a disputa passou para um dia. Somente em Sidney 2000 as mulheres tiveram vez na modalidade em uma Olimpíada.

Em Londres 2012, o Pentatlo Moderno estreou o laser-run. Em Rio 2016, houve a inclusão da esgrima bônus e agora em Tóquio haverá a estreia do Estádio de Pentatlo.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro