» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM divulga sistema de qualificação para Rio 2016

05/03/2015 16h52
CBPM


Modalidade manterá 72 competidores nas próximas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos de Toronto serão uma das seletivas para a competição

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de divulgar o sistema de qualificação da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O esporte novamente contará com 72 competidores – 36 homens e 36 mulheres -, que serão conhecidos através de seletivas continentais e mundiais e do ranking específico que será formado para a qualificação.

Foi mantida a cota máxima de quatro pentatletas por países (dois em cada gênero). Quatro vagas (duas femininas e duas masculinas) estão nas mãos da UIPM, que poderá distribuí-las a países que não se qualificarem e que a entidade veja como estratégicos para divulgar a modalidade. Uma semelhança com a última qualificação olímpica é a garantia de duas vagas para o país sede, uma no feminino e outra no masculino. Mas se o país, no caso o Brasil, conseguir qualificar algum nome em alguma seletiva, a respectiva vaga vai ser distribuída no ranking específico.

“O sistema classificatório para Rio 2016 é praticamente igual aos produzidos para os Jogos de 2008 e 2012. A reserva estratégica para o país sede é um estímulo importante para o desenvolvimento local do esporte, pois os atletas vão se empenhar para decidir quem representará o Brasil na competição. Além disso, tem um elemento motivador para a torcida que estará presente nas competições no Parque Olímpico de Deodoro”, explica Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

As primeiras vagas da modalidade para o torneio serão distribuídas nas seletivas continentais, com um número diferente de classificados para cada disputa. Serão 40 vagas ao todo distribuídas entre cinco continentes: duas na África, 10 na Ásia, duas na Oceania, 10 na América, e 16 na Europa.

Em relação ao último sistema de qualificação, a América conquistou mais uma vaga por gênero. Se antes, o continente tinha direito a oito vagas, agora tem 10. Elas serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá. Na ocasião, estarão assegurados em Rio 2016 os primeiros colocados dentre os países das Américas do Norte, Central e do Caribe (Norceca) e os primeiros dentre os sul-americanos, totalizando quatro classificados (dois em cada gênero) só aí. Outras seis vagas serão distribuídas aos melhores pentatletas subsequentes, sendo que cada país só pode qualificar um nome por evento.

“A UIPM monitora permanentemente o desenvolvimento do Pentatlo Moderno nos continentes. E nos últimos anos, mais países das Américas se estruturaram para oferecer a prática da modalidade aos jovens. Um exemplo marcante foi a inclusão do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, no ano passado. Com este cenário, a UIPM avaliou que os países americanos mereciam mais vagas em detrimento do continente africano onde o Pentatlo vem se desenvolvendo em ritmo mais lento”, destaca Helio, sobre a África ter direito a duas vagas em sua qualificação continental e não mais quatro como foi em Londres 2012.

A Europa continua com a hegemonia no número de vagas destinadas nas qualificações regionais. O continente manteve as 16 vagas garantidas nos últimos Jogos. Na história de mais de 100 anos do Pentatlo Moderno, os países europeus mantêm uma histórica supremacia em medalhas e títulos em Olimpíadas e em mundiais.

“Por outro lado, com o desmembramento da União Soviética, houve um natural crescimento do número de países na Europa. Mas não foi só este movimento de ampliação de nações que justifica o maior número de vagas para os europeus. Os novos países originários do antigo bloco soviético mantiveram um elevado nível técnico no Pentatlo Moderno e atletas da Lituânia, Ucrânia, Bielorrússia, Letônia, além da própria Rússia, encontram-se constantemente entre os melhores do mundo. Sendo assim, a UIPM não tem argumentos consistentes para reduzir o número de vagas para os países europeus”, avalia Helio.

Além das cinco qualificações continentais, as seletivas do Pentatlo Moderno também vão incluir a próxima Final da Copa do Mundo, em maio, na Bielorrússia – quando os campeões vão se classificar -, e os mundiais seniores deste ano e do ano que vem. Ambos vão distribuir seis vagas para os Jogos.

A última chance de se garantir em Rio 2016 será pelo ranking mundial específico que será formado levando em consideração algumas competições das atual e próxima temporadas. A princípio ele vai definir 12 classificados. A relação com os qualificados com base neste ranking será divulgada em 1º de junho do ano que vem.

Seletivas de qualificação para Rio 2016 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro